Qual o melhor horário para treinar na academia?

Quem está começando a praticar exercícios físicos na academia pode ter muitas dúvidas neste começo, e entre elas está “qual o melhor horário para treinar?” pois podem pensar que essa questão pode influenciar na perca de peso, na disposição quanto aos exercícios e outros fatores. A princípio quem pensa desta maneira, está certo, mas muitos frequentam uma academia no horário que tem disponível do dia, um primeiro conselho é, não importando o horário, estar alimentado para colocar seu corpo para funcionar. Isso porque muitos praticam os exercícios logo pela manhã, até mesmo em jejum e isso pode prejudicar a sua saúde ao invés de ajudar.

Em diversas universidades do mundo foram realizadas pesquisas para tentar encontrar qual o melhor horário para treinar na academia, e muitos dos resultados relatam que o melhor rendimento do nosso corpo e maior eficácia no treino é na parte da tarde, após as 18h. Um estudo da University of Southern Mississip informou que voluntários que treinaram após este horário tiveram 4% gordura corporal perdida e um aumento de 3% da massa muscular a mais em relação a quem treinou no período da manhã.

Uma das observações deste estudo foi que a diferença se teve, exatamente no horário em que o corpo automaticamente deixa o metabolismo mais lento (tarde/noite), revertendo a situação deixando ele acelerado, assim gastando mais calorias.

Um fator muito importante que deve ser levado em consideração é o biológico, cada indivíduo sabe quando tem maior disposição. Se você treina pela manhã e tem um ótimo dia, com mais disposição, não tem porque trocar para o período da noite, só lembrando que deve cuidar da alimentação.

qual o melhor horario para treinar

Quem irá definir o melhor horário é você mesmo, faça testes quando possível. Treine 1 semana em cada horário, para saber qual é o melhor para o seu corpo.

Treinar na academia pela manhã

O horário da manhã é indicado para quem gosta de temperaturas mais amenas. É o melhor horário para quem gosta de acordar cedo e se sente mais disposto. Um dica importante para quem malha pela manhã é cuidar com a alimentação, o corpo tende trabalhar mais pela manhã, gastando mais calorias e até mesmo sem atividades físicas, uma alimentação inadequada pode causar fraquezas, já combinado com exercícios pode até levar ao desmaio. O café da manhã é a refeição mais importante do dia pois da o “start” no seu metabolismo.

Treinar na academia à tarde

O treino durante a tarde das 12h até as 18h é bom para quem odeia acordar cedo, tem falta de disposição e acha dificultoso os exercícios pela sonolência causada na manhã. Neste horário o corpo já está com o metabolismo a todo o vapor e você também já está bem alimentado (café, lanche e almoço). Este horário é muito indicado para quem está em dia de treinamento pesado.

Treinar na academia à noite

A noite é o horário para quem não tem flexibilidade no horário de trabalho/estudo. Não é indicado para quem tem dificuldades para dormir, pois a carga de exercícios libera uma alta quantidade de endorfina o que pode prejudicar o seu sono, por conta da agitação. Até o corpo ficar mais relaxado vai um tempo, então caso não tenha outro horário, prefira o mais cedo da noite que conseguir.

Alguma dica? Deixe seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2015 - 2016 · Receitas de Academia· Quer aprender receitas para emagrecer, ganhar massa muscular e outras? Confira nosso acervo.