Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal
13/05/2015 Comentarios 6 1348 Visualizacoes

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é a mesma coisa, por este motivo hoje estaremos falando um pouco mais sobre as variações, quais são melhores para a nossa dieta e qual destes 3 é o mais indicado e saudável.

Saiba as diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Margarina

A margarina é um processo de emulsão com leite ou seus derivados, juntamente com óleo ou gordura vegetal. É um produto muito gorduroso, onde pode variar de 82 a 85% de gordura e 3% de teor lácteo. Esses dados são da ANVISA.

O cheiro e sabor da margarina são característicos e ela é muito usada em receitas de bolos e massas, assim como está presente em boa parte das mesas dos brasileiros principalmente na hora do café.

margarina

Antigamente quase todas margarinas eram ricas em gorduras trans, mas hoje boa parte é feita com um complemento de óleo de dendê, que elimina a necessidade de hidrogenação, onde o resultado é também a eliminação de gorduras trans, uma das mais prejudiciais para a nossa saúde.

Manteiga

A agência nacional de vigilância sanitária informa que a manteiga possui 80% de gordura, e os outros 20% são formados por açúcar do leite, água e butirina (mais um tipo de gordura).

Uma das principais composições da manteiga são as gorduras saturadas. Além disso ela é rica em calorias e colesterol. Mesmo para aqueles que praticam atividades físicas constantes ou de alguma maneira tenham um alto consumo energético, o consumo é indicado em quantidades moderadas.

A manteiga é de fácil digestão, e pode fazer parte de uma dieta saudável, mas é contra indicada no caso de pessoas com colesterol alto.

manteiga

As marcas podem ter variações nas quantidades de gorduras e também podem ser versões com ou sem sal.

Creme vegetal

Quem realiza dietas já deve ter escutado sobre o creme vegetal, agora quem nunca fez, pode ser que desconheça desta variação de “margarina”. O creme vegetal é feito somente com gorduras vegetais e o total na composição é de 42 a 68% de gorduras.

É altamente recomendada como substituto a margarinas e manteigas em uma dieta, assim como para diminuir a ingestão de gorduras durante uma receita, ou tão somente no caso do pão com “manteiga” dos cafés.

creme vegetal

Paga nós Becel 🙂

Margarina, manteiga ou creme vegetal?! Qual é mais saudável?

A margarina é feita a base de gordura vegetal e com pouca de origem animal. Contém altos teores de gordura insaturada e também possui zero ou quase nada de colesterol.

Já a manteiga possui altos teores de gordura saturada, calorias e também contém colesterol. Por isso é importante estar atento se você queima muitas calorias, ou não possui restrições médicas para o consumo de leite ou manteiga. Mas existem diferentes versões para diferentes finalidades.

O mais saudável com toda a certeza é o creme vegetal. Ele não contem gordura animal (láctea), sua base é apenas de gorduras vegetais, conta com pouca caloria, assim como gorduras saturadas e o colesterol é zero! O creme vegetal também é rico em vitaminas E e A, assim como ômega 3 e ômega 6. Suas gorduras insaturadas ajudam na prevenção de doenças do coração.

Qual o consumo ideal diário da margarina, manteiga e do creme vegetal?

  • Margarina: Uma colher (sopa rasa) por dia. Saiba se você é intolerante a lactose, ai o consumo é zero.
  • Manteiga: Também uma colher (sopa rasa) por dia desde que não tenha restrições a lactose ou problemas de colesterol.
  • Creme vegetal: Duas colheres (sopa rasa) por dia. Ou menos, vai depender da sua dieta.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários!

Anterior Mexido com carnes e legumes - Dieta Paleo
Proximo Salada de pote Dukan - Atum

Sobre o autor

Wes
Wes 511 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Aprenda como substituir creme de tartaro nas receitas

O ácido tartárico, também conhecido popularmente como creme de tártaro, é um ingrediente muito comum utilizado principalmente na culinária norte americana. Ele é responsável por dar uma textura cremosa principalmente… Leia mais

Conheça os principais benefícios do Espinafre

Não é a toa que o vegetal que dava maior força para o Popeye no desenho animado era o espinafre. Ele possui uma ótima gama de nutrientes e vitaminas como… Leia mais

Condimentos e especiarias naturais termogenicos

Quem tem algum conhecimento em termogênese ou realiza a dieta termogênica, poderá aproveitar e muito as informações que estaremos divulgando a seguir em relação a condimentos e especiarias que são… Leia mais

Dicas e recomendações para preparar seus sucos naturais

Um suco para ter uma grande e significativa contribuição positiva para o nosso organismo, deve ser preparado com frutas, é preciso que ele seja o mais natural possível. Se a… Leia mais

Qual o melhor adoçante em uma dieta?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a… Leia mais

Quantos ovos são recomendados comer por dia?

Assim que começamos a fazer e nos interessar por academia devemos nos preocupar principalmente com a nossa alimentação e posteriormente com a série de exercícios e outras atividades que exigem… Leia mais

6 Comentario

    • Wes
      maio 30, 18:47 Responda

      Obrigado pela informação Magda!

Escreva uma resposta