Aeróbico ou Musculação. Qual ajuda a emagrecer?
29/06/2017 Comentarios 0 159 Visualizacoes

Aeróbico ou Musculação. Qual ajuda a emagrecer?

Sempre que estamos em busca de emagrecer, nos deparamos com algumas dúvidas, principalmente as que estão relacionadas aos tipos de exercícios que devem ser praticados. Na academia normalmente podemos nos deparar com duas opções distintas de exercícios, os aeróbicos e os de musculação (anaeróbicos). Mas você sabe qual deles é o mais indicado para queimar aquela gordura indesejada e emagrecer?

Hoje estaremos falando um pouco mais deste assunto, tirando as principais dúvidas, explicando sobre seus benefícios e qual deles é o mais usado para emagrecer, se este é o seu objetivo final.

Aeróbico ou musculação, qual ajuda a emagrecer?

aerobico musculacao exercicios emagrecer

Definição de exercícios aeróbicos:

É considerado um exercício aeróbico aquele que usa como principal fonte de energia o oxigênio, ou seja, aqueles que mais fatigam, após alguns minutos de treino. Através do oxigênio os músculos recebem parte da energia a ser gasta para o movimento. Os exercícios trabalham um grande grupo muscular, de forma totalmente rítmica. Entre os principais tipos estão as corridas, caminhadas, natação, danças, exercícios de bike e outros.

Na academia, os exercícios aeróbicos são feitos na esteira, bicicleta ergométrica e no elíptico. Estes são os mais comuns.

Quais são os benefícios dos exercícios aeróbicos?

  • Entre os principais benefícios que os exercícios aeróbicos trazem para nós, estão o fortalecimento dos músculos do coração e dos pulmões, melhorando a respiração e o sistema cardíaco.
  • Ajudam a diminuir a pressão arterial
  • Elevam a produção de células vermelhas no sangue
  • Ajudam a tonificar seus músculos
  • Melhoram de resistência dos músculos
  • Ajudam a melhorar a circulação sanguínea de todo o organismo.
  • Além é claro de ser um dos principais responsáveis pelo emagrecimento.

Definição de exercícios de musculação:

Os exercícios de musculação também são conhecidos como treinamento de força, onde é praticado normalmente em academias com aparelhos específicos, em forma de contra resistência. Entre esses aparelhos estão as barras, pilhas de peso, halteres e até mesmo o próprio peso do corpo, que é estimulado contra a força da gravidade, onde a resistência gerada é o principal fator na hora de estimular os músculos.

As contrações musculares que podem ser feitas através desta modalidade de exercícios, são as excêntricas, isométricas e concêntricas.

Quais são os benefícios dos exercícios de musculação?

  • Os treinamentos trazem benefícios para a melhora no desempenho atlético.
  • Desenvolvimento do volume muscular, trazendo benefícios estéticos.
  • E também benefícios para a saúde, onde normalmente problemas relacionados a doenças ósseas, musculares, metabólicas, melhoria de postura, mobilidade, fortalecimentos e outros, podem ser tratados com alguns tipos de exercícios da musculação.

Então qual ajuda mais a emagrecer?

O exercício mais focado para emagrecer são os aeróbicos. Com eles, as células musculares consomem muito mais oxigênio para criar a energia necessária para tais movimentos, o que faz com que uma grande quantidade de energia (glicose e gordura) seja gasta, de forma mais rápida que em outros exercícios musculares.

Os exercícios aeróbicos são de menor intensidade, mas de maior duração. Neste período será exigido mais energia, e mais tempo para produzir e quebrar as ATP, moléculas de armazenagem de energia de nosso organismo. A glicose, principal delas, é transformada em ácido pirúvico que entra na estrutura da célula (mitocôndria), produzindo uma enzima chamada de Aacetil, que em reação com o oxigênio, é responsável por produzir até 18 vezes mais as moléculas ATP, do que em exercícios de musculação.

Mas como a glicose é essencial para o funcionamento do cérebro, sendo uma substância vital para nós, o corpo passa a utilizar as moléculas de gordura, no lugar das de glicose, queimando de diversas partes de nosso corpo aquelas gordurinhas de reserva.

A musculação engorda?

Os exercícios de musculação, como são focados no aumento da resistência, que consequentemente aumenta também a massa muscular (magra), são responsáveis por “engordar” o praticante inclusive. Isso acontece porque o peso dos músculos é maior do que o das gorduras, mais água é retida nos músculos e outros fatores que podem fazer a sua massa corpórea aumentar ao invés de diminuir. Mas isto não quer dizer que você “engordou” (de gordura) mais, você apenas está com mais massa muscular. Mais massa magra e menos massa de gordura.

Mas então uma modalidade elimina a necessidade da outra na hora de emagrecer?

Não. Apesar dos exercícios aeróbicos serem os principais responsáveis pela perca de peso, fazer musculação, de forma regulada, sem exageros, é muito importante para o ganho de resistência. Explicando de forma mais clara, exercícios aeróbicos como corridas por exemplo, exigem muito dos músculos, articulações e tendões das pernas, quadril e outros, sendo de extrema importância que eles sejam fortalecidos, para aguentar as cargas de exercícios.

Então por mais que você goste de um e odeie o outro, ambos são necessários. E frisamos mais uma vez, nada de exageros, Ok?!.

Outras dicas que ajudam a emagrecer

Para emagrecer com saúde é necessário que outras dicas sejam seguidas e não somente a pratica de exercícios, é um conjunto de atividades e rotinas que pode colocar o seu peso em dia. Como o nosso texto quer te ensinar mais sobre emagrecer, confira também algumas dicas essenciais que dever ser seguidas, juntamente com os exercícios aeróbicos.

  • Beber água: Todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber) que boa parte do nosso corpo é composto por água. O que para manter todos os órgãos em pleno funcionamento, é necessário fazer a ingestão diária de uma boa quantidade, todos os dias. Beba água, além de ajudar a emagrecer, pois faz com que normalize o sistema digestivo, também é fundamental para a saúde.
  • Se alimente corretamente: Faça uma consulta no nutricionista e saiba qual é o cardápio ideal para seu biotipo. Comer em intervalos regulares, de forma correta, pode ser a chave do sucesso para emagrecer. As dietas malucas da internet podem ser prejudiciais, o ideal é comer de tudo um pouco e sem exageros.
  • Durma cedo: Todo ser humano deve dormir ao menos 8h por dia. Nem sempre é possível, mas uma boa noite de sono ajuda inclusive a emagrecer. Dormindo é que colocamos a “casa” em ordem, além de que após 3 horas contínuas de sono, o corpo começa a produzir um hormônio chamado GH, ou hormônio do crescimento. Ele é o responsável por estruturar a massa óssea e também os músculos.
  • Evite bebidas alcoólicas: Não quer dizer cortar totalmente, antes que você entre em desespero 😛 . O consumo de bebidas alcoólicas diminui os níveis de testosterona, diminuindo o anabolismo muscular, principal responsável pela queima de gordura. Além disso as bebidas são ricas em açúcares e calorias, prejudicial para quem quer emagrecer.
  • Inclua alimentos termogênicos em sua dieta. Eles ajudam a queimar gorduras durante a digestão. Mas não faça o consumo exageradamente.

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Como substituir o ovo em receitas de maneira fácil? Eggfree
Proximo Quantos minutos caminhar para emagrecer?

Sobre o autor

Wes
Wes 495 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 0 Comentarios

Quantos minutos caminhar para emagrecer?

Todos nós sabemos que para ter uma vida mais saudável é necessário realizar atividades físicas regulares, mas o que poucos sabem é que não preciso fazer exercícios de forma exagerada,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Receita para emagrecer rapido na academia

O sonho de emagrecer rápido é algo cada vez mais comum entre a população mundial, que está cada dia mais obesa. E para poder sonhar com o corpo perfeito, muitos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Qual o melhor horário para treinar na academia?

Quem está começando a praticar exercícios físicos na academia pode ter muitas dúvidas neste começo, e entre elas está “qual o melhor horário para treinar?” pois podem pensar que essa… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta