Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Encontrar substitutos para a farinha branca/trigo pode não ser uma tarefa tão fácil, além é claro de que muitas das opções presentes no mercado possuem valores bem mais altos do que a farinha de trigo tradicional.

A não ser que você esteja fazendo uma dieta rigorosa, acompanhada por um nutricionista, dificilmente é possível escapar da farinha branca. Ela está presente em boa parte dos biscoitos/bolachas, pães e massas em geral, justamente por ser uma das alternativas mais baratas e ideais para os preparos das receitas. Mas como sempre comentamos por aqui, a farinha de trigo pode ser bem prejudicial para a saúde, principalmente pelos altos índices de diabetes dos últimos anos.

A farinha branca que normalmente passa pelo processo de refinamento, perde quantidades de até 80% de suas propriedades nutricionais, que são destruídas durante esse processo. O grão em si é rico em fibras, vitaminas e sais minerais, mas com a retirada de boa parte do grão neste beneficiamento, quase tudo isso se perde no caminho.

Quem acha que só o açúcar que adoça os refrigerantes, sucos, alimentos em geral é o responsável pela diabetes, está muito enganado, a farinha de trigo/branca possui um alto índice glicêmico, sendo uma das principais causadoras desta doença.

como-substituir-a-farinha-de-trigo

Mas não se preocupe, hoje estaremos citando 4 diferentes alternativas para a farinha de trigo e ainda disponibilizaremos o nosso chat, para que você deixe suas experiências e nos indique outras opções.

Confira 4 dicas para substituir a farinha de trigo branca

Aprenda estas dicas interessantes para substituir a farinha branca:

Farinha de Soja

A farinha de soja, que também é conhecida como farinha de soja é rica em fibras, cálcio, antioxidantes, é pouco calórica, sem glúten e é a que mais substitui a farinha de trigo nas receitas. Sua utilidade é praticamente a mesma do que a branca, sendo possível ser colocada em bolos, tortas, pães, biscoitos e massas em geral.

Farinha de Amêndoas

A farinha que provém das amêndoas é rica em proteínas e contam com gorduras boas, ótimas para equilibrar o colesterol de nosso organismo. Por ser oleosa, a farinha de amêndoas tem uma validade bem mais baixa que a de trigo, mas recomendamos que você compre somente o necessário para preparar as suas receitas do dia. Esta farinha também não contém glúten.

Farinha de Quinoa

Depois de moer o grão da quinoa, a sua farinha é ideal para ser utilizada em receitas salgadas. Não contém glúten e é rica em ômega 3 e 6.

Farinha de Arroz

Também obtida através do processo de moagem, a farinha de arroz é mais grossa, também indicada para receitas salgadas como pães e massas. É uma farinha rica em vitaminas e fibras, sem glúten, porém não deve ser consumida em grandes quantidades, pela sua grande presença de carboidratos.

Tem alguma outra indicação de substitutos a farinha de trigo? Já usou? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)