Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios
04/11/2016 Comentarios 0 3009 Visualizacoes

Conheça o Trigo Sarraceno e seus benefícios

Você já ouviu falar em trigo sarraceno ou mourisco? Hoje estaremos dedicando este texto para falar deste importante alimento, que ao contrário do que possa estar pensando, é bem diferente do trigo tradicional, muito indicado e usado em dietas e para o benefício da saúde, coisa que a farinha de trigo tradicional não é normalmente indicada para estes casos.

O trigo sarraceno é uma semente muito nutritiva, substituindo até alguns dos grãos servidos nas refeições tradicionais (arroz e feijão). A grande vantagem é que ele não possui glúten e é muito indicado para pessoas sensíveis a este tipo de alimentação. Ele é vendido cru e torrado, com cores entre o rosa e marrom.

Confira a seguir um pouco mais sobre ele.

O que é o Trigo Sarraceno?

Ele é uma planta da família Polygonaceae que também é conhecido como trigo mourisco. Os grão são consumidos, desde que as cascas que envolvem o grão sejam removidos, através de um equipamento de moagem.

O trigo sarraceno é utilizado na culinária russa, judaica e polaca como papa, que leva o nome de kacha. Na culinária ucraniana é chamado de hretchka, no prato kutia, em outras culturas como a japonesa ele é conhecido como sobá, consumido no macarrão com caldo quente e base de shoyu.

Ele é um grão/semente sem glúten, que não faz parte da família do trigo, o que ajuda pessoas a quem tem intolerância a trigo.

trigo-sarraceno-beneficios-o-que-e-como-fazer

Quais os benefícios do trigo sarraceno para a saúde?

Este trigo é muito nutritivo e rico em fibras, até mais que as encontradas na aveia por exemplo. Não possui glúten como já citamos, ideal para dietas que não utilizam alimentos com esse elemento, principalmente as mais focadas no consumo de proteínas como a Dukan. O trigo sarraceno é rico em proteínas, ferro e também contém propriedades que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL).

O trigo sarraceno também é ótimo para melhorar o trânsito intestinal e a digestão, melhorando inclusive a flora intestinal, recomendado para quem tem a síndrome do intestino irritável. É recomendado também para diabéticos, pois possui pouco açúcar e melhora os seus níveis no sangue. Previne os cálculos biliares. Por conta de seus nutrientes também melhora a saúde do seu coração. É rico em vitaminas, minerais, antioxidantes, essencial para a prevenção de doenças.

E o mais importante, é que por ser rico em fibras, o trigo sarraceno é ótimo para quem está realizando dietas, pois se expande no estômago, dando uma sensação de sacies mais rápido e também por conta da já citada, melhoria do trânsito intestinal.

Tabela nutricional do trigo sarraceno

A cada 100g de trigo sarraceno, é possível obter em média:

  • 155 calorias
  • 1g de gordura
  • 6g de proteínas
  • 33g de carboidratos
  • 5g de fibras
  • 1,5g de açúcares
  • 34mg de ferro
  • 1mg de zinco
  • 86mg de magnésio
  • 86mg de manganês
  • 118mg de fósforo
  • 6mg de niacina
  • 24mg de ácido fólico
  • 0,1mg de vitamina B6

Como fazer o trigo sarraceno?

Para preparar o trigo sarraceno, você vai precisar enxaguar as sementes ou dar uma torrada, antes de realizar o seu cozimento. É aconselhável que assim como o feijão e outros grãos, você deixe um pouco de molho, para assim retirar o ácido fítico. O tempo de molho pode ser de pelo menos 3 horas, mas aconselhamos que ele passe a noite de molho. Depois de deixar de molho, escorra toda a água e lave muito bem os grãos.

Em média o trigo sarraceno leva 30 minutos de cozimento. Coloque uma medida de trigo e duas medidas de água e pronto.

Você pode fazer bolos, pães e outras “massas”, misturar com iogurte e outros laticínios, fazer um mingau e outros itens tanto doce como salgado, que a sua imaginação mandar.

Onde encontrar o trigo sarraceno para comprar e qual o preço?

Você encontra ele em lojas onlines e físicas de cereais e produtos alimentícios, em alguns hipermercados e também nos mercados municipais de sua cidade. É bem provável que em todos esses locais você consiga encontrar.

Um pacote de 500g em média está custando entre R$ 10 a R$ 12.

Tem algo para comentar sobre o trigo sarraceno? Faz o uso dele? Deixe então os seus comentários.

Anterior Picolé cremoso FIT
Proximo Bolo de inverno com farelos Dukan

Sobre o autor

Wes
Wes 645 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Os 10 melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde

Neste artigo vamos falar sobre os dez melhores benefícios do chá de arnica para a nossa saúde, onde o chá desta planta conhecida e chamada de arnica, conta com boas… Leia mais

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

Sabemos que comer peixe é algo saudável, principalmente para o nosso cérebro e coração, mas você sabe quais são os 10 principais benefícios do peixe em nossa alimentação? Neste artigo… Leia mais

O que é Skin Lift da Nutricé?

Se você está preocupado com a sua pele durante o processo de emagrecimento, ou até mesmo sem fazer uma dieta para esta finalidade, o suplemento vitamínico Skin Lift da Nutricé… Leia mais

Quantos ovos são recomendados comer por dia?

Assim que começamos a fazer e nos interessar por academia devemos nos preocupar principalmente com a nossa alimentação e posteriormente com a série de exercícios e outras atividades que exigem… Leia mais

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta… Leia mais

Marmitas Fitness: Uma semana de sugestões para o seu cardápio

A correria do dia a dia trás inúmeros prejuízos para a nossa saúde, principalmente pela questão da alimentação. Como quase não temos tempo de preparar o nosso almoço, jantar e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.