O doce é um dos principais pontos fracos de uma pessoa na dieta, mas existem alguns doces que não engordam, desde que consumido moderadamente. Nos exageros tudo atrapalha a sua dieta, é preciso um equilíbrio para manter as coisas em ordem.
Hoje muitos nutricionistas não cortam radicalmente os doces das dietas. Mas é preciso ser forte e consciente para que alimentos ricos em açúcar não atrapalhem o restante da dieta. Um problema comum nestes casos é que a restrição total acaba criando uma “crise de abstinência” e quando tem a liberação para comer, faz isso compulsivamente.
Mas não se preocupe hoje vamos falar um pouco mais sobre seis doces que são menos calóricos e que podem ser uma alternativa para a sua necessidade nas dietas.
Versões diet
Praticamente todos os doces hoje em dia contam com sua versão diet (sem açúcar) ou light (menos calorias). Mas é preciso moderação no seu consumo, pois os ingredientes alternativos, podem causar tanto mal quanto o açúcar comum se for consumido com exagero. Tente equilibrar as opções e sempre siga as orientações do seu nutricionista.
Leia também: As 7 bebidas menos calóricas para o carnaval.
Seis doces que não engordam para comer nas dietas
Confira algumas opções de doces bem interessantes para sua dieta:
1. Picolé de frutas e geladinho
No verão é comum a gente exagerar no consumo de sorvetes. Mas para evitar o grande consumo de calorias e gorduras das versões de leite, que tal preparar um picolé de frutas ou um geladinho? Feito com água e frutas, dependendo da fruta não é preciso nem adoçar. Dependendo da fruta utilizada, um picolé ou geladinho pode ter em média 70 calorias. Uma ótima opção de sobremesa no calor.
2. Chocolate
É claro que estamos falando sobre chocolate meio amargo ou amargo, a opção comum possui muitas calorias. Aquele chocolatinho nosso de cada dia pode ser consumido em dietas, desde que em pequenas quantidades e nas versões acima de 50% cacau. Cada quadradinho em média conta com 30 calorias. Na versão amarga, além da saciedade por um docinho, o chocolate trás benefícios para a saúde. Para quem nunca comeu, no começo pode achar um pouco estranho, mas depois acostuma.
3. Gelatina
Rica em colágeno, a gelatina também é um tipo de doce muito consumido em dietas. Mas assim como outros doces, é preciso moderação no seu consumo. As versões normais contam em média com 70 calorias por porção. Mas para quem não quer arriscar os resultados da dieta, as versões diet, zero e light contam em média com 10 calorias apenas. Prepare vários copinhos e após as refeições principais basta pegar um para tirar aquele desejo por doces.
4. Pé de moleque
O amendoim é um alimento comum utilizado em dietas. A pasta de amendoim é muito consumida por praticantes de musculação, por suas propriedades especiais para a saúde. Já para quem está procurando um docinho para a dieta, o pé de moleque pode ser uma alternativa. Um retângulo tradicional tem em média 90 calorias.
5. Suspiro
Apesar de ser muito açucarado, o suspiro é um doce que pode acabar com a vontade por doces mais rapidamente, evitando o alto consumo de calorias. Um suspiro de 10g considerado pequeno, tem em média 24 calorias. Quatro deles, ou seja, 100 calorias aproximadamente, é o suficiente para tirar a vontade por doce. Mas aprecie um por um devagar para a sensação durar mais.
6. Doce de banana
O doce banana ou bananada como é conhecido, também é uma opção interessante para dietas. Em média uma porção, conta com 80 calorias. Mas você pode fazer versões mais light de doce de banana, inclusive opções sem adição de açúcar, pois a banana conta com frutose.
Tem mais algum docinho que você gosta e consome durante a dieta? Deixe seus comentários.