4 alimentos brancos que são ruins para a saúde
09/03/2015 Comentarios 0 3372 Visualizacoes

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é praticamente impossível não consumi-los. Sim, estamos falando do açúcar refinado, a farinha refinada, sal refinado e o leite de vaca, que apesar de não ser refinado, vem apresentando cada vez mais problemas devido aos hormônios e antibióticos injetados nas vacas para aumentar a produção.

E agora você me responde: Quem é capaz de realizar refeições durante a semana sem consumir sal, açúcar, farinha e leite? Sim, estes alimentos prejudiciais a saúde são quase que obrigatórios, seja direta ou indiretamente nas receitas.

Para alertar ainda mais você leitor do Receitas Academia, confira um pouco mais sobre esses alimentos, nos detalhes a seguir.

Sal refinado

É claro que o organismo necessita de sal, segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é a ingestão de no máximo 5g por dia, mas o brasileiro tem por costume segundo pesquisas ingerir uma quantidade de 12g por dia, e boa parte provém do sal refinado.

O sal refinado é composto por cloreto de sódio (97%) e produtos químicos como iodo, absorventes de umidade entre outros que representam 3% de toda a composição. Além disto, o sal refinado não possui nutriente algum, e faz com que seu corpo sobrecarregue quanto a digestão do mesmo. Para eliminar/neutralizar o sal do corpo, o organismo tira água das células e transfere para o sistema de eliminação do corpo. Quando isso acontece, as células ficam desidratadas e correm sérios riscos de morte prematura.

Dai a importância de tomar muita água todos os dias.

Principais problemas decorrentes do sal refinado:

  • Reumatismo
  • Gota
  • Artrite
  • Pedras no rim
  • Pedras na vesícula

Farinha refinada

Quando falamos de alimentos prejudiciais a saúde, não se pode saber ao certo qual é o mais ruim, mas a farinha branca está em primeiro ou segundo lugar com certeza. Esta farinha que passa pelo processo de refinamento, faz com que durante, perca todos os nutrientes. Assim a farinha branca/refinada é inútil para o corpo e só tem males a trazer, e entre eles o principal está a diabetes.

alimentos brancos prejudiciais a saude

A melhor opção para substituir alimentos como macarrão, bolos, pães, bolachas e outros feitos com farinha branca é opções integrais, onde o índice glicêmico é muito mais baixo do que a tradicional e ainda conta com nutrientes e fibras que tornam a digestão mais fácil.

Principais problemas decorrentes da farinha refinada:

  • Prisão de ventre
  • Ganho de peso
  • Risco de desenvolver câncer de intestino
  • Retém líquidos
  • Risco de desenvolver doenças cardiovasculares
  • Aumento de colesterol
  • Aumento de insulina, correndo risco de desenvolver diabetes

Açúcar refinado

O açúcar refinado não possui nutriente algum e está diretamente ligado ao ganho de peso, obesidade e problemas como o diabetes. O açúcar refinado além de não oferecer nada de interessante para nós, a não ser uma sensação boa ao paladar, ainda é considerado um anti nutriente, pois retira vitaminas e minerais do nosso corpo para que assim possa ser digerido.

O açúcar altera completamente o organismo, principalmente os níveis de insulina, e para que tudo fique em ordem, leva algum tempo até que o corpo processe completamente o açúcar ingerido.

Principais problemas decorrentes da açúcar refinado:

  • Está ligado diretamente a obesidade
  • Afeta praticamente todos o organismo e seus órgãos
  • Causa cáries e outros problemas dentários
  • E é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de diabetes

Opte por adoçar com mel, ou um açúcar menos industrializado como o mascavo.

Leite tradicional

(Líquido e de vaca, não o em pó)

O leite é fundamental para nós, principalmente para mulheres por que estão mais propensas a desenvolver doenças como a osteoporose, mas a cada dia que passa, o leite tradicional está sendo mais prejudicial do que benéfico para a nossa saúde. É certo que ele contém proteínas, cálcio e ferro, mas as pessoas vem apresentando cada vez mais intolerância a lactose por conta de que os produtores rurais estão injetando hormônios para a vitalidade das vacas, mas que podem causar infecções nas mesmas e assim essas infecções serem transferidas para o leite.

Mesmo com o uso de antibióticos para conter essas infecções, o que pode ser bom para o animal, acaba se tornando prejudicial para nós. Sem contar que após a ordenha, grandes empresas estão “batizando” o leite com outros produtos, como foram os casos que ocorreram em 2014, onde encontraram até cal como substância nos leites de caixinha.

Você pode fazer a substituição do leite tradicional por uma versão vegetal, como o leite de soja.

Principais problemas decorrentes do leite:

  • Gases
  • Anemias
  • Inchaços
  • Alergias
  • Enxaquecas
  • Desenvolvimento de câncer de próstata e ovários
  • Má digestão

Esses são apenas alguns dos alimentos que mais tem prejudicado o homem nos últimos tempos, mas é sempre bom estar atento a todas as novidades do mercado.

Gostou das informações? Deixe seus comentários e compartilhe para ajudar o site crescer.

Confira também:

Receita de donuts proteico
Viver sem comer açúcar é possível?

Anterior Bolo de cenoura proteico com Whey Protein
Proximo Omelete de Batata Doce Gracyanne Barbosa

Sobre o autor

Wes
Wes 653 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Conheça a quinoa e seus benefícios

Você com certeza já deve ter ouvido ou lido algo sobre a quinoa não é mesmo? Para esclarecer um pouco mais sobre este grão rico em nutrientes, estaremos dedicando este… Leia mais

O que é Monster Nitro Pack – Suplemento?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento Monster Nitro Pack NO2, um importante pack de cápsulas e tabletes com diversos nutrientes que são essenciais para os seus pré… Leia mais

Cinco melhores frutas para diabeticos

Comer frutas diariamente é um hábito muito saudável e que deve se seguido por toda a população, afinal as frutas são ricas em minerais, antioxidantes, vitaminas, gorduras boas (abacate é… Leia mais

O que é Shirataki?

Você que está realizando uma dieta já deve ter escutado sobre um tal de macarrão milagroso chamado de Shirataki não é mesmo? Nunca ouviu falar? Então hoje você vai saber… Leia mais

SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Todo mundo que está tentando emagrecer, em algum momento da vida vai tentar fazer uma dieta maluca, principalmente sem qualquer indicação médica e nutricional, o que é muito errado, pois… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.