O que são Ácidos Graxos e onde são encontrados?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os ácidos graxos, importantes gorduras que são essenciais para a nossa saúde, principalmente na vida de praticantes de musculação e atividades rotineiras na academia e atletas.

Os ácidos graxos são chamados gorduras essenciais porque nosso corpo não consegue produzir esse tipo em específico, tendo assim que obter já “pronto” de outros alimentos. Em boa parte da dieta para conseguir esses ácidos, é necessário fazer o consumo de alimentos específicos, já que boa parte são retirados durante o processo de fabricação, processamento e embalagem.

acidos graxos bacalhau

Por esses motivos, achamos a necessidade de falar um pouco mais sobre este assunto.

O que são ácidos graxos?

Esses ácidos que você já deve ter escutado falar sobre, são as tais gorduras boas do nosso organismo, nas quais exercem funções únicas, dando “saúde” para nossas células. Entre as suas principais funções em nosso corpo estão:

  • A produção de energia
  • Aumento do crescimento muscular
  • Aumento do funcionamento do metabolismo
  • Transporte de oxigênio entre as células
  • No crescimento celular normal
  • Auxiliar nas funções nervosas, regulando a função hormonal

Grande parte dos praticantes de musculação, fazem o consumo específico de certos alimentos para o aumento de ácidos graxos no organismo, pela dificuldade que o corpo tem de obtê-los através dos alimentos. Neste caso, como já citamos, eles são muito importantes para o desenvolvimento dos músculos.

Pessoas que fazem o consumo de álcool, comem muito açúcar e tem o colesterol alto, podem encontrar dificuldades para obter ácidos graxos dos alimentos. Neste caso você deverá, com autorização médica, fazer o consumo de suplementação do ácido.

Obesidade x Ácidos graxos e Dietas

Segundo muitos especialistas da área de nutrição, um dos principais motivos da obesidade mundial é o consumo de gorduras ruins e a falta de gorduras boas em uma dieta regulamentada. A deficiência das “gorduras boas” está ligada a diversos problemas de saúde, incluindo diabetes, problemas celulares, cardíacos e cerebrais.

Dietas

Muitos ao realizar dietas, acham que pelo pouco consumo de calorias, e pelo fato de estarem emagrecendo, estão fazendo isso com saúde, mas estão erradas. Ao eliminar certos alimentos do seu dia a dia, a falta de gorduras boas, pode trazer sérios problemas a sua saúde. A indicação é sempre recorrer a um nutricionista e médico capacitado para preparar cardápios ricos em nutrientes e também em ácidos graxos, que além de aumentar o metabolismo, ou seja, queimar gorduras consideradas ruins, ainda ajuda com a manutenção dos órgãos do seu corpo.

Ácidos graxos x Musculação/Academia

Quem está na academia e pretende ganhar massa muscular, poderá começar a incluir em sua dieta uma porção de alimento rico em ácido graxo. Pesquisas feitas apontam que esse ácido ajudam no crescimento muscular, reduzem a quebra de tecido muscular, diminui inflamações, tornam suas articulações mais saudáveis e aceleram o tempo de recuperação das fibras musculares.

Outros benefícios dos ácidos graxos para a saúde

  • Fornecem nutrientes que auxiliam no funcionamento da mente
  • Ajudam na transmissão do impulso nervoso
  • Ajudam na saúde cardiovascular
  • Auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos

Quais os alimentos que encontramos ácidos graxos?

Em alimentos sem processos industriais, a melhor fonte são os peixes. Peixes são muito importantes para a nossa saúde, principalmente os seus óleos (Omega-3). Outra boa fonte de ácido graxo é a linhaça, portanto você deverá dar preferência para:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Óleo de peixe rico em ômega 3
  • Óleo de linhaça

Alguns destes itens você encontra em super/hiper mercados, farmácias e casas de produtos naturais.

Confira também:

Paletas mexicanas proteicas
O que é shirataki
Conheça 10 benefícios da blueberry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.