4 alimentos brancos que são ruins para a saúde
09/03/2015 Comentarios 0 314 Visualizacoes

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é praticamente impossível não consumi-los. Sim, estamos falando do açúcar refinado, a farinha refinada, sal refinado e o leite de vaca, que apesar de não ser refinado, vem apresentando cada vez mais problemas devido aos hormônios e antibióticos injetados nas vacas para aumentar a produção.

E agora você me responde: Quem é capaz de realizar refeições durante a semana sem consumir sal, açúcar, farinha e leite? Sim, estes alimentos prejudiciais a saúde são quase que obrigatórios, seja direta ou indiretamente nas receitas.

Para alertar ainda mais você leitor do Receitas Academia, confira um pouco mais sobre esses alimentos, nos detalhes a seguir.

Sal refinado

É claro que o organismo necessita de sal, segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é a ingestão de no máximo 5g por dia, mas o brasileiro tem por costume segundo pesquisas ingerir uma quantidade de 12g por dia, e boa parte provém do sal refinado.

O sal refinado é composto por cloreto de sódio (97%) e produtos químicos como iodo, absorventes de umidade entre outros que representam 3% de toda a composição. Além disto, o sal refinado não possui nutriente algum, e faz com que seu corpo sobrecarregue quanto a digestão do mesmo. Para eliminar/neutralizar o sal do corpo, o organismo tira água das células e transfere para o sistema de eliminação do corpo. Quando isso acontece, as células ficam desidratadas e correm sérios riscos de morte prematura.

Dai a importância de tomar muita água todos os dias.

Principais problemas decorrentes do sal refinado:

  • Reumatismo
  • Gota
  • Artrite
  • Pedras no rim
  • Pedras na vesícula

Farinha refinada

Quando falamos de alimentos prejudiciais a saúde, não se pode saber ao certo qual é o mais ruim, mas a farinha branca está em primeiro ou segundo lugar com certeza. Esta farinha que passa pelo processo de refinamento, faz com que durante, perca todos os nutrientes. Assim a farinha branca/refinada é inútil para o corpo e só tem males a trazer, e entre eles o principal está a diabetes.

alimentos brancos prejudiciais a saude

A melhor opção para substituir alimentos como macarrão, bolos, pães, bolachas e outros feitos com farinha branca é opções integrais, onde o índice glicêmico é muito mais baixo do que a tradicional e ainda conta com nutrientes e fibras que tornam a digestão mais fácil.

Principais problemas decorrentes da farinha refinada:

  • Prisão de ventre
  • Ganho de peso
  • Risco de desenvolver câncer de intestino
  • Retém líquidos
  • Risco de desenvolver doenças cardiovasculares
  • Aumento de colesterol
  • Aumento de insulina, correndo risco de desenvolver diabetes

Açúcar refinado

O açúcar refinado não possui nutriente algum e está diretamente ligado ao ganho de peso, obesidade e problemas como o diabetes. O açúcar refinado além de não oferecer nada de interessante para nós, a não ser uma sensação boa ao paladar, ainda é considerado um anti nutriente, pois retira vitaminas e minerais do nosso corpo para que assim possa ser digerido.

O açúcar altera completamente o organismo, principalmente os níveis de insulina, e para que tudo fique em ordem, leva algum tempo até que o corpo processe completamente o açúcar ingerido.

Principais problemas decorrentes da açúcar refinado:

  • Está ligado diretamente a obesidade
  • Afeta praticamente todos o organismo e seus órgãos
  • Causa cáries e outros problemas dentários
  • E é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de diabetes

Opte por adoçar com mel, ou um açúcar menos industrializado como o mascavo.

Leite tradicional

(Líquido e de vaca, não o em pó)

O leite é fundamental para nós, principalmente para mulheres por que estão mais propensas a desenvolver doenças como a osteoporose, mas a cada dia que passa, o leite tradicional está sendo mais prejudicial do que benéfico para a nossa saúde. É certo que ele contém proteínas, cálcio e ferro, mas as pessoas vem apresentando cada vez mais intolerância a lactose por conta de que os produtores rurais estão injetando hormônios para a vitalidade das vacas, mas que podem causar infecções nas mesmas e assim essas infecções serem transferidas para o leite.

Mesmo com o uso de antibióticos para conter essas infecções, o que pode ser bom para o animal, acaba se tornando prejudicial para nós. Sem contar que após a ordenha, grandes empresas estão “batizando” o leite com outros produtos, como foram os casos que ocorreram em 2014, onde encontraram até cal como substância nos leites de caixinha.

Você pode fazer a substituição do leite tradicional por uma versão vegetal, como o leite de soja.

Principais problemas decorrentes do leite:

  • Gases
  • Anemias
  • Inchaços
  • Alergias
  • Enxaquecas
  • Desenvolvimento de câncer de próstata e ovários
  • Má digestão

Esses são apenas alguns dos alimentos que mais tem prejudicado o homem nos últimos tempos, mas é sempre bom estar atento a todas as novidades do mercado.

Gostou das informações? Deixe seus comentários e compartilhe para ajudar o site crescer.

Confira também:

Receita de donuts proteico
Viver sem comer açúcar é possível?

Anterior Bolo de cenoura proteico com Whey Protein
Proximo Omelete de Batata Doce Gracyanne Barbosa

Sobre o autor

Wes
Wes 512 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é Iso 100 Whey Protein Isolado?

Hoje estaremos falando um pouco sobre o Iso 100 Whey Protein Isolado da Dymatize Nutrition, que é um dos mais poderosos suplementos usados na recuperação muscular dos últimos tempos. O… Leia mais

O que causa barriga de chopp/cerveja?

A expressão barriga de cerveja, ou barriga de chopp é bem comum para quem possui aquela barriga saliente, principalmente entre os homens, mas será que esses derivados da cevada são… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

O que é o BCAA Time Release

Antes de aprendermos um pouco sobre o BCAA Time Release, esteja consciente de que o seu consumo só deverá ser feito com acompanhamento médico. O BCAA Time Release 2:1:1 é… Leia mais

O que é hipertrofia muscular?

Com a “moda” do mundo fitness, o surgimento de novos termos, dúvidas e significados são constantes, principalmente entre os “marinheiros de primeira viagem”, ou primeira malhação, como queira chamar. Um… Leia mais

O que são Ácidos Graxos e onde são encontrados?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os ácidos graxos, importantes gorduras que são essenciais para a nossa saúde, principalmente na vida de praticantes de musculação e atividades rotineiras na… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta