Cinco melhores frutas para diabeticos
11/02/2019 Comentarios 0 84 Visualizacoes

Cinco melhores frutas para diabeticos

Comer frutas diariamente é um hábito muito saudável e que deve se seguido por toda a população, afinal as frutas são ricas em minerais, antioxidantes, vitaminas, gorduras boas (abacate é um exemplo) e muitos outros nutrientes que são fundamentais para manter o bom funcionamento de nosso organismo.

Porém todas as frutas contam com açúcares naturais, como é o caso da sacarose, frutose, etc. E esse fator apesar dos seus benefícios, também devem ser levados em consideração, pois há quem precise evitar ou fazer o consumo “exato” de frutas ao longo do dia para que os índices de glicose no sangue não sejam elevados, prejudicando principalmente aqueles que possuem diabetes do tipo I ou II.

Mas quais são as melhores frutas para quem tem diabetes? Pensando em quem passa por esta enfermidade é que resolvemos fazer um artigo mais detalhado sobre as cinco melhores frutas para diabéticos, que podem ser consumidas com moderação, desde que haja a indicação médica, pois cada organismo reage de maneira diferente ao processamento dos açúcares presentes nas frutas.

Diabéticos x Frutas

Apesar do alto controle dos diabéticos com relação a ingestão de açúcares, grande parte das frutas comuns do mercado são liberadas nas dietas, desde que o seu consumo seja feito em pequenas quantidades, sempre focando em opções com pouca quantidade de carboidratos e fibras (casca e bagaço). As melhores frutas para diabéticos ajudam a evitar os picos glicêmicos, picos que podem trazer sérias consequências para saúde.

As frutas com baixo índice glicêmico (55 ou menos, veja a classificação logo abaixo), são as mais indicadas para os diabéticos, pois ajudam a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue, evitando picos, que podem ser inclusive fatais dependendo o grau da diabetes.

Frutas são as melhores aliadas das dietas.

Porém no caso das frutas, o doce pode não significar que ela seja prejudicial. É preciso avaliar o IG de cada fruta, independente de ser muito ou nada doce, mas normalmente qualquer fruta é muito menos prejudicial do que sobremesas tradicionais do dia a dia.

O que é o índice glicêmico?

O índice glicêmico é uma “medida” que indica a velocidade em que os açúcares (carboidratos) presentes nos alimentos são processados e chegam até a corrente sanguínea, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue sejam alterados.

Os alimentos considerados de baixo índice glicêmico, fazem com que a glicemia seja controlada por um período maior de tempo. Essa condição também faz com que o organismo fique satisfeito por mais tempo, sendo muito indicado o seu consumo em dietas de emagrecimento. Entre estes alimentos está o farelo de aveia, por exemplo, muito usado na Dieta Dukan.

Como estão classificados os alimentos com relação ao Índice Glicêmico?

  • São considerados alimentos de baixo índice glicêmico aqueles que contam com pontuação igual ou menor a 55;
  • Alimentos de médio índice glicêmico são aqueles com pontuação entre 56 e 69;
  • E os alimentos de alto índice glicêmico são os iguais ou superiores a 70 pontos.

Os baixos são aqueles que demoram para surtir efeito na corrente sanguínea e os altos aqueles que propagam efeitos no sangue quase que imediatamente após a sua ingestão.

O que é a Carga Glicêmica?

Apesar de soar parecido, o Índice Glicêmico e a Carga Glicêmica são conceitos diferentes. A carga glicêmica tem por função avaliar a quantidade e qualidade dos carboidratos que são consumidos durante uma dieta. É considerado um alimento de baixo CG, aqueles com pontuação 10 ou menor.

Um exemplo clássico de baixo IG e CG é o morango. Esta fruta apesar de ser docinha, conta com pouquíssimos carboidratos (CG) e além disso esses carboidratos são absorvidos de forma lenta pelo organismo, evitando os picos glicêmicos (IG).

Cinco melhores frutas para diabéticos

Mais uma vez frisamos que estas frutas contam com baixos índices glicêmicos e carga glicêmica, porém elas devem ser prescritas por seu médico ou nutricionista. As cinco melhores frutas são:

  • Goiaba;
  • Maçã;
  • Morango;
  • Laranja;
  • Uva.

Goiaba: A goiaba é um alimento rico em fibras, antioxidantes e vitamina C. É um alimento que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Esta fruta é uma das mais baixas em IG e CG de todas as existentes. Confira os números:

  • IG: 20;
  • CG: 2 (Uma goiaba média).

goiaba frutas diabeticos

Maçã: A maçã é uma das frutas mais tradicionais na mesa dos brasileiros. É um alimento rico em fibras solúveis que além de serem boas para regular os níveis de açúcar no sangue, também ajudam a diminuir o colesterol e melhorar o trânsito intestinal. Seus antioxidantes ajudam a melhorar a imunidade e também a auxiliar no processo de cicatrização.

  • IG: 38;
  • CG: 7 (Uma maçã média).

Morango: Os morangos são frutas que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis por mais tempo, além da saciedade, ajudando inclusive no controle ou perca de peso durante as dietas. Essas frutas são ricas em antioxidantes, atuando sobre os radicais livres, o que diminui o desenvolvimento de doenças e o envelhecimento precoce das células.

  • IG: 40;
  • CG: 4 (Oito morangos ou uma xícara (chá) cheia).

morangos frutas diabeticos

Laranja: As laranjas são ricas em fibras solúveis, mantendo perfeito equilíbrio os níveis de açúcar no sangue e também os níveis de colesterol. É uma fruta rica em vitamina C, o que contribui para melhorar o sistema imunológico, evitando doenças e infecções.

Frutas ricas em ferro.

  • IG: 42;
  • CG: 8 (Uma laranja média).

laranja frutas diabeticos

Uva: As uvas são as frutas com com o maior índice glicêmico desta nossa seleção, porém elas contam com ótimos antioxidantes e nutrientes que ajudam a reduzir os riscos de AVC e doenças cardíacas, pelo fato de contribuírem para o melhor fluxo do sangue nas artérias.

  • IG: 50;
  • CG: 8 (Uma xícara chá).

É claro que estas são apenas uma pequena seleção das frutas que podem ser consumidas por diabéticos, sendo que algumas contam com um índice ainda menor, tanto de IG como de CG, porém estas são as mais comuns em nosso dia a dia, estando presente nas prateleiras dos mercados em praticamente todos os dias do ano.

Sempre que possível opte por frutas que contam com fibras solúveis, elas ajudam em mais de um sentido quando o assunto é diabetes e dietas de baixo índice e carga glicêmica.

Anterior Tapioca FIT de banana com queijo minas
Proximo Molho branco dukan FIT

Sobre o autor

Wes
Wes 631 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Quantos ovos são recomendados comer por dia?

Assim que começamos a fazer e nos interessar por academia devemos nos preocupar principalmente com a nossa alimentação e posteriormente com a série de exercícios e outras atividades que exigem… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

O que é Albumina Sina Cheff?

Encontrada na clara de ovo, a albumina é uma proteína com valor biológico para o nosso organismo, muito alto. Esta proteína é também encontrada no leite e no sangue, mas… Leia mais

Qual o melhor adoçante em uma dieta?

Hoje iremos falar um pouco mais sobre os adoçantes! Sejam eles os naturais como os industrializados, mas você sabe quais são os melhores/melhor adoçante para uma dieta? Qual substituto a… Leia mais

Aprenda como substituir creme de tartaro nas receitas

O ácido tartárico, também conhecido popularmente como creme de tártaro, é um ingrediente muito comum utilizado principalmente na culinária norte americana. Ele é responsável por dar uma textura cremosa principalmente… Leia mais

O que é o 100% Whey Gold Standard?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento 100% Whey Gold Standard da fabricante Optimum Nutrition, empresa que é subsidiária da Gamblia, uma líder mundial em ingredientes nutricionais, que… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.