Aprenda como substituir creme de tartaro nas receitas

O ácido tartárico, também conhecido popularmente como creme de tártaro, é um ingrediente muito comum utilizado principalmente na culinária norte americana. Ele é responsável por dar uma textura cremosa principalmente a doces e coberturas que levam claras de ovo (claras em neve). O creme de tártaro também poderá ser utilizado em combinação com bicarbonato de sódio, e incluído em massas de bolos grandes, preferencialmente em casamentos, festas de 15 anos, onde é comum ter mais de 10kg de bolo para os convidados.

creme de tartaro substituto

O creme de tártaro é proveniente de forma natural dos barris de vinho, que vão se formando através dos anos, e são moídos e transformados em um pó branco, como se fosse um bicarbonato de sódio ou fermento.

Mas no Brasil, ele não é facilmente encontrado, e por isso muitos deixam de realizar suas receitas pela falta do ingrediente. Mas hoje estaremos ensinando como substituir este creme, para que a sua receita fique tão boa quanto com o uso dele.

Como o creme de tártaro é um ácido proveniente dos barris de vinho, qualquer “ácido” culinário pode servir como substituto. Estamos falando de vinagre branco, suco de limão, ou qualquer outro que seja considerado “ácido”.

Utilize 1/4 de colher (chá) de suco de limão com vinagre por cada clara de ovo usada na receita. Por exemplo, se a receita levar 4 claras, você irá misturar aos ingredientes 1 colher (chá) desta mistura para substituir o creme de tártaro.

Confira também:

Whey Protein faz mal para a saúde?

6 comentários sobre “Aprenda como substituir creme de tartaro nas receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.