Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Apesar de muitos citarem que não é bom ingerir muitas frutas durante uma dieta por conta da frutose, o açúcar natural das frutas, nós acabamos discordando totalmente neste assunto.

Grande parte das frutas possui pouca caloria ou nenhuma, como já citamos, possui um açúcar natural, muito diferente da sucralose, sacarose, e outros industriais que realmente fazem mal para a nossa saúde, e boa parte delas é rica em fibras, ou seja, ajuda a manter o intestino/estômago em pleno funcionamento, assim seu corpo tende a reter menos líquido e menos alimentos, fazendo a alimentação do dia a dia fluir naturalmente.

Segundo uma reportagem da revista Dieta da Marmita, alguns estudos realizados pela Universidade Cruzeiro do Sul, informaram que o grande consumo de frutas de cores e espécies variadas pode proporcionar ao nosso organismo inúmeros benefícios nutricionais.

Cores das cascas

Segundo o estudo, a cor das cascas funcionam como uma bússola para nós, nos informando quais são ricas em proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais e tudo de bom que o nosso organismo necessita.

Uma dieta colorida de frutas, ajuda a emagrecer, pois boa parte destas frutas lhe trás uma sensação de saciedade, o que ajuda você a comer menos e emagrecer. Quanto mais variado o cardápio de frutas e alimentos de baixa caloria, maior as chances de você recusar doces industrializados, salgadinhos e alimentos calóricos.

Cores das frutas, quais os benefícios de cada uma?

Conheça os benefícios das cores das frutas:

Frutas vermelhas

Frutas como melancia, cereja, morango, amora entre outras que possuem a cor vermelha predominante, são ricas em carotenóides, estes funcionam como um pró vitamina A e também ótimos antioxidantes para suas células.

São ótimos para a memória, para o coração, na prevenção de câncer, diminuição de estresse e muito mais. Uma atenção especial ao tomate, este fruto possui licopeno, uma substancia que ajuda a prevenir câncer de próstata e câncer de mama.

Frutas verdes

Já as frutas como maçã verde, abacate, uvas verdes, kiwi, e outros verdes, possuem beta caroteno, folato, vitaminas C, E, potássio, cálcio e luteína. Os benefícios destas frutas são em relação ao crescimento, ótimas principalmente para crianças e adolescentes.

Ajudam na coagulação do sangue e também na produção de glóbulos vermelhos, ajuda a evitar fadiga mental, e também possuem função antibacteriana e cicatrizante.

Frutas brancas

Frutas como banana, fruta do conde, melão, jaca, atemoia (pinha) e outras brancas são ricas em flavonoides, item essencial na redução de colesterol e na diminuição da pressão arterial. Outro benefício dessas frutas brancas é combater o efeito de infecções.

Auxiliam também na produção de energia para o corpo e no funcionamento do sistema nervoso.

Frutas amarelas e laranjas

Mamão, laranja, manga, pêssego, e outras frutas amarelas e laranjas são ricas em vitamina C, ótimos antioxidantes, carotenóides e bioflavonóides.

Esses nutrientes são benéficos para a saúde do coração, do sistema imunológico, na redução da pressão arterial e também na melhora da visão. Para quem está querendo emagrecer, eles são ótimos no combate a retenção de líquidos.

Frutas roxas

Frutas como a ameixa, figo, uva roxa, jabuticabas são ricas em antocianina, elemento que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, assim como na preservação da memória e no envelhecimento precoce das células.

Considerações finais deste artigo: Quanto maior for a variedade de cores em sua dieta, maior os benefícios para a sua saúde, esteja ciente disto.

Confira também:

Viver sem comer açúcar é possível?
Dieta da felicidade

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)