Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo? Qual o seu biotipo? É sobre este assunto que estaremos falando hoje aqui no Receitas Academia.

Um biotipo é o modelo de corpo com base no metabolismo, constituição óssea, quantidade de gordura e também a massa muscular. A união destas características define a qual grupo o seu corpo pertence. A partir daí é possível definir a melhor dieta, quantidade de exercícios e também o estilo de vida.

Mas antes de falar sobre cada biotipo, saiba que pessoas endomorfas são aquelas com um maior acúmulo de gordura. Os mesomorfos são aqueles com mais massa muscular e os ectomorfos são os mais magros, onde além da menor quantidade de gordura, também é o que possui menos massa muscular.

Independentemente do estilo de vida que levamos, a genética (biotipo) sempre vai nos acompanhar. Digamos que alguém tem um biotipo endomorfo, mesmo que hoje seja magro e com músculos definidos graças ao estilo de alimentação e prática de exercícios, a partir do momento em que parar de ter essa vida, o seu organismo tende a voltar ao biotipo original.

Certos biotipos precisam de uma luta constante para se manter.

Leia também: A mentira que comer de 3 em 3 horas emagrece.

Identificando o meu biotipo

A identificação do biotipo é feito através de medidas corporais. O profissional, que pode ser um nutrólogo, nutricionista ou educador físico, faz o aferimento do peso, altura e medidas do abdômen, quadril, etc e conclui o seu biotipo. A partir desse resultado, o mesmo profissional pode indicar a melhor dieta e rotina de atividades para manter, perder ou ganhar peso e massa muscular.

Características do biotipo ectomorfo

A principal característica de um biotipo ectomorfo é o metabolismo acelerado. Pessoas ectomorfas são magras e possuem membros mais compridos. Além dos ombros estreitos, as mulheres apresentam quadril menor e pouca gordura em áreas como os seios e bumbum. Todos deste biotipo perdem peso rapidamente, mas possuem dificuldade o ganho de massa muscular.

Normalmente o profissional de saúde indica um consumo mais elevado de proteínas, gorduras saudáveis, cereais, frutas, vegetais, leguminosas e uma ingestão maior de carboidratos saudáveis. Já com relação aos exercícios, o mais recomendado é a musculação e pilates, mas quantidades menores. Os exercícios aeróbicos tem indicação com muita moderação. Sempre o foco vai ser o ganho de massa muscular.

Leia também: Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta.

Características do biotipo endomorfo

Um biotipo endomorfo é característica de pessoas mais baixas, corpo mais largo e arredondado. O quadril é mais largo e há um maior acúmulo de gordura. O metabolismo é lento e há uma grande dificuldade para perder peso. Mas o ganho de massa muscular é mais fácil que uma pessoa de característica ectomorfo.

A dieta indicada para pessoas endomorfas é um pouco mais restrita e focada principalmente na perda de peso. Normalmente o profissional de saúde indica dietas com baixa ingestão de carboidratos (low carb). Essas dietas ajudam o organismo a se manter saciado por mais tempo. Também fica recomendado diminuir drasticamente o consumo de açúcares, alimentos ricos em gorduras ou de muita industrialização.

Já o treino indicado para pessoas endomorfas tem foco em atividades aeróbicas. Esteira, corridas, remadas, elíptico e outros que ajudam na queima de gorduras são os mais indicados. A musculação é moderada, já que há uma certa facilidade para o ganho de massa muscular.

Leia também: Top 5 melhores proteínas magras para dietas.

Características do biotipo mesomorfo

É característica do mesomorfo um corpo equilibrado. Geneticamente são magros, porém contam com boa concentração de massa muscular. Mesmo que não aconteça a prática de exercícios regularmente, o corpo tende a se manter nestas condições. Apenas o envelhecimento contribui para que o acúmulo de gordura seja um pouco maior na região abdominal, desde que não faça exercícios.

O mesomorfo tem um tronco maior, pouco acúmulo de gordura abdominal, quadril mediano e membros médios. Seu metabolismo é rápido, mas não igual ao ectomorfo.

Com mais facilidade para ganhar massa muscular, as dietas para este biotipo são equilibradas entre proteínas e carboidratos. Não é preciso executar dietas muito restritivas ou com algo mais voltado para aumentar a massa muscular. É uma dieta equilibrada com carnes magras, cereais integrais, vegetais, leguminosas e oleaginosas. Mas é preciso evitar o consumo de alimentos industrializados, carnes gordas e alimentos com muito açúcar, já que os mesomorfos também tem tendência de engordar.

Já a prática de exercícios para pessoas com biotipos mesomorfos precisa de equilibrio entre aeróbico e musculação. Tudo é feito para manter os níveis de massa muscular e gordura.

Qual o seu biotipo? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)