CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha
30/03/2018 Comentarios 0 1633 Visualizacoes

CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha

Você que está de dieta com toda certeza já ouviu falar no termo “carne magra“, pois a ingestão de gorduras está proibida, mas ainda sim é necessário consumir uma grande quantidade de proteínas, principalmente por aqueles que querem emagrecer e ganhar massa muscular.

Mas você sabe o que é uma carne magra? A princípio pensamos que a carne magra são as provenientes dos peixes e frango (sem pele) e não estamos errados, essas são algumas das opções. Mas a grande dificuldade é com relação aos cortes da carne vermelha, ou carne bovina como podemos chamar. Por isso hoje vamos dedicar este artigo para falar mais sobre os cortes magros da carne vermelha e tirar todas as suas dúvidas possíveis.

cortes magros carne vermelha bovina

Quais são os benefícios ao consumir carne vermelha magra?

Como já citamos, as carnes vermelhas num geral são ricas em proteínas de alto valor biológico, dos quais precisamos para manter uma alimentação regular (mas nada impede você de ser vegetariano/vegano, só que este assunto é para um outro artigo, hoje vamos focar na carne vermelha). Com o seu consumo, obtemos todos os aminoácidos essenciais para que o nosso organismo possa funcionar da maneira correta.

As carnes vermelhas também são ricas em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, uma ótima fonte de ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e outros nutrientes necessários para o nosso corpo.

As proteínas encontradas na carne vermelha magra são fundamentais na área de regeneração e renovação dos tecidos musculares, bem como o seu crescimento, sendo o foco principal por aqueles que buscam aumentar a massa muscular.

Só comendo carne vermelha magra eu emagreço e ganho massa muscular?

É óbvio que não. Tudo o que fazemos depende muito do organismo e de como executamos. Só o fato de comer carne magra não quer dizer que iremos aumentar a musculatura, nem tão pouco emagrecer. Tudo o que é exagerado não presta, já ouviu este ditado? As carnes são sim uma ótima fonte de proteínas, mas isto não quer dizer que você precisa eliminar o consumo de carboidratos. Os carbo são os que dão energia para o nosso corpo e eles também são necessários para a transformação do mesmo. Além disso é preciso praticar exercícios, consumir outros grupos alimentares, tomar bastante água, etc.

É um conjunto intente?! Não adianta ser radical. Consumir carne vermelha magra é ótimo, melhor do que carne “gorda”, mas não é tudo.

Quais são os cortes magros da carne vermelha?

Mas chega de “falação” você está aqui porque quer saber quais são os tão famosos cortes magros da carne bovina. Confira:

  • Patinho (este é o campeão de escolha, a mais magra)
  • Maminha
  • Alcatra (tire toda a gordura aparente)
  • Músculo
  • Lagarto
  • Coxão duro
  • Coxão mole
  • Filé mignon

Lembrando que não adianta nada escolher um corte magro e prepara-lo de maneira errada. Opte sempre por grelhar a carne ou cozinha-la, mas sem muito óleo. Evite banha, óleo de soja, quando não for possível evitar, use azeite de oliva.

Tempere as carnes ao seu gosto, mas não exagere no sal. O sal retém líquidos e se o seu objetivo é secar, ele pode atrapalhar bastante nos resultados.

Quais são os cortes gordos da carne vermelha?

Uma vez por mês, naquele churrasco do final de semana, sem exageros (quanta regra haha) é possível consumir os cortes que iremos citar abaixo, mas lembre-se que eles devem ser evitados ao máximo, pois são os cortes mais gordos da carne bovina. Confira:

  • Acém
  • Fraldinha
  • Contra filé (com ou sem osso)
  • Picanha (que pena)
  • Cupim (O cupim parece magro, mas no meio da carne tudo é gordura, o campeão de entupir veias)
  • Costela (e suas variações, como a borboleta)

Falando em churrasco, não é bovino mas evite também a linguiça, é pura gordura 🙂

Agora com relação aos miúdos, o fígado, por exemplo, não é gordo, mas é rico em colesterol, metais pesados, excesso de toxinas, afinal é ele que filtra boa parte da alimentação do animal. O indicado é que o seu consumo seja feito no máximo a cada 15 dias, ou uma vez por semana. Já outros miúdos é bom evitar se o seu objetivo é emagrecer.

Tem alguma dica? Gostamos de ler seus comentários e melhorar nossos artigos. Deixe-os logo abaixo e se achou interessante essa nossa publicação, compartilhe com seus amigos.

Anterior Dieta do abacaxi para emagrecer - Dieta de la piña
Proximo Bife de fígado, por que NÃO comer sempre?!

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?

Sabemos que este artigo pode não ser muito condizente com o site Receitas Academia, mas nós gostaríamos de alertar os leitores, quanto aos tipos de alimentação que mais causam malefícios… Leia mais

O que é a creatina HTpro?

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre a Creatina HTPRO, um suplemento muito usado por praticantes de atividades físicas, musculação na academia e outro treinos intensos, pois é um produto… Leia mais

Quantos ovos são recomendados comer por dia?

Assim que começamos a fazer e nos interessar por academia devemos nos preocupar principalmente com a nossa alimentação e posteriormente com a série de exercícios e outras atividades que exigem… Leia mais

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta… Leia mais

LIPO 6 – O que é? Como funciona e quais os efeitos negativos

O LIPO 6 é simplesmente o termogênico mais consumido e conhecido de todo o mundo. Ele possui diversas variações e marcas, mas a sua função é a mesma, queimar calorias,… Leia mais

O que causa barriga de chopp/cerveja?

A expressão barriga de cerveja, ou barriga de chopp é bem comum para quem possui aquela barriga saliente, principalmente entre os homens, mas será que esses derivados da cevada são… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.