Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é praticamente impossível não consumi-los. Sim, estamos falando do açúcar refinado, a farinha refinada, sal refinado e o leite de vaca, que apesar de não ser refinado, vem apresentando cada vez mais problemas devido aos hormônios e antibióticos injetados nas vacas para aumentar a produção.
E agora você me responde: Quem é capaz de realizar refeições durante a semana sem consumir sal, açúcar, farinha e leite? Sim, estes alimentos prejudiciais a saúde são quase que obrigatórios, seja direta ou indiretamente nas receitas.
Para alertar ainda mais você leitor do Receitas Academia, confira um pouco mais sobre esses alimentos, nos detalhes a seguir.
Sal refinado
É claro que o organismo necessita de sal, segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é a ingestão de no máximo 5g por dia, mas o brasileiro tem por costume segundo pesquisas ingerir uma quantidade de 12g por dia, e boa parte provém do sal refinado.
O sal refinado é composto por cloreto de sódio (97%) e produtos químicos como iodo, absorventes de umidade entre outros que representam 3% de toda a composição. Além disto, o sal refinado não possui nutriente algum, e faz com que seu corpo sobrecarregue quanto a digestão do mesmo. Para eliminar/neutralizar o sal do corpo, o organismo tira água das células e transfere para o sistema de eliminação do corpo. Quando isso acontece, as células ficam desidratadas e correm sérios riscos de morte prematura.
Dai a importância de tomar muita água todos os dias.
Principais problemas decorrentes do sal refinado:
- Reumatismo
- Gota
- Artrite
- Pedras no rim
- Pedras na vesícula
Farinha refinada
Quando falamos de alimentos prejudiciais a saúde, não se pode saber ao certo qual é o mais ruim, mas a farinha branca está em primeiro ou segundo lugar com certeza. Esta farinha que passa pelo processo de refinamento, faz com que durante, perca todos os nutrientes. Assim a farinha branca/refinada é inútil para o corpo e só tem males a trazer, e entre eles o principal está a diabetes.
A melhor opção para substituir alimentos como macarrão, bolos, pães, bolachas e outros feitos com farinha branca é opções integrais, onde o índice glicêmico é muito mais baixo do que a tradicional e ainda conta com nutrientes e fibras que tornam a digestão mais fácil.
Principais problemas decorrentes da farinha refinada:
- Prisão de ventre
- Ganho de peso
- Risco de desenvolver câncer de intestino
- Retém líquidos
- Risco de desenvolver doenças cardiovasculares
- Aumento de colesterol
- Aumento de insulina, correndo risco de desenvolver diabetes
Açúcar refinado
O açúcar refinado não possui nutriente algum e está diretamente ligado ao ganho de peso, obesidade e problemas como o diabetes. O açúcar refinado além de não oferecer nada de interessante para nós, a não ser uma sensação boa ao paladar, ainda é considerado um anti nutriente, pois retira vitaminas e minerais do nosso corpo para que assim possa ser digerido.
O açúcar altera completamente o organismo, principalmente os níveis de insulina, e para que tudo fique em ordem, leva algum tempo até que o corpo processe completamente o açúcar ingerido.
Principais problemas decorrentes da açúcar refinado:
- Está ligado diretamente a obesidade
- Afeta praticamente todos o organismo e seus órgãos
- Causa cáries e outros problemas dentários
- E é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de diabetes
Opte por adoçar com mel, ou um açúcar menos industrializado como o mascavo.
Leite tradicional
(Líquido e de vaca, não o em pó)
O leite é fundamental para nós, principalmente para mulheres por que estão mais propensas a desenvolver doenças como a osteoporose, mas a cada dia que passa, o leite tradicional está sendo mais prejudicial do que benéfico para a nossa saúde. É certo que ele contém proteínas, cálcio e ferro, mas as pessoas vem apresentando cada vez mais intolerância a lactose por conta de que os produtores rurais estão injetando hormônios para a vitalidade das vacas, mas que podem causar infecções nas mesmas e assim essas infecções serem transferidas para o leite.
Mesmo com o uso de antibióticos para conter essas infecções, o que pode ser bom para o animal, acaba se tornando prejudicial para nós. Sem contar que após a ordenha, grandes empresas estão “batizando” o leite com outros produtos, como foram os casos que ocorreram em 2014, onde encontraram até cal como substância nos leites de caixinha.
Você pode fazer a substituição do leite tradicional por uma versão vegetal, como o leite de soja.
Principais problemas decorrentes do leite:
- Gases
- Anemias
- Inchaços
- Alergias
- Enxaquecas
- Desenvolvimento de câncer de próstata e ovários
- Má digestão
Esses são apenas alguns dos alimentos que mais tem prejudicado o homem nos últimos tempos, mas é sempre bom estar atento a todas as novidades do mercado.
Gostou das informações? Deixe seus comentários e compartilhe para ajudar o site crescer.
Confira também:
Receita de donuts proteico
Viver sem comer açúcar é possível?