4 dicas para substituir a farinha branca/trigo
23/12/2016 Comentarios 0 4103 Visualizacoes

4 dicas para substituir a farinha branca/trigo

Encontrar substitutos para a farinha branca/trigo pode não ser uma tarefa tão fácil, além é claro de que muitas das opções presentes no mercado possuem valores bem mais altos do que a farinha de trigo tradicional.

A não ser que você esteja fazendo uma dieta rigorosa, acompanhada por um nutricionista, dificilmente é possível escapar da farinha branca. Ela está presente em boa parte dos biscoitos/bolachas, pães e massas em geral, justamente por ser uma das alternativas mais baratas e ideais para os preparos das receitas. Mas como sempre comentamos por aqui, a farinha de trigo pode ser bem prejudicial para a saúde, principalmente pelos altos índices de diabetes dos últimos anos.

A farinha branca que normalmente passa pelo processo de refinamento, perde quantidades de até 80% de suas propriedades nutricionais, que são destruídas durante esse processo. O grão em si é rico em fibras, vitaminas e sais minerais, mas com a retirada de boa parte do grão neste beneficiamento, quase tudo isso se perde no caminho.

Quem acha que só o açúcar que adoça os refrigerantes, sucos, alimentos em geral é o responsável pela diabetes, está muito enganado, a farinha de trigo/branca possui um alto índice glicêmico, sendo uma das principais causadoras desta doença.

como-substituir-a-farinha-de-trigo

Mas não se preocupe, hoje estaremos citando 4 diferentes alternativas para a farinha de trigo e ainda disponibilizaremos o nosso chat, para que você deixe suas experiências e nos indique outras opções.

Confira 4 dicas para substituir a farinha de trigo branca

Farinha de Soja:

A farinha de soja, que também é conhecida como farinha de soja é rica em fibras, cálcio, antioxidantes, é pouco calórica, sem glúten e é a que mais substitui a farinha de trigo nas receitas. Sua utilidade é praticamente a mesma do que a branca, sendo possível ser colocada em bolos, tortas, pães, biscoitos e massas em geral.

Farinha de Amêndoas:

A farinha que provém das amêndoas é rica em proteínas e contam com gorduras boas, ótimas para equilibrar o colesterol de nosso organismo. Por ser oleosa, a farinha de amêndoas tem uma validade bem mais baixa que a de trigo, mas recomendamos que você compre somente o necessário para preparar as suas receitas do dia. Esta farinha também não contém glúten.

Farinha de Quinoa:

Depois de moer o grão da quinoa, a sua farinha é ideal para ser utilizada em receitas salgadas. Não contém glúten e é rica em ômega 3 e 6.

Farinha de Arroz:

Também obtida através do processo de moagem, a farinha de arroz é mais grossa, também indicada para receitas salgadas como pães e massas. É uma farinha rica em vitaminas e fibras, sem glúten, porém não deve ser consumida em grandes quantidades, pela sua grande presença de carboidratos.

Tem alguma outra indicação de substitutos a farinha de trigo? Já usou? Deixe seus comentários.

Anterior Gelato FIT de abacaxi com iogurte desnatado
Proximo Bolo de laranja Dukan no micro-ondas - Receita

Sobre o autor

Wes
Wes 675 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Tapioca: Mitos e verdades

A tapioca vem fazendo um grande sucesso no mundo das dietas e da academia, mas não são todos que conhecem os seus principais benefícios tanto para emagrecer, como para ganhar… Leia mais

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos… Leia mais

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

Benefícios do alongamento na água, o Aquaphysical!

Fazer alongamento é fundamental antes de qualquer atividade física, pois é através dele que é possível evitar diversos problemas em ligamentos e na musculatura. Há diferentes formas de realizar alongamentos,… Leia mais

Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2018

Você está pretendendo levar uma vida mais saudável em 2018 mudando a alimentação e optando por um cardápio mais fitness? Então hoje estaremos dando uma pequena ajuda, indicando uma lista… Leia mais

Jaca e seus cinco melhores benefícios para nossa saúde

A jaca é uma fruta que vem fazendo parte do mundo fitness, principalmente após a propagação de receitas saudáveis pela comunidade de veganos, vegetarianos e defensores de uma dieta mais… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.