Chocolate emagrece? Estudo dizia que sim, mas era uma farsa!

Em abril deste ano a revista científica International Archives of Medicine, publicou um artigo onde pessoas que fazem o consumo de chocolate durante uma dieta, tem grandes chances de emagrecer, inclusive mais do que os que não fazem o consumo, contrariando todas as razões e folclores de que ele engorda.

Mas essa publicação foi parte de um experimento para mostrar que estudos de qualidade ruim na área científica das dietas, são facilmente replicadas por revistas, jornais e outros meios de comunicação de grande porte, sem qualquer busca de fontes conclusivas.

chocolate emagrece

A notícia e esquema falso montado pelo jornalista John Bohannon, consistia em um grupo de pessoas com 15 voluntários, um médico e um estatístico. Cada um dos voluntários recebeu a quantia de 150 euros, e foram submetidos a testes por três semanas. 3 grupos com 5 pessoas receberam diferentes dietas, onde uma recebia uma barra de chocolate com teor de cacau alto por dia. E por fim relataram que quem consumiu chocolate, emagreceu 10% mais rápido do que os outros.

Esses dados realmente foram observados pelos voluntários, mas o objetivo da farsa é que esses dados são insignificantes no mundo científico, pois o número de pessoas é muito baixo e a conclusão dos testes não pode ser confiável.

Os dados foram publicados pelo instituto inventado Institute of Diet and Health, onde foram aprovados sem qualquer questionamento pela revista IAM, sendo um sucesso a experiência do jornalista.

Chocolate ajuda a emagrecer?

Mas afinal de contas o chocolate tem alguma influência na dieta? As versões comercializadas no varejo, realmente atrapalham na dieta, pois são fontes altas de gorduras, açúcares e outros elementos que não só ajudam a engordar, como a prejudicar sua saúde. A versão mais “prejudicial” é o chocolate ao leite, onde a quantidade de cacau é muito baixa e a de açúcares muito alta.

Já versões onde as taxas de cacau são mais altas, 70% no mínimo, não trazem tantos prejuízos para o emagrecimento, são menos gostosos, porém mais saudáveis, tanto que são usados em várias receitas consideradas light e fit.

Fale com seu nutricionista, ele tem as melhores opções de sobremesa para você, onde poderá comer sem culpa.

Confira também:

Conheça 10 “substitutos” ao Whey Protein
Alimentos que são ricos em proteínas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.