Hoje encontrei um artigo na internet, onde o seu título me chamou bastante a atenção, ele dizia “Regra de comer de três em três horas para emagrecer é mito”. A matéria foi publicada no site Extra, da Globo (link). E me chamou a atenção justamente por ir contra tudo que já havia aprendido sobre alimentação e aceleração do metabolismo, o principal fator na hora de queimar calorias.
Lendo a matéria, vi que comer de 3 em 3 horas, pode ser sim uma mentira para quem está querendo emagrecer, mas não totalmente. Algumas das regras que envolvem esse assunto ainda devem ser seguidas e por isso hoje estaremos falando um pouco mais sobre ele.
Comer de 3 em 3 horas emagrece? Verdade ou Mentira?
Segundo alguns nutricionistas ou nutrólogos, a frequência em que comemos durante o dia, pode não fazer muita diferença na perca de peso, mas sim no que comemos. – Até aí tudo bem, também concordamos, afinal comer de 3 em 3 horas batata frita com bacon realmente não irá ajudar a emagrecer ninguém, pois nenhum metabolismo é rápido o suficiente para eliminar carboidratos e gorduras em tão pouco tempo.
Segundo especialistas, a regra de comer em intervalos curtos, vale somente para pessoas que possuem a necessidade, que sentem que o organismo está pedindo comida e o tempo entre estas refeições pode variar de pessoa para pessoa, de metabolismo para metabolismo. A regra mais importante é focar em alimentos ricos em fibras e proteínas, e também estar sempre hidratando o seu corpo, para que a sensação de saciedade esteja sempre presente no dia a dia.
Respeite seu organismo
O importante é respeitar cada organismo, se o seu se da por satisfeito com 4 refeições diárias, então faça estas 4 refeições diárias.
O que acontece muito é que nós forçamos o nosso organismo ao máximo, as vezes por conta do trabalho e de outras atividades, acabamos comendo na hora do almoço e só realizando outra refeição tarde da noite, com isso o nosso cérebro entende que deverá armazenar mais carboidratos para a queima durante o dia, o que faz com que dificilmente percamos peso, é uma questão de reeducação cerebral praticamente.
Quando realizamos refeições em intervalos menores, com alimentos saudáveis, nosso cérebro entende com o passar dos dias, que o metabolismo pode funcionar a todo o vapor, que sempre terá mais “lenha para queimar”, e isso ajuda a emagrecer.
Um estudo realizado na Holanda em 2012, feito pela Universidade de Maastricht, cita que quem come diversas vezes ao dia, pode aumentar os picos de glicose no sangue, isso em relação a outras pessoas que realizam poucas refeições. Comendo mais em muitos casos, o ganho de peso é maior do que a perca.
É ansioso (a)?
A regra de comer de 3 em 3 horas só funciona em casos de pessoas ansiosas, ou de pessoas bem regradas neste sentido, onde a dieta balanceada, saudável e focada, pode sim fazer uma diferença para o metabolismo.
Segundo alguns nutricionistas, quatro refeições diárias podem ser suficientes para pessoas que se controlam na hora de comer, onde o destaque está em um lanche algumas horas após o almoço, para que você não fique até tarde da noite sem comer nada.
O ideal é dividir a sua carga horária ativa em quatro ciclos, para que haja um equilíbrio entre as refeições. Realizando um café da manhã, almoço, lanche da tarde e o jantar é o suficiente, desde que com alimentação saudável. Em dietas de 3 em 3 horas, há a recomendação de que seja feito um lanche antes do almoço e uma ceia depois do jantar.
Então resumindo a matéria, comer de 3 em 3 horas tem partes de verdades e partes de mentiras, o ideal é seguir o que o seu nutricionista ou nutrólogo indicar. As vezes, se tratando de ansiedade, é possível até realizar uma consulta com um psicólogo para saber quais os principais tratamentos e causas desta ansiedade.
Quais as melhores regras para emagrecer saudavelmente?
São basicamente 4 regras para emagrecer com saúde e a de comer de 3 em 3 horas não está entre elas.
Primeira
A primeira grande regra é fazer o consumo de proteínas. Pode ser de origem animal ou vegetal, pois elas são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade, o que te leva a comer menos. A ingestão de carboidratos, principalmente os derivados de produtos como a farinha branca e os ricos em açúcares, fazem o caminho contrário, te levando a comer mais e estimulando os picos de insulina, onde a glicose é gasta rapidamente, armazenando todo o tipo de coisas ruins em seu organismo.
Mas lembramos porém que o carboidrato também é necessário em nosso corpo. A sua ingestão deve ser moderada e proveniente principalmente de alimentos ricos em fibras, não industrializados, onde temos por bom exemplo a batata doce. Por isso atletas fazem o consumo constante de frango e batata doce. Unindo uma das melhores formas de obtenção de proteínas com uma das melhores formas de obtenção de carboidratos.
Segunda
Outra regra é não abrir mão das gorduras. “-Como assim?” Sim nós não devemos abrir mão totalmente de gorduras, pois o nosso corpo também necessita delas. Acontece que existem gorduras ruins, principalmente as de origem bovina, suína e de aves ( a pele de frango por exemplo). E também existem as gorduras boas como o azeite de oliva, as gorduras de peixes, o famoso ômega 3 e outras de castanhas, nozes e sementes ricas em óleos.
Terceira
A terceira grande regra para emagrecer é aprender a tomar muita água (tá não precisa ser muita, mas pelo menos 2 litros por dia). Ela é benéfica em todos os sentidos para o nosso corpo funcionar bem. E na hora de emagrecer não é diferente, pois ela ajuda a sentir menos fome e ajuda a todos os órgãos a funcionar perfeitamente, principalmente nosso estômago e intestino. Sabe a frase que diz que “água é vida”? Sim, nosso corpo é composto por uma alta porcentagem de água (70%). Então para que nosso corpo funcione bem e para que emagrecemos, nada melhor do que água. Refrigerante não conta, nem suco de caixinha, ÁGUA.
Quarta
E a quarta grande regra para emagrecer são os EXERCÍCIOS. Principalmente os aeróbicos como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e outros do gênero, ajudam na queima constante de energia (carboidratos) e assim você poderá ficar mais magro. “-Mas eu preciso passar o dia todo na academia?”… A resposta é não! Desde que com uma alimentação saudável e balanceada, 30 minutos de caminhada diariamente já é o suficiente para começar o seu projeto de verão. 🙂
Lembramos que a melhor maneira de emagrecer é com saúde, sem pressa, porque emagrecimentos milagrosos até podem existir, mas da mesma maneira que se perde. Pode ser que ganhe o dobro de peso com a mesma velocidade. Consulte seu médico, seu nutricionista e tenha uma vida mais saudável.
Emagrecer não é somente questão estética, até porque devemos nos aceitar como somos e nenhum “padrão” de sociedade irá nos fazer mais ou menos felizes, mas é principalmente questão de saúde. Peso elevado pode trazer problemas cardíacos, diabetes, problemas nas articulações, músculos e diversas outras enfermidades.
Se você está acima do peso e tem uma vida saudável, sem doenças então procure manter a sua rotina. Agora se está com alguns problemas que tem te prejudicado, comece hoje mesmo a ter uma vida mais saudável.
Tem alguma dica? Gostou do texto? Compartilhe. Erramos em alguma parte? Nos corrija.
Pamela Sensato
Gostei muito das explicações.
Eu sou adepta a comer de 3 em 3 horas até porque quando iniciei a minha dieta a nutricionista ‘RECOMENDOU’ , então segui os conselhos e hoje sou acostumada, ,MAS confesso que tem dias que estou satisfeita na horas do lanches, como exemplo eu tomo um bom café da manhã as 7h e quando é 10h eu ainda estou satisfeita então não preciso empurrar comidas/furtas pra seguir a regrinhas de 3 em 3 horas kkk isso é relativo mesmo.
Muito bom a explicação!
Wes
E nós ficamos ainda mais felizes com o seu comentário Pamela! É isso mesmo, quando necessário a regra é até válida, mas a regra principal é estar satisfeito desde que com alimentação saudável.
Obrigado e volte sempre!