Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Um lanche ou café da manhã mais saudável é sempre bem vindo durante a nossa vida, independente de estarmos em dieta ou não.

E entre as opções mais saudáveis estão os sanduíches vegetarianos, onde além dos ingredientes serem ricos em vitaminas, as fibras dos vegetais trazem ótimos benefícios para o nosso organismo.

Um sanduíche natural é ótimo para quem está buscando reduzir o consumo de calorias nestas refeições intermediárias. Contribui para o emagrecimento e fornece energia até as refeições principais.

Aqui no Receitas Academia já temos algumas opções vegetarianas, mas vamos ensinar você como fazer um sanduíche vegetariano com patê de tofu.

Benefícios do tofu

O tofu é um alimento 100% vegetal, feito através da coalhada da soja. No vegetarianismo ou veganismo ele é o substituto dos queijos de origem animal.

É uma ótima fonte de proteínas, rico em cálcio, magnésio, ferro e também apresenta quantidades de tiamina, vitamina K, niacina, riboflavina, selênio, magnésio, ácido fólico, vitamina B6, fósforo e colina.

Serve tanto para o preparo de alimentos salgados como doces.

Mas além destas informações o tofu também trás os seguintes benefícios para a nossa saúde:

1. Prevenção de doenças cardíacas

O consumo de tofu, desde que feito regularmente, contribui para a redução dos níveis de lipoproteína de baixa densidade e também o colesterol. Assim ajuda a reduzir eventuais problemas cardíacos.

2. Aparência mais jovem

O tofu por conta de seus antioxidantes contribui para retardar o processo de envelhecimento da pele. Ele ajuda a melhorar a elasticidade e também dos músculos da face.

Há quem faça tratamento de beleza para a pele usando tofu. Basta aplicar uma porção na área desejada para que a nutrição da pele seja feita.

3. Combate o aparecimento de certos cânceres

Rico em selênio, o tofu ajuda na manutenção dos antioxidantes em nosso corpo. Com isso as células não sofrem tanto com o envelhecimento causado pelos radicais livres, o que ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, em especial os de próstata, mama e de cólon.

4. Dentes e ossos mais saudáveis

Por ser rico em cálcio, o tofu ajuda na manutenção dos ossos e também dos dentes, fornecendo o mineral para inclusive ajudar na prevenção de reumatoide e outros problemas ósseos.

5. Bom para prevenir a queda de cabelo

A proteína presente no tofu é transformada em queratina quando processada pelo organismo. Portanto essa queratina contribui para manter os cabelos mais saudáveis e por consequência evitar a queda precoce de cabelos.

Mas estes são apenas alguns dos benefícios que encontramos neste alimento. Sem exageros ele pode ajudar muito em uma reeducação alimentar.

Receita FIT de sanduíche vegetariano com patê de tofu

Como praticamente todos os sanduíches existentes, esse também é muito fácil de fazer:

Receita FIT sanduíche vegetariano com recheio de tofu

Aprenda como fazer uma receita fitness de sanduíche com tofu para o seu café da manhã ou lanche da tarde. Ingredientes, modo de preparo e dicas.

Refeição Café da manhã, Lanche
Cozinha Receita Fitness, Receitas Veganas
Keyword receita de sanduíche, receitas fit, receitas fitness, sanduíche, sanduíche de tofu, sanduíche natural, sanduíche vegano, sanduíche vegetariano, tofú
Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo Total 1 hour 5 minutes
Serve 1 Porção
Calorias 178 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 2 Colheres (sopa) Tomate Picadinho
  • 2 Fatias Pão integral De forma
  • 1 Fatia Tofu Amassado
  • 1 Colher (sopa) Azeite de oliva
  • 1 Unidade Folha de louro
  • Sal A gosto

Instruções

  1. Em uma tigela coloque o tofu, o tomate, temperos a gosto, o azeite e o louro. Mexa bem até que forme uma pasta homogênea;

  2. Retire o louro e acomode essa pasta em um recipiente fechado e então leve para a geladeira por 1 hora ou até gelar;

  3. Assim que gelar, passe o creme de tofu no pão e pronto.

Notas da Receita

Fácil não é mesmo? Lembrando que você pode implementar mais esta receita adicionando outros ingredientes. O tempero também é a gosto, desde que siga as recomendações de seu nutricionista.

Gostou? Tem dicas de como melhorar? Deixe seus comentários.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)