Whey Protein faz mal para a saúde – Será?
27/02/2015 Comentarios 0 212 Visualizacoes

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta ao máximo o poder de absorção de proteínas do nosso corpo, ou seja, no ganho de massa muscular. Mas será que o consumo contínuo de Whey Protein pode prejudicar a nossa saúde? É o que queremos discutir hoje com este texto e gostaríamos da participação de vocês leitores do site.

O que é Whey Protein?

É uma substância extraída do soro do leite (proteína em pó).

Em 900g, um pote de Whey Protein você encontrará as seguintes informações nutricionais*:

  • Proteínas: 63,8% (575g)
  • Carboidratos: 18,3% (165g)
  • Gorduras Totais: 5% (45g)
  • Fibra Alimentar: 3,6% (32,5g)
  • Gorduras Saturadas: 2,2% (20g)
  • Magnésio: 0,36% (3,25g)
  • Sódio: 0,28% (2,575g)
  • Zinco: 0,0097% (87,5mg)
  • Vitamina B6: 0,0018% (16,25mg)
  • Outros nutrientes: 7%

*Aproximadamente

O consumo de Whey por quem frequenta a academia assiduamente é diário, e em quase todas as refeições do dia, incluindo shakes preparados para o pré e pós treino na musculação, aeróbico etc.

Chegamos a conclusão que o Whey é o principal suplemento certo? E que muitos consomem em todas as receitas possíveis do dia, afinal ficar “Monstrão” é a bola da vez. Agora vamos ver quais são as indicações feitas por profissionais da saúde como nutrólogos, médicos e nutricionistas.

whey protein faz mal a saude

Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo, o nutrólogo Celso Cukier, cita que apoia o uso do Whey, mas desde que seja consciente, com restrições. O consumo segundo ele, deverá ser feito SOMENTE no período de pós treino para repor os nutrientes gastos durante a musculação/aeróbico.

Ainda segundo ele, consumir em excesso proteínas, acaba sobrecarregando os rins, levando futuramente a problemas como cálculos renais e até a perca das funções renais. É muito sério, por isso é sempre importante que o consumo de Whey Protein seja feito com acompanhamento médico.

Caso você já tenha problemas nos rins, é imprescindível que seu médico esteja ciente de cada passo. A busca pelo corpo perfeito não vale em nada quando prejudica a saúde.

Segundo outros profissionais de nutrição, o Whey Protein só é necessário, assim como qualquer outro suplemento caso seja comprovada medicinalmente a carência de tais nutrientes.

Uma pessoa adulta precisa entre de 1g a 2g de proteína por quilo, sendo que mais do que isso ao dia pode começar a trazer os problemas já citados a cima.

Outro detalhe que deve ser observado por quem compra os potes de Whey é saber se realmente o produto que está dentro contém as informações nutricionais descritas na embalagem. Opte sempre por marcas aprovadas pela Anvisa.

Considerações finais

Whey Protein faz mal para a saúde? Claro que faz, assim como TUDO que é consumido de forma exagerada. Açúcar demais faz mal, carboidratos, coca cola, fast food, bebidas, arroz demais, feijão demais, verduras, legumes, tudo o que você fizer o consumo de forma desregulada, e sem o acompanhamento de outros nutrientes com certeza irá fazer mal. As proteínas precisam de carboidratos para serem distribuídas pelo corpo, assim como todos os nutrientes e minerais presentes na natureza precisam uns dos outros para manter nosso organismo em funcionamento.

Aprenda a consumir o Whey Protein de forma correta, principalmente em refeições pós treino, e em quantidades prescritas por seu médico e pode ter certeza que os seus rins, coração e quaisquer órgãos do corpo estarão em pleno funcionamento.

Comente 😉

Confira também:

Viver sem comer açúcar é possível?
O que são ácidos graxos e onde encontrar?

Anterior Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta
Proximo Açai de monstro - Receitas proteicas de verão

Sobre o autor

Wes
Wes 511 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é o BCAA Time Release

Antes de aprendermos um pouco sobre o BCAA Time Release, esteja consciente de que o seu consumo só deverá ser feito com acompanhamento médico. O BCAA Time Release 2:1:1 é… Leia mais

Probióticos, o que é? Qual a sua importância na dieta?

Você já ouviu falar em probióticos? Em algum momento de sua vida o seu nutricionista recomendou uma dieta baseada em probióticos? Saiba que eles são ótimos para o seu organismo… Leia mais

Qual o melhor adoçante em uma dieta?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a… Leia mais

Dicas e recomendações para preparar seus sucos naturais

Um suco para ter uma grande e significativa contribuição positiva para o nosso organismo, deve ser preparado com frutas, é preciso que ele seja o mais natural possível. Se a… Leia mais

Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos

O cálcio é um dos metais mais importantes para o corpo humano, sendo encontrado em grande abundância no organismo saudável e é por isso que achamos necessário dedicar um texto… Leia mais

Condimentos e especiarias naturais termogenicos

Quem tem algum conhecimento em termogênese ou realiza a dieta termogênica, poderá aproveitar e muito as informações que estaremos divulgando a seguir em relação a condimentos e especiarias que são… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta