Receita de panetone FITNESS funcional
11/12/2017 Comentarios 0 1460 Visualizacoes

Receita de panetone FITNESS funcional

Com a chegada do final de ano, a dificuldade em permanecer na dieta é muito alta, tem que ser muito focado, afinal o principal “perigo” são as mesas fartas de coisas deliciosas, porém super calóricas. Entre os alimentos típicos de final de ano (natal e ano novo), estão os panetones e para ajudar em sua dieta, hoje vamos ensinar como fazer uma receita simples de panetone fitness funcional, com menos calorias do que o tradicional e mais saudável.

Lembrando que para fazer esta receita de panetone fitness funcional é preciso verificar se os ingredientes estão liberados por seu nutricionista. Não perca o foco, afinal para ganhar peso é muito fácil, já para perder a caminhada é um pouco mais longa.

O panetone fitness é feito com farinha de arroz, linhaça, açúcar de coco, castanhas e outros ingredientes mais naturais. Confira a seguir um pouco da história do panetone, juntamente com algumas dicas sobre a versão fitness e também todos os ingredientes e modo de preparo desta receita.

Um pouco da história do Panetone

Tradicionalmente do período natalino, o panetone é uma criação (por acidente) pelo italiano de milão, Angelo Motta em 1919. Este importante padeiro fundador da companhia Motta, foi o primeiro (segundo relatos) a produzir panetones em larga escala.

Com uma massa especial doce, frutas cristalizadas e uma maciez bem típica, além do sabor de baunilha, o panetone ganhou o mundo e em diversos países a sua produção é anual e não somente no mês de dezembro. Existem hoje diversas variações, como o chocotone, a colomba paschoal, sorvetone, recheios variadíssimos e todos com sabores bem interessantes.

Em média um panetone possui 15 centímetros de altura e um peso de 500g a 1kg.

O panetone Fitness

Mas como hoje em dia tudo possui uma versão fitness mais saudável, o panetone não poderia ficar de fora desta “onda” light. Esta versão fit de panetone conta com aproximadamente 40g de proteínas, 68g de gorduras, 34g de fibras, 280g de carboidratos, valores totais e não por fatia. Além de uma boa quantidade de ômega 3 por conta das castanhas.

A receita é apenas uma sugestão mais saudável e funcional para ajudar na sua dieta e também no seu organismo. Mas você poderá adapta-la de acordo com a sua necessidade e também de acordo com os ingredientes que estão permitidos por seu nutricionista.

Nesta versão fitness, você poderá diminuir um ovo, substituir as uvas passas por outro “recheio”, colocar mais castanhas, usar açúcar demerara em vez de açúcar de coco, etc. Mas algumas opções da receita fit como a fermentação, a farinha de arroz, a farinha de linhaça, é importante manter para criar um panetone macio, funcional e de qualidade.

Você também poderá substituir as uvas passas e as castanhas por gotas de chocolate amargo e criar um chocotone fitness. Tudo vai depender de quão restritiva é a sua dieta.

receita panetone fitness fit low carb

Receita de panetone fitness funcional

Receita de panetone FITNESS funcional

Refeição Café da manhã, Lanche, Sobremesa
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo de Cozimento 25 minutes
Tempo Total 40 minutes
Serve 5 Porções
Calorias 304 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 2 Colheres (sopa) Açúcar de coco
  • 30 ml Água
  • 1 Sachê Fermento biológico
  • 1 Xícara (chá) Polvilho doce
  • 1 Xícara (chá) Farinha de arroz
  • 1/2 Xícara (chá) Farinha de linhaça
  • 3 Colheres (sopa) Açúcar de coco
  • 1 Colher (sopa) Óleo de coco
  • 2 Unidades Ovos
  • 1 Unidade Suco de laranja Suco de uma laranja
  • Raspas de Limão A gosto
  • Raspas de Laranja A gosto
  • 2 Colheres (sopa) Castanhas Picadas
  • 2 Colheres (sopa) Ameixa seca Ou uva passas

Instruções

  1. Em uma bacia coloque 30 ml de água em temperatura ambiente ou morninha, o açúcar de coco e o fermento biológico. Misture bem até que fique tudo homogêneo e então deixe fermentar por 30 minutos.

  2. Tampe o fermento com um pano limpo.

  3. Em uma bacia maior, coloque o polvilho doce, a farinha de arroz, a farinha de linhaça, o óleo de coco, as outras três colheres (sopa) de açúcar de coco, os ovos e então mexa até que fique bem homogêneo.

  4. Quando a massa do panetone fitness estiver bem incorporada, acrescente a mistura com fermento que você reservou, o suco de laranja, as raspas e as duas colheres (sopa) de castanhas, as ameixas (ou uva passa) e então mexa até deixar tudo homogêneo.

  5. Coloque a massa em uma forma para panetones, aquelas de papel, ou improvise em formas de cupcake ou outra que tiver em sua casa.

  6. Então leve para assar em forno com temperatura média de 220º por 25 minutos. Pré aqueça o forno antes.

  7. O ponto é quando a parte de cima do seu panetone fitness está douradinho.

  8. Pronto.

Tem alguma dica para melhorar este panetone fitness? Deixe seus comentários. Conhece alguma outra receita interessante para ter aqui no site? Também deixe seus comentários. Compartilhe nosso site com seus amigos e nos ajude a crescer.

Anterior "Torrada" FIT com peito de peru e creme de alho
Proximo Chocotone de natal Fitness

Sobre o autor

Wes
Wes 588 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Receitas 0 Comentarios

Panqueca de Iogurte Grego com farelo de aveia – Sobremesa

Hoje iremos aprender como preparar uma deliciosa sobremesa dukan usando apenas alguns ingredientes. Esta receita é ideal para o café da manhã ou da tarde, principalmente para aqueles que estão… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Maria Mole de claras com sabor de morango – Dukan e FIT

Quando que você poderia imaginar que é possível comer Maria Mole durante uma dieta? Hoje estaremos ensinando como preparar uma receita de Maria Mole bem proteica, feita com claras e… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Molho de acompanhamento termogênico para receitas fitness

Hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer um molho de acompanhamento termogênico para suas receitas fitness, que é muito fácil de fazer, leva menos de 10 minutos para ficar… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Ovo com cottage e páprica

Esta receita de ovo com cottage e páprica que iremos ensinar hoje é muito fácil e também rica em proteínas. Se você está com dúvidas do que preparar durante o… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Couve flor cremosa – Receitas fit

Não sei você, mas quase todas as opções de receitas que vão ao forno para serem gratinadas, são deliciosas. O queijo da um toque especial em todas elas! E na… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Salada colorida com molho de damasco light

Saladas são as principais aliadas das dietas. Muitos dos legumes e vegetais contam com os nutrientes necessários para podermos passar o dia a dia e ainda sim a quantidade de… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.