Cinco substitutos ao açúcar refinado no dia a dia
26/06/2020 Comentarios 0 83 Visualizacoes

Cinco substitutos ao açúcar refinado no dia a dia

O açúcar refinado é muito utilizado na culinária mundial, porém quando ingerido em quantidades significativas, acaba trazendo prejuízos para o nosso organismo.

Entre os principais problemas pelo excesso de açúcar no sangue está a diabetes. Por isso hoje no Receitas Academia nós vamos apresentar cinco opções que podem servir de substituto ao açúcar no seu dia a dia.

O mais legal é que não estaremos falando de adoçantes, são verdadeiramente opções mais saudáveis na alimentação.

Nutritional Yeast: O que é este suplemento vegano!

Cinco substitutos do açúcar para suas receitas

Conheça algumas opções para substituir o açúcar branco na alimentação:

1. Mel

Sim o mel pode ser um substituto para o açúcar apesar de ser mais líquido. E em relação a proporção do “doce” acaba sendo até maior, e para compensar a parte líquida, você pode acrescentar um pouco mais de algum sólido, como por exemplo, farinha integral.

Mas a vantagem do mel está na condição de que ele é um produto com vitaminas A, do complexo B e C.

Outro benefício do mel nas receitas é que ele possui antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo os radicais livres e envelhecimento precoce das células.

Conta também com efeitos expectorantes e trás benefícios para a pele, cabelo e também na absorção de ferro de outros alimentos.

2. Açúcar de coco

O açúcar de coco é uma das opções com o menor índice glicêmico. Mas é preciso estar atento a quantidade de calorias, que é basicamente na mesma proporção do açúcar refinado.

Mas por sua vez o açúcar de coco é uma boa fonte de potássio, sódio, ferro, zinco e magnésio, contribuindo até mesmo para o fortalecimento do sistema imunológico.

Porém sabemos que o açúcar branco não conta com praticamente nada de nutrientes devido a sua forma de processamento.

3. Xilitol

Para quem quer usar adoçante, recomendamos o xilitol. Ele é um adoçante natural que vem ganhando a preferência nacional, sendo extraído a partir das fibras de alguns alimentos como a ameixa e também o milho, que é o mais comum devido a alta produção no Brasil.

Este é um adoçante low carb com baixo índice calórico, bem docinho e melhor que outro adoçante natural muito usado, conhecido como stevia.

Ele é inclusive um adoçante indicado por muitos médicos para portadores de diabetes.

Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas!

4. Açúcar mascavo

O açúcar mascavo nada mais é do que o açúcar refinado, porém sem o processo do refinamento. E sem passar por isso, o açúcar mascavo acaba garantindo que a grande maioria dos nutrientes originais permaneçam.

As vitaminas e minerais do açúcar mascavo são o potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Coisa que os aditivos químicos acabam eliminando do açúcar “comum”.

Mas tudo que for adoçado com ele vai dar o sabor característico do melado da cana de açúcar, portanto é preciso adaptar o seu paladar para isso.

5. Açúcar demerara

Na escala açúcar refinado, mascavo e demerara, o demerara está entre os dois pois passa por um processo de refinamento, mas ainda conserva alguns nutrientes da cana de açúcar.

Portanto ele é uma opção para quem quer ir migrando até o açúcar mascavo. Seu sabor acaba não sendo tão forte, o que é uma boa alternativa para quem quer fazer receitas com um açúcar mais saudável, mas sem muitas mudanças no sabor.

Anterior Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas
Proximo Intolerantes a Lactose - TOP 10 melhores receitas FITNESS

Sobre o autor

Wes
Wes 748 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Lista de emagrecedores vendidos no mercado

Você está querendo emagrecer tomando remédio e gostaria de saber quais são os principais emagrecedores vendidos no mercado brasileiro? Neste artigo você irá conferir uma lista com as opções mais… Leia mais

Dicas e recomendações para preparar seus sucos naturais

Um suco para ter uma grande e significativa contribuição positiva para o nosso organismo, deve ser preparado com frutas, é preciso que ele seja o mais natural possível. Se a… Leia mais

Cinco suplementos essenciais para quem já passou dos 35 anos

O corpo é uma maquina perfeita, mas como toda máquina com o passar dos anos é natural que sofra alguns desgastes, sendo necessário a reposição e ajustes de alguns elementos…. Leia mais

O que é o BCAA Time Release

Antes de aprendermos um pouco sobre o BCAA Time Release, esteja consciente de que o seu consumo só deverá ser feito com acompanhamento médico. O BCAA Time Release 2:1:1 é… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

Remédios para emagrecer urgente

Atualmente existem diversos remédios para emagrecer urgente, normalmente a base de Fluoxetina, Sibutramina, Sertralina, Orlistat, Bupropiona e algumas versões naturais, que são capazes de realizar uma alteração no sistema nervoso,… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.