Alternativas para o açúcar refinado em dietas, a Stévia e Sucralose são as principais recomendações para manter uma alimentação mais saudável. Ambas possuem baixo teor calórico e podem ser consumidas por aqueles que desejam emagrecer ou sofram de problemas como a diabetes.
Entretanto é preciso cuidar com os exageros, até mesmo utilizando estas opções. A stévia tem zero calorias e chega a ter até 400 vezes a “doçura” do açúcar refinado. Já a sucralose tem um potencial ainda maior, podendo ser até 600 vezes mais doce que o açúcar, com até 5 calorias por porção.
Mas mesmo sendo mais doce que o açúcar refinado, o nosso organismo não é capaz de absorve-los. Com isso, a produção de insulina que seria alta, não acontece. Quando recomendado por seu médico, além deste benefício produzindo menos insulina, também ajuda a diminuir o armazenamento de gordura no sangue.
Para quem não dispensa um docinho, essas são boas alternativas.
Leia também: Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2023.
Dose diária recomendada de Stevia e Sucralose
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação diária de Stévia e Sucralose é a seguinte:
- 5,5mg de Stévia por quilo, aproximadamente 7 gotas;
- 18 gotas de Sucralose por quilo.
O cálculo é feito com base na massa total. Exemplo: Uma pessoa com 50kg, pode consumir até 350 gotas de Stévia diariamente ou até 900 gotas de sucralose diariamente.
Mas sempre respeite a indicação máxima do seu médico ou nutricionista.
Confira também: Cardápio FITNESS de uma semana.