Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta
26/02/2015 Comentarios 0 2993 Visualizacoes

Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta

Apesar de muitos citarem que não é bom ingerir muitas frutas durante uma dieta por conta da frutose, o açúcar natural das frutas, nós acabamos discordando totalmente neste assunto. Grande parte das frutas possui pouca caloria ou nenhuma, como já citamos, possui um açúcar natural, muito diferente da sucralose, sacarose, e outros industriais que realmente fazem mal para a nossa saúde, e boa parte delas é rica em fibras, ou seja, ajuda a manter o intestino/estômago em pleno funcionamento, assim seu corpo tende a reter menos líquido e menos alimentos, fazendo a alimentação do dia a dia fluir naturalmente.

Segundo uma reportagem da revista Dieta da Marmita, alguns estudos realizados pela Universidade Cruzeiro do Sul, informaram que o grande consumo de frutas de cores e espécies variadas pode proporcionar ao nosso organismo inúmeros benefícios nutricionais. Segundo o estudo, a cor das cascas funcionam como uma bússola para nós, nos informando quais são ricas em proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais e tudo de bom que o nosso organismo necessita.

beneficios das frutas cores

Uma dieta colorida de frutas, ajuda a emagrecer, pois boa parte destas frutas lhe trás uma sensação de saciedade, o que ajuda você a comer menos e emagrecer. Quanto mais variado o cardápio de frutas e alimentos de baixa caloria, maior as chances de você recusar doces industrializados, salgadinhos e alimentos calóricos.

Cores das frutas, quais os benefícios de cada uma?

  • Frutas vermelhas:

Frutas como melancia, cereja, morango, amora entre outras que possuem a cor vermelha predominante, são ricas em carotenóides, estes funcionam como um pró vitamina A e também ótimos antioxidantes para suas células. São ótimos para a memória, para o coração, na prevenção de câncer, diminuição de estresse e muito mais. Uma atenção especial ao tomate, este fruto possui licopeno, uma substancia que ajuda a prevenir câncer de próstata e câncer de mama.

  • Frutas verdes:

Já as frutas como maçã verde, abacate, uvas verdes, kiwi, e outros verdes, possuem beta caroteno, folato, vitaminas C, E, potássio, cálcio e luteína. Os benefícios destas frutas são em relação ao crescimento, ótimas principalmente para crianças e adolescentes. Ajudam na coagulação do sangue e também na produção de glóbulos vermelhos, ajuda a evitar fadiga mental, e também possuem função antibacteriana e cicatrizante.

  • Frutas brancas:

Frutas como banana, fruta do conde, melão, jaca, atemoia (pinha) e outras brancas são ricas em flavonoides, item essencial na redução de colesterol e na diminuição da pressão arterial. Outro benefício dessas frutas brancas é combater o efeito de infecções. Auxiliam também na produção de energia para o corpo e no funcionamento do sistema nervoso.

  • Frutas amarelas/laranjas:

Mamão, laranja, manga, pêssego, e outras frutas amarelas e laranjas são ricas em vitamina C, ótimos antioxidantes, carotenóides e bioflavonóides. Esses nutrientes são benéficos para a saúde do coração, do sistema imunológico, na redução da pressão arterial e também na melhora da visão. Para quem está querendo emagrecer, eles são ótimos no combate a retenção de líquidos.

  • Frutas roxas:

Frutas como a ameixa, figo, uva roxa, jabuticabas são ricas em antocianina, elemento que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, assim como na preservação da memória e no envelhecimento precoce das células.

Considerações finais deste artigo: Quanto maior for a variedade de cores em sua dieta, maior os benefícios para a sua saúde, esteja ciente disto.

Confira também:

Viver sem comer açúcar é possível?
Dieta da felicidade

Anterior Chips de Beterraba, receita light!
Proximo Whey Protein faz mal para a saúde - Será?

Sobre o autor

Wes
Wes 653 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?

Sabemos que este artigo pode não ser muito condizente com o site Receitas Academia, mas nós gostaríamos de alertar os leitores, quanto aos tipos de alimentação que mais causam malefícios… Leia mais

Suco de Pepino e Abacaxi que acaba com a gordura

Procurando um suco que ajude a acabar com a gordura do corpo, principalmente com a barriga? Hoje vamos dedicar este artigo para falar um pouco sobre o suco de pepino… Leia mais

Probióticos, o que é? Qual a sua importância na dieta?

Você já ouviu falar em probióticos? Em algum momento de sua vida o seu nutricionista recomendou uma dieta baseada em probióticos? Saiba que eles são ótimos para o seu organismo… Leia mais

Bife de fígado, por que NÃO comer sempre?!

O bife de fígado (bovino) é um alimento que segundo a crença popular, é muito saudável e necessário para a nossa boa saúde. Certamente os antigos não estavam errados, o… Leia mais

Três dicas com receitas para eliminar estrias em sete dias

Você gostaria de aprender algumas dicas naturais para ajudar a eliminar suas estrias? Hoje estaremos apresentando três opções com ingredientes totalmente não industrializados, para fazer e ajudar no tratamento de… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.