Nutritional Yeast: O que é este suplemento vegano
16/06/2020 Comentarios 0 102 Visualizacoes

Nutritional Yeast: O que é este suplemento vegano

O Nutritional Yeast é um produto alimentar muito popular na culinária vegana, onde em algumas receitas podemos observar este suplemento/fermento como um dos ingredientes principais.

Este suplemento vegano conta com vitaminas, proteínas, antioxidantes e minerais. Ele é usado para repor elementos essenciais para a saúde de um indivíduo.

Alguns estudos já demonstraram que o Nutritional Yeast conta com excelentes benefícios para a saúde, podendo ajudar na redução do colesterol e na eliminação de ações provocadas pelos radicais livres em nosso organismo.

Podemos chamar ele também de “Fermento ou Levedura Nutricional”.

Para conhecer um pouco mais sobre ele, vamos dedicar este artigo do Receitas Academia para falar sobre este tema.

Nutritional Yeast ou Levedura nutricional

Esta é uma espécie de levedura conhecida como Saccharomyces cerevisiae. Na maioria dos países este fermento biológico é usado para o preparo de cerveja e pães caseiros, mas são diferentes dos tradicionais.

Existem diferenças bem claras entre fermento de padeiro, cervejeiro e o Nutritional Yeast.

Sanduíche vegetariano com patê de tofu!

1. Fermento para pães

Os padeiros usam um fermento biológico “vivo”. As bactérias são mortas durante o cozimento, mas contribuem para o crescimento da massa e também para dar o sabor a ele.

2. Levedura de cerveja

Este também é um tipo específico de fermento biológico, onde as células de leveduras que acabam morrendo a partir do processo de fermentação, também podem servir como suplemento nutricional, mas o seu sabor é muito amargo e praticamente intragável.

3. Nutritional Yeast

Já a levedura nutricional é cultivada especificamente para servir como produto alimentar. Seu sabor é mais agradável ao paladar, pois contam com opções de sabores mais tragáveis.

As células de levedura também são mortas durante o processo de fabricação, mas o resultado final é um poderoso produto alimentar rico em nutrientes.

Lembrando que este suplemento deve ser indicado por seu nutricionista. Se você for vegano, informe a ele essa condição para que seja passada uma dieta que supra a necessidade diária de nutrientes conforme a sua idade e biotipo.

Produção

Na produção destas leveduras nutricionais, as bactérias de Saccharomyces cerevisiae são colocadas em um ambiente rico em açúcar como o melaço, por exemplo. Lá elas ficam sendo cultivadas por diversos dias.

Depois de um período pré determinado, a levedura é desativada com calor e então é colhida, lavada, seca, desintegrada e por fim embalada para a distribuição.

Super dica de Jantar Vegano FIT completo!

Fermento nutricional fortificado e não fortificado

O Nutritional Yeast pode ser tanto fortificado, como não fortificado, onde como o próprio nome sugere, acaba sendo mais fraco do que o primeiro.

Saiba as diferenças:

Fortificado

Na versão fortificada, há uma grande quantidade de vitaminas que são adicionadas durante o processo de fabricação. Isso aumenta a quantidade de nutrientes.

Esta é a versão mais comum encontrada em lojas específicas.

Não fortificado

Já a versão não fortificada não há a inserção de vitaminas e/ou minerais, só estão presentes as que são produzidas naturalmente pelas bactérias durante a levedura.

Como são comercializados?

Para quem está em busca do Nutritional Yeast saiba que ele é vendido na forma de pó, flocos e pequenos granulados. Normalmente eles são vendidos em lojas de produtos e alimentos naturais.

Whole 30, a dieta dos praticantes de Crossfit!

7 Benefícios do fermento nutricional vegano

Confira alguns dos benefícios principais do Nutritional Yeast:

1. Baixa caloria

Esse alimento é pobre em sódio, calorias, gorduras, açúcares, zero glúten e também muito utilizado em dietas veganas. Mas ele pode ser indicado para outras dietas e estilos de alimentação também.

2. Boa fonte de nutrientes

É uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e minerais.

3. Proteína completa

Conta com proteínas completas, onde estão presentes os nove aminoácidos essenciais aos seres humanos. Em uma colher (sopa) podemos encontrar 2g de proteínas. Ótimo para dietas com pouca ou nenhuma ingestão de carne e derivados.

4. Complexo B

Nas versões fortificadas conta com boas quantidades de tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitamina B12.

A vitamina B12 é fundamental para o sistema nervoso, produção de DNA, criação de glóbulos vermelhos e também para o metabolismo energético, porém ela só é encontrada em produtos de origem animal.

Veganos e pessoas que estejam com deficiência deste nutriente devem fazer a suplementação na dieta. E o fermento nutricional é muito indicado para essa finalidade.

Muitos nutricionistas indicam nestes casos a ingestão diária de uma colher (sopa) da levedura nutricional fortificada. Essa porção contém em média 5mcg de vitamina B12, o dobro da quantidade mínima diária para um adulto.

Cardápio FITNESS de uma semana!

5. Rico em minerais

É rico em minerais como o zinco, selênio, manganês e molibdênio.

Esses minerais ajudam na regularização do metabolismo, genes, crescimento e também imunidade do organismo.

6. Poderosos antioxidantes

Os antioxidantes em uma dieta ajudam no combate aos radicais livres, que são responsáveis por danos celulares.

A levedura nutricional conta com boas quantidades de antioxidantes selenometionina e glutationina, contribuindo para a proteção contra danos causados pelos radicais livres e metais pesados. Eles ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Ao consumir alimentos ricos em antioxidantes como a Nutritional Yeast, grãos integrais, vegetais e outros, você ajuda o organismo a se defender de doenças crônicas como degeneração macular, cânceres e doenças cardíacas.

7. Bons carboidratos

Na Nutritional Yeast você irá encontrar também dois ótimos carboidratos, o beta glucana e a alfa manana. Eles ajudam a proteger o organismo de infecções, principalmente no intestino.

Esses carboidratos também estimulam as células imunológicas.

Como armazenar o fermento nutricional?

Você deve colocar o pote de Nutritional Yeast em um local fresco e sem a incidência de luz direta. Ele precisa estar fechado hermeticamente, evitando o contato com a umidade.

Desde que esteja armazenado corretamente, ele poderá durar por até dois anos.

Aplicações

Normalmente o fermento é utilizado em:

  • Molhos;
  • Espessante de sopas;
  • Polvilhado sobre receitas;
  • E para não veganos é incluso nas dietas animais para potencializar o ganho de nutrientes.

As porções diárias podem variar conforme o fabricante, mas em média é de uma ou no máximo duas colheres (sopa) diárias. Pode ser misturado a outros alimentos.

Contra indicações

Boa parte das pessoas podem fazer o consumo do fermento nutricional em pequenas quantidades, mas ele não é recomendado para alérgicos.

Pessoas que possuem problemas para metabolizar a vitamina B9, o ácido fólico, precisam ficar atento as quantidades descritas na embalagem do Nutritional Yeast.

Anterior Super dica de Jantar Vegano FIT completo
Proximo Pasta de amendoim caseira - Receitas Fit

Sobre o autor

Wes
Wes 748 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Quais são os 3 piores alimentos para a pele?

Sabemos que este artigo pode não ser muito condizente com o site Receitas Academia, mas nós gostaríamos de alertar os leitores, quanto aos tipos de alimentação que mais causam malefícios… Leia mais

Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos

O cálcio é um dos metais mais importantes para o corpo humano, sendo encontrado em grande abundância no organismo saudável e é por isso que achamos necessário dedicar um texto… Leia mais

Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas

A quantidade de açúcar no sangue é um dos fatores que vem preocupando a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, onde a taxa de diabéticos tem aumentado muito,… Leia mais

A bebida mais indicada para consumir pela manhã todos os dias

A melhor bebida para tomar pela manhã é o café com leite? Suco de laranja natural? Água? Qual seria o líquido mais indicado durante o desjejum? Hoje no Receitas Academia… Leia mais

4 alimentos brancos que são ruins para a saúde

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre 4 alimentos brancos, refinados que são um veneno para a nossa saúde, mas que estão presentes em nosso dia a dia e é… Leia mais

O que é Beef Protein Essential?

Você conhece o suplemento Beef Protein? Ele está entre um dos mais usados para melhorar a performance e recuperação muscular, principalmente depois de atividades físicas intensas. Quem está precisando de… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.