Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Quem está de dieta, principalmente com o objetivo de ganhar massa muscular na academia, precisa incluir proteínas magras para alcançar os melhores resultados. E para você que tem dúvidas de quais as melhores opções, hoje vamos falar sobre cinco proteínas magras para dietas.

Mas é preciso lembrar que estas proteínas, por mais que sejam magras, precisam ser ingeridas nas quantidades recomendadas por seu médico ou nutricionista. Isso porque mesmo com poucas gorduras, ainda há uma quantidade significativa de versões saturadas e trans, que em porções erradas, traz problemas para a saúde.

As proteínas são o segundo elemento mais abundante do corpo humano, só perde para a água. É o elemento essencial para a formação dos músculos, cabelos, pele, unhas e outros. As proteínas ajudam no aumento de massa magra, fundamental para dietas de emagrecimento; Também ajudam na redução de gordura, regeneração das fibras musculares e outros benefícios para a saúde.

Mas o que são proteínas magras?

A proteína magra é especificamente a união de uma alta concentração de proteínas e pouco teor de gorduras trans e saturadas. Assim além dos benefícios para os músculos, também evitam um aumento excessivo do colesterol LDL, considerado ruim. As proteínas possuem menos calorias que as gorduras, portanto opções que fornecem proteínas magras, são boas para a saúde e dietas.

Cinco melhores proteínas magras para dietas

Entre as melhores proteínas magras para dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular estão:

Frango

Uma das melhores e mais baratas fontes de proteína magra é o frango, especificamente o peito. O consumo deve ser feito sem pele, grelhado ou assado. Nestas condições, a cada 100g de carne de frango, podemos obter até 23g de proteínas. É o alimento de origem animal mais consumido entre praticantes de dietas.

Patinho

O patinho está entre as opções mais magras da carne vermelha, ou seja, a carne bovina. Rico neste nutriente, a cada 100g obtemos cerca de 21g de proteína magra. Mas o seu preparo também deve ser grelhado ou assado para evitar o aumento de gordura com a adição de óleo. Além das proteínas, o patinho também tem boas quantidades de vitaminas do complexo B e ferro.

Salmão

Uma outra fonte de proteína magra muito poderosa é o salmão. O peixe possui quase 22g de proteínas para cada 100g. Mas o seu diferencial é a quantidade de ômega 3 na sua composição. Esse ácido graxo ajuda na rápida recuperação dos músculos e no equilíbrio do colesterol. Entretanto é uma opção menos utilizada em dietas pelo seu preço alto.

Assim preparar o salmão grelhado ou assado também é a melhor opção para sua dieta.

Ovos

O ovo também é um aliado para quem busca ingerir proteínas magras em dietas. Em média cada ovo conta com 6g de proteínas magras, mas para evitar o aumento do colesterol, o consumo da clara é o mais indicado. Agora se você consome poucos ovos no dia, ingerir a gema não tem problema. É que alguns atletas consomem muitos ovos no dia.

Mas além das proteínas, os ovos são ricos em vitaminas B12, elemento que também contribui para o desenvolvimento e formação dos músculos.

Grão de bico

E para quem busca uma fonte de proteínas magras de origem vegetal, o grão-de-bico é o mais poderoso. Há outros vegetais como o brócolis que fornecem boas fontes de proteínas, mas nenhum se compara ao grão-de-bico. A cada 100g da leguminosa, obtemos em média 19g de proteínas. O brócolis que também é uma ótima fonte, fornece no máximo 6g.

O grão-de-bico também é rico em triptofano, substância que ajuda a melhorar o humor e desempenhar um treino ainda melhor na academia ou no dia a dia. Estes vegetal é muito utilizado cozido em saladas e sopas.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)