Dieta durante a gestação e amamentação

Dieta durante a gestação e amamentação

A dieta durante a gestação ou amamentação é a dúvida de muitas mulheres não só no Brasil mas também no mundo todo, e por isso hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto e iniciando alguns esclarecimentos sobre estas que são fases fundamentais para o desenvolvimento saudável do seu bebê.

Dietas durante a gestação

O período da gestação/gravidez é uma época muito importante na vida de uma mulher, principalmente naquelas que sempre tiveram o sonho de ser mãe um dia. Mas o que é para ser um momento de pura alegria, acaba se tornando uma fase da vida cercada de dúvidas, descobrimentos, e insatisfação com o corpo muita das vezes. Mas de antemão já adiantamos, não se preocupe, tudo passa, logo você estará com uma linda criança nos braços, e será a hora de cuidar dela e também do seu corpo para voltar ao que era.

dieta durante gravidez e amamentacao

Uma das grandes dúvidas das mulheres durante a gravidez são as dietas. Saiba que as dietas para “emagrecer” são proibidas durante o período de gestação e amamentação, por que muitas delas são restritivas e o seu neném precisa de todos os nutrientes possíveis para ter um crescimento, tanto como feto, como após o nascimento, de forma saudável.

O acompanhamento nutricional durante a gestação é obrigatório, e acompanhado a evolução mês a mês. Saiba que será normal engordar, afinal o seu corpo sofrerá mudanças para a chegada desta nova vida, mas existem alguns alimentos e atitudes que devem ser evitados, até para não obter um ganho de massa exagerado, como não prejudicar o feto, mas isso quem irá lhe dizer é o seu médico.

A importância do acompanhamento de um nutricionista

Alguns nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento do bebê como o ácido fólico, que tem por função prevenir a má formação e esquizofrenia. E o seu médico lhe acompanhando também poderá lhe informar sobre carências de vitaminas tanto para você como para o seu bebê, e prevenir o aparecimento de problemas como a hipertensão materna, que ocorre em vários casos, a falta de cálcio e também de ferro, que tem influência direta em problemas como osteoporose e anemia profunda.

Nutrientes necessários durante a gravidez

Os principais nutrientes que as grávidas precisam são:

  • Ácido fólico – Principal componente do sistema nervoso central, fundamental para as funções cerebrais e na formação da síntese do DNA. É encontrado em verduras escuras e alguns cítricos como a laranja.
  • Ácido Pantotênico – Principal ácido na formação de anticorpos e defesas do organismo e também no desenvolvimento do metabolismo. De forma natural é encontrado no leite, ovo e no abacate.
  • Iodo – O iodo é também um dos responsáveis pela formação do sistema nervoso e ainda ajuda a regular o metabolismo tanto seu quanto do bebe. É possível encontrar iodo em alimentos como laticínios, peixes e sal com iodo.
  • Ferro – Principal nutriente da formação de glóbulos vermelhos do sangue, onde repassam oxigênio a células do crescimento, para um desenvolvimento mais saudável e também para as células de energia do corpo. É encontrado no feijão cozido, carnes magras, grão de bico e lentilha.
  • Magnésio – Regula os níveis glicêmicos do corpo e auxiliam na formação de ossos e cartilagens. É encontrado no arroz integral, castanhas e vegetais como o quiabo.
  • ManganêsEm conjunto com o cálcio e o magnésio, também tem suas funções ósseas, e na formação do pâncreas. Poderá ser encontrado também no arroz integral e em feijão preto.
  • Zinco – Auxilia na formação do sistema circulatório e de outros órgãos. Encontrasse no atum, carne de cordeiro, bovina e em algumas sementes como a de girassol.
  • Cromo – Responsável por regular o açúcar no sangue e ajudar com a síntese proteica em tecidos do embrião. Você irá encontrar em Pão integral e frango grelhado.
  • Cobre – Auxilia na formação do sistema nervoso, vasos sanguíneos, veias e artérias. Poderá ser encontrado no feijão e na lentilha.
  • Fósforo – Regula a frequência cardíaca e auxilia na coagulação sanguínea. Será encontrado no leite e também em diversas qualidades de feijão.
  • Potássio – Principal responsável pelas atividades musculares e contrações. Encontrasse na banana e na batata.
  • Cálcio – Responsável pela formação de ossos, dentes, nervos, músculos onde entre os principais está o coração. Você encontrará Cálcio em laticínios, mamão e soja.
  • Flúor – Fundamental nos primeiros meses de gestação, responsável pela formação de cartilagens e dentes. É encontrado na água e na couve.
  • Vitamina A – Uma vitamina principal no desenvolvimento dos olhos e celular, ajuda no sistema imunológico criando uma resistência a infecções, na produção de glóbulos vermelhos e no auxílio ao metabolismo. É uma das mais importantes e poderá ser encontrada na batata doce, na manga, na cenoura e no mamão.
  • Vitamina B1 – Vitamina essencial para o desenvolvimento cerebral. Encontrasse na gema do ovo, feijão e carnes vermelhas.
  • Vitamina B12 – Participa ativamente na formação do seu bebe, tanto na pele, ossos e músculos como em sistemas vitais como o nervoso. Você irá encontrar na ricota e no iogurte.
  • Vitamina B6 – Fundamental no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. No desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso. Você encontrará na banana, no peito de frango grelhado e no grão de bico.
  • Vitamina C – Responsável pela produção de colágeno e tecidos do corpo. É encontrado no tomate, brócolis, laranja e morango.
  • Vitamina D – Um dos principais responsáveis pela formação dos ossos do bebe. Você poderá tirar 30 minutos durante o dia antes das 11h e depois das 15h para tomar um “banho de sol”, e também encontrará em alimentos como o salmão, cenoura (betacaroteno) e o leite.

Dieta durante a amamentação

Outra importante fase de vida para que o seu bebe cresça forte e saudável é o período onde ele recebe o leite materno, ou seja o período de amamentação, que deve ter duração mínima de 6 meses, pois antes desde período o seu bebê não poderá ser vacinado e ele receberá além dos nutrientes, também anticorpos para que doenças sejam evitadas. A importância da amamentação é muito alta e não deverá ser feita de qualquer maneira, priorize o seu filho, depois que este período delicado passar, corra atrás dos seus “prejuízos” obtidos durante a amamentação em relação ao seu corpo.

Portanto dietas restritivas durante a amamentação estão PROIBIDAS, todos os nutrientes possíveis devem fazer parte de sua alimentação.

É claro que alimentos como refrigerantes e outros com gás, frituras, doces devem ser evitados, pois tudo o que você come reflete no seu leite e é transmitido ao seu bebê. Mães que tomam refrigerante por exemplo quando estão amamentando, fazem com que seus bebês fiquem com mais cólicas, por conta do gás.

Opte sempre por alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, são nestes primeiros meses que o seu bebe reúne forças para um crescimento saudável.

Conclusão

Dietas durante a gestação e amamentação não são indicadas, a não ser que elas foram passadas por profissionais da área nutricional. Não faça nada por conta própria. Você e o seu bebê irão agradecer futuramente.

Tem alguma dica, sugestão ou gostaria de compartilhar algo? Deixe seus comentários!

Anterior Omelete Light - Só 110 calorias
Proximo Mousse morango com calda proteico

Voce pode gostar tambem

Chocolate emagrece? Estudo dizia que sim, mas era uma farsa!

Em abril deste ano a revista científica International Archives of Medicine, publicou um artigo onde pessoas que fazem o consumo de chocolate durante uma dieta, tem grandes chances de emagrecer,

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,

O que são Ácidos Graxos e onde são encontrados?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os ácidos graxos, importantes gorduras que são essenciais para a nossa saúde, principalmente na vida de praticantes de musculação e atividades rotineiras na

Qual o melhor adoçante em uma dieta?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta

Alimentos que são ricos em proteínas

Todos nós necessitamos de proteínas todos os dias, mas quando estamos fazendo academia esta palavrinha “proteína”, está presente em nosso vocabulário e em diversas refeições por dia. Isso tudo pelo

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta