A quantidade de açúcar no sangue é um dos fatores que vem preocupando a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, onde a taxa de diabéticos tem aumentado muito, doença na qual é responsável também por outras deficiências no organismo, afetando órgãos de suma importância para a nossa saúde.
E muitos que possuem diabetes, ou tem essa tendência nem sabem ou descobrem a doença, até que o estágio esteja bem avançado, dificultando ainda mais o tratamento, desta enfermidade que não tem cura.
Justamente por não ter cura, muitos cuidados devem ser tomados para que você possa ter uma vida saudável e melhor.
Para saber se você está com muito açúcar no sangue, recomendamos antes de mais nada, antes de qualquer “dica” da internet, que você procure o seu médico e faça um exame preciso.
É recomendado que você realize ao menos uma vez por ano um exame de glicemia para estar ciente sobre a taxa de glicose no sangue.
Se você quer somente tirar algumas dúvidas antes de ir ao médico, saiba que o nosso corpo começa a dar sinais quando a taxa de açúcar no sangue está elevada e hoje estaremos falando um pouco mais sobre os sintomas.
O que causa o aumento de açúcar no sangue?
Falta de exercícios, juntamente com o consumo exagerado ou tão somente diário de refrigerantes, alimentos com base em farinha de trigo (confira nossas dicas para substituir a farinha), biscoitos recheados, bombons, doces e massas em geral, uso de alguns tipos de medicamentos, estresse, ansiedade e outros problemas de saúde podem estar ligados ao aumento de açúcar no sangue.
Cinco melhores frutas para diabéticos!
Quais os principais sintomas de elevação da glicose no sangue?
- Fome constantemente;
- Boca seca;
- Vontade de urinar constantemente;
- Cansaço extremo;
- Pele ressecada;
- Ganho excessivo de gordura abdominal;
- Visão turva;
- Dificuldade de concentração;
- Problemas ligados a estresse;
- Cicatrização de cortes e feridas muito lenta;
- Impotência sexual.
Estes são alguns dos sintomas. Repetimos, consulte o seu médico ou tão somente faça um exame periódico de taxa de glicose no sangue.
Como fazer para diminuir o açúcar no sangue?
Para baixar o açúcar do sangue, desde que você não seja diabético, pois aí terá que fazer acompanhamento médico e um tratamento específico, daremos algumas dicas a seguir:
- Consuma alimentos de baixo índice glicêmico. Evite massas de farinha branca e doces em geral;
- Faça exercícios físicos regulares. Uma caminhada de 30 minutos por dia pode ajudar muito;
- Faça refeições regulares, em uma dieta balanceada;
- Tome muita água. No mínimo 2 litros por dia. Faça sucos detox, eles podem ajudar também;
- Consuma frutas. Frutas como a cereja, pera, maçã, melão, kiwi e laranja possuem baixo índice glicêmico;
- Limão, cenoura, brócolis, quinoa, iogurte natural, Quefir, grão de bico, brotos de feijão, alfafa, feijão branco, batata doce, lentilha, nozes, castanhas, farinhas de vegetais e frutas como coco, berinjela, linhaça, banana verde, entre outras também ajudam a diminuir o açúcar do sangue.
Essa são somente algumas dicas para você que está disposto a mudar de vida.
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários, compartilhe com os amigos. Vamos tornar o site cada vez melhor.