Idosos e saúde – Os melhores alimentos

A terceira idade, como é conhecida a fase onde nos tornamos idosos, é a que mais devemos nos preocupar com a saúde, física e mental, pois a degeneração das células, músculos e tudo que envolve o nosso corpo, se torna muito mais rápido e frágil.

É de extrema importância afastar quaisquer doenças e é nesta ordem que devemos nos preocupar muito com a alimentação, optando por alimentos leves, de fácil digestão e que sejam muito nutritivos. Já as atividades físicas deverão ser regulares, afinal o corpo tende a ficar travado, há a redução brusca de musculatura e será preciso sempre estar fortalecendo, para evitar vários problemas futuros.

Academia x terceira idade

Nesta época da vida, a prática diária de um circuito total na academia não é mais recomendada, pois exige muito do corpo. Mas desde que liberado por seu médico, a pratica de musculação com pesos mais “leves” as caminhadas na esteira, e outros exercícios aeróbicos podem separar os velhinhos ativos, dos velhinhos “travados”.

alimentos terceira idade academia

A prática de exercícios físicos é recomendada durante toda nossa vida, mas com diferentes intensidades. Na terceira idade isso ajudará em sua postura, que tende a ficar curvada, no bom funcionamento dos órgãos internos, auxílio na digestão de alimentos evitando prisões de ventre e também nas articulações que por estarem cansadas, devem ser trabalhadas com cuidado, mas sempre feito o seu uso.

Terceira idade e alimentação

Com a chegada da fase idosa de nossa vida, o consumo de água deverá ser monitorado, pois a sede diminui bastante, e por este motivo o risco de desidratação é muito alto. Mesmo sem sede é sempre bom estar tomando um pouquinho de água.

O consumo de cálcio e proteínas deverá ser adequado a idade, já que como citamos acima, a tendência é perder massa óssea e muscular muito rápido. No caso das senhoras, o cálcio é de extrema importância para evitar a tão temida osteoporose.

Chegando a terceira idade, o consumo de alimentos ricos em nutrientes e um pouco mais leves do que os habituais da fase adulta pode ajudar na digestão, mas não quer dizer que você deverá cortar tudo o que mais gosta de comer.

O que acontece de verdade na terceira idade em relação a alimentação é a perca de paladar, onde ao temperar os alimentos, o consumo de sal poderá se tornar exagerado, ou o consumo de alimentos mais doces e adoçados de maneira forte, assim trazendo alguns problemas, como os de rins ou diabetes. Se alimente da forma mais natural possível.

Melhores alimentos para idosos

  • Peixes de água fria
  • Ameixa
  • Melancia
  • Uvas
  • Tomate
  • Cereais integrais
  • Abobrinha

Os grandes vilões de nossa saúde em todas as idades são, doces, frituras e refrigerantes. Esteja sempre atento ao consumo exagerado desses alimentos.

Tem alguma dica ou sugestão? Deixe seus comentários, eles são importantes para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.