Farinha de Arroz Fitness! Como fazer em casa e seus benefícios
17/12/2018 Comentarios 0 200 Visualizacoes

Farinha de Arroz Fitness! Como fazer em casa e seus benefícios

Todos os dias buscamos novas alternativas aos ingredientes “comuns” e industrializados, que quando consumidos em excesso acabam trazendo inúmeros malefícios para a nossa saúde. E entre estes ingredientes está a farinha de trigo.

Para substituir a farinha de trigo tradicional, há uma grande variedade de farinhas e farelos no mercado e uma delas é a farinha de arroz FIT. Ela é diferente das outras por conta de seus nutrientes que são basicamente uma boa fonte de fibras, minerais, vitaminas, proteínas e quantidades aceitáveis de carboidratos.

E você que está buscando uma farinha alternativa, hoje estaremos falando um pouco mais sobre as propriedades e benefícios da farinha de arroz fitness, além é claro de ensinar como fazer a versão caseira deste alimento, que pode até parecer difícil, mas é facílimo de fazer.

O que é a farinha de arroz fitness e quais seus benefícios?

A farinha de arroz fitness conta com um grande diferencial pois não é feita de arroz “comum”, o que poderia também trazer alguns problemas. Ela é feita com arroz integral, sendo muito mais nutritiva, justamente por manter as principais propriedades e elementos nutricionais do arroz, que encontra-se basicamente na casca.

Bolo doce FIT de beterraba!

A farinha de arroz foi criada no oriente, onde os povos asiáticos tem uma grande tradição com relação ao arroz, fazendo diversas receitas e variações compostas por este item em comum. Nos últimos anos a farinha tem se popularizado no Brasil e em outra partes do ocidente, principalmente após a busca por uma vida mais saudável estar em evidência.

Ela é também um ingrediente livre de glúten, com pouca gordura e sódio, sendo indicada em diversas dietas.

Entre os benefícios desta farinha estão:

  • Controle do colesterol;
  • Evita picos de glicose no sangue;
  • Fonte de carboidratos complexos;
  • Vitalidade da pele e dos cabelos;
  • Prevenção contra a osteoporose;
  • Indicado para intolerantes a glúten.

Controle do colesterol: As propriedades da farinha de arroz atuam no controle dos níveis de colesterol, tanto o bom (HDL) como o ruim (LDL).

Evita picos de glicose no sangue: Um grande problema para diabéticos são os picos de açúcar no sangue. E a farinha de arroz, desde que indicada pelo médico que faz o acompanhamento, pode ser um ótimo alimento, que libera o açúcar aos poucos no organismo evitando estes picos.

Fonte de carboidratos complexos: A farinha de arroz fitness é uma boa fonte de carboidratos complexos, ou seja, alimentos que contam com um baixo índice glicêmico, que referente ao benefício acima, libera a glicose aos poucos no organismo, sendo muito indicado para quem deseja emagrecer pois deixa-o satisfeito por mais tempo.

Receita de danoninho light!

Vitalidade da pele e dos cabelos: Os antioxidantes presentes nesta farinha, tem por função manter a boa saúde da pele e dos cabelos, dentre outros benefícios que o envelhecimento precoce das células pode causar.

Prevenção contra a osteoporose: A farinha de arroz conta com uma boa quantidade de cálcio e outros minerais que ajudam a fortalecer os tecidos ósseos de todo o corpo.

Indicado para intolerantes a glúten: Este alimento é também indicado (desde que pelo médico que faz o acompanhamento) para celíacos, ou seja, intolerantes ao glúten. É possível a partir desta receita fazer diversas outras, variando o cardápio daqueles que possuem alguma restrição alimentar.

Como fazer a farinha de arroz fitness caseira?

A receita é muito simples de fazer:

Farinha de arroz fitness caseira

Aprenda como fazer a farinha de arroz fitness caseira. Receita fácil, rápida e barata.

Refeição Café da manhã
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 20 minutes
Serve 8 porções
Calorias 60 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • Uma Xícara (chá) Arroz integral Seco

Instruções

  1. Certifique-se de que o arroz integral está sem grãos "ruins" e também que estejam sem umidade, pois pode virar uma pasta e não uma farinha.

  2. Coloque metade da xícara em um liquidificador ou em um recipiente onde possa ser inserido um mixer e então bata até que vire um pó.

  3. Passe o pó em uma peneira, de preferência de metal e então coloque os pedaços que sobrar de volta no liquidificador.

  4. Acrescente o restante do arroz integral e repita o processo.

  5. Você pode fazer a quantidade que desejar. É muito fácil e sai bem mais barato que comprar pronto.

Esta é uma receita de baixo índice glicêmico, ao contrário do arroz e da farinha de trigo tradicional.

11 receitas de sucos para perder barriga!

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Anterior Natal - As melhores receitas FIT para a ceia natalina
Proximo O que é a Batata Yacon e seus principais benefícios no mundo FIT

Sobre o autor

Wes
Wes 628 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

O que é L.A. Top Definition, Óleo de Cártamo?

Hoje estaremos falando um pouco sobre a L.A Top Definition, um suplemento da Integral Medica, que auxilia no emagrecimento e perda de gorduras de diversas partes do corpo, desde que… Leia mais

Artigos 1Comentario

10 substitutos ao Whey Protein

É claro que o Whey Protein tem diversas vantagens, principalmente o hidrolisado e isolado, sendo uma das principais suplementações dos dias atuais, de absorção rápida e com a vantagem de… Leia mais

Chocolate emagrece? Estudo dizia que sim, mas era uma farsa!

Em abril deste ano a revista científica International Archives of Medicine, publicou um artigo onde pessoas que fazem o consumo de chocolate durante uma dieta, tem grandes chances de emagrecer,… Leia mais

Qual o melhor adoçante em uma dieta?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a… Leia mais

Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça

Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo… Leia mais

10 benefícios da blueberry e como é boa para emagrecer

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre a Blueberry, fruta que no Brasil é conhecida como Mirtilo, e no mundo com a única fruta de coloração azul arroxeada e que… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.