Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Todos os dias buscamos novas alternativas aos ingredientes “comuns” e industrializados, que quando consumidos em excesso acabam trazendo inúmeros malefícios para a nossa saúde. E entre estes ingredientes está a farinha de trigo.

Para substituir a farinha de trigo tradicional, há uma grande variedade de farinhas e farelos no mercado e uma delas é a farinha de arroz FIT. Ela é diferente das outras por conta de seus nutrientes que são basicamente uma boa fonte de fibras, minerais, vitaminas, proteínas e quantidades aceitáveis de carboidratos.

E você que está buscando uma farinha alternativa, hoje estaremos falando um pouco mais sobre as propriedades e benefícios da farinha de arroz fitness, além é claro de ensinar como fazer a versão caseira deste alimento, que pode até parecer difícil, mas é facílimo de fazer.

O que é a farinha de arroz fitness e quais seus benefícios?

A farinha de arroz fitness conta com um grande diferencial pois não é feita de arroz “comum”, o que poderia também trazer alguns problemas. Ela é feita com arroz integral, sendo muito mais nutritiva, justamente por manter as principais propriedades e elementos nutricionais do arroz, que encontra-se basicamente na casca.

Bolo doce FIT de beterraba!

A farinha de arroz foi criada no oriente, onde os povos asiáticos tem uma grande tradição com relação ao arroz, fazendo diversas receitas e variações compostas por este item em comum. Nos últimos anos a farinha tem se popularizado no Brasil e em outra partes do ocidente, principalmente após a busca por uma vida mais saudável estar em evidência.

Ela é também um ingrediente livre de glúten, com pouca gordura e sódio, sendo indicada em diversas dietas.

Entre os benefícios desta farinha estão:

  • Controle do colesterol;
  • Evita picos de glicose no sangue;
  • Fonte de carboidratos complexos;
  • Vitalidade da pele e dos cabelos;
  • Prevenção contra a osteoporose;
  • Indicado para intolerantes a glúten.

Controle do colesterol: As propriedades da farinha de arroz atuam no controle dos níveis de colesterol, tanto o bom (HDL) como o ruim (LDL).

Evita picos de glicose no sangue: Um grande problema para diabéticos são os picos de açúcar no sangue. E a farinha de arroz, desde que indicada pelo médico que faz o acompanhamento, pode ser um ótimo alimento, que libera o açúcar aos poucos no organismo evitando estes picos.

Fonte de carboidratos complexos: A farinha de arroz fitness é uma boa fonte de carboidratos complexos, ou seja, alimentos que contam com um baixo índice glicêmico, que referente ao benefício acima, libera a glicose aos poucos no organismo, sendo muito indicado para quem deseja emagrecer pois deixa-o satisfeito por mais tempo.

Receita de danoninho light!

Vitalidade da pele e dos cabelos: Os antioxidantes presentes nesta farinha, tem por função manter a boa saúde da pele e dos cabelos, dentre outros benefícios que o envelhecimento precoce das células pode causar.

Prevenção contra a osteoporose: A farinha de arroz conta com uma boa quantidade de cálcio e outros minerais que ajudam a fortalecer os tecidos ósseos de todo o corpo.

Indicado para intolerantes a glúten: Este alimento é também indicado (desde que pelo médico que faz o acompanhamento) para celíacos, ou seja, intolerantes ao glúten. É possível a partir desta receita fazer diversas outras, variando o cardápio daqueles que possuem alguma restrição alimentar.

Como fazer a farinha de arroz fitness caseira?

A receita é muito simples de fazer:

Farinha de arroz fitness caseira

Aprenda como fazer a farinha de arroz fitness caseira. Receita fácil, rápida e barata.

Refeição Café da manhã
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 20 minutes
Serve 8 porções
Calorias 60 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • Uma Xícara (chá) Arroz integral Seco

Instruções

  1. Certifique-se de que o arroz integral está sem grãos "ruins" e também que estejam sem umidade, pois pode virar uma pasta e não uma farinha.

  2. Coloque metade da xícara em um liquidificador ou em um recipiente onde possa ser inserido um mixer e então bata até que vire um pó.

  3. Passe o pó em uma peneira, de preferência de metal e então coloque os pedaços que sobrar de volta no liquidificador.

  4. Acrescente o restante do arroz integral e repita o processo.

  5. Você pode fazer a quantidade que desejar. É muito fácil e sai bem mais barato que comprar pronto.

Esta é uma receita de baixo índice glicêmico, ao contrário do arroz e da farinha de trigo tradicional.

11 receitas de sucos para perder barriga!

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)