Quem está em busca de exercícios de emagrecimento com certeza já ouviu falar no mini trampolim. Esse adereço também é conhecido como trampolim de jump e fez sucesso principalmente entre as mulheres.
Trata-se de uma mini cama elástica, onde juntamente com alguns passos de “dança” e um ritmo envolvente, faz seus praticantes perderem boas calorias.
E para que você conheça um pouco mais sobre este exercício, hoje o Receitas Academia fará um resumo sobre as suas principais funções, benefícios, malefícios e dar dicas de como praticar as atividades.
Lembrando que toda a atividade física deve ser acompanhada por um profissional capacitado, além de um acompanhamento médico. Nada de exageros!
Top 5 aplicativos fitness de treinos gratuitos!
O que é o treino com o trampolim jump?
Esta atividade física é considerada de baixo impacto, onde desde que não tenha nenhuma lesão nos joelhos, podem até contribuir para a recuperação de outras áreas do seu corpo.
Este treino envolve dança, pulo e pesos que podem gerar uma resistência nas mãos ou nas próprias pernas. Trata-se de um exercício que movimenta todo o seu corpo e contribui para a perca de peso, desde que esteja fazendo uma dieta balanceada.
Só o fato de ter que se equilibrar no trampolim e executar os movimentos de subida e descida já exige muita força do seu corpo, mesmo em um primeiro instante parecendo “fácil”.
Quantas calorias vou perder com treino de jump?
Alguns especialistas citam que um treino no trampolim jump queima entre 8 e 15 calorias por minuto. Se adicionar os pesos, isso pode ser ainda maior.
O segredo está na força de saída juntamente com a estabilização do corpo sobre e fora do aparelho. É um treinamento de alta intensidade, aeróbico e que aumenta a resistência cardio.
Principais benefícios do mini trampolim
Para quem vê o treino no trampolim fazendo sucesso hoje, nem imagina que os americanos já usavam esse método para treinar o condicionamento físico de astronautas.
Estamos falando da década de 70, quando esse aparelho foi implementado nas rotinas de exercícios aeróbicos da NASA. Na época ficou constatado que este treinamento era equivalente a treinos de corrida.
Desde que implementada uma técnica adequada de salto e respiração, haverá o fortalecimento muscular, melhorias no cardio, perda de peso e a tonificação de todos os músculos do corpo, já que os movimentos tendem a alongar os músculos dos ombros, pernas e dos quadris.
Outro benefício está ligado a drenagem das glândulas linfáticas e estimulação do sistema imunológico. Com os saltos você acaba protegendo as articulações dos quadris, lombar e dos joelhos, dando mais força e resistência ao impacto.
O treino no mini trampolim também contribui para a sua coordenação, habilidades e reflexos.
Como fazer um treino com o mini trampolim jump?
Você pode simplesmente chegar nele e ficar pulando ou seguir uma rotina de exercícios, variando suas vertentes dia após dia. Entre os exercícios que podem ser praticados no jump estão:
1. Tracionando os joelhos
Os pés devem estar inicialmente afastados, mas um ao lado do outro. Depois estenda os braços para a frente. Na hora da movimentação puxe os braços para trás como se estivesse nadando e levante um dos joelhos formando um ângulo de 90 graus.
Depois volte os braços para a posição inicial na altura dos ombros, desça a perna e faça novamente a movimentação levantando a outra perna.
Dois minutos já é o suficiente para aquecer.
Conheça a pliometria, destaque dos treinos de Crossfit!
2. Saltando para baixo
No meio do trampolim, com os pés um pouco afastados para o equilíbrio, mantenha a cabeça no mesmo ângulo enquanto pula. Pule direcionando os joelhos para o peito, tirando os pés completamente do trampolim e então aterrisse.
Novamente faça este movimento por dois minutos.
3. Tesoura no ar
Os pés devem inicialmente estarem alinhados, bem ao centro do trampolim. Então com o movimento de pulo, jogue uma perna para frente e a outra para trás, formando uma tesoura no ar.
Na hora de pousar mantenha os quadris retos e flexione um pouco os joelhos.
Depois repita o movimento, mas jogando as pernas inversamente ao primeiro salto. Você pode fazer este movimento jogando um braço pra frente e o outro pra trás também.
O indicado é repetir este movimento por 2 minutos e descansar.
4. Polichinelos
No chão o polichinelo já é um bom exercício para agitar todo o corpo. Agora combine polichinelos saltando no trampolim e lutando para se equilibrar, isso trará um ótimo resultado.
Os pés devem estar um pouco afastados inicialmente. Então pule, mas em vez dos braços irem para cima, jogue-os para frente.
Depois de aterrissar, pule novamente e cruze os braços na altura do seu peito. Tente sempre manter o olhar fixo, você sabe que o trampolim está exatamente onde deixou.
Mais uma vez, repita o exercício por dois minutos.
5. Chute cruzado
Em cima do mini trampolim, afaste um pouco os pés. Mantenha os ombros voltados para frente. Gire o quadril para o lado esquerdo e de um chute com a perna direita para este mesmo lado.
Depois volte para posição inicial e faça o movimento para o lado direito, chutando com a perna esquerda.
Os braços lhe darão equilíbrio, portanto é fundamental jogá-los para o lado oposto do chute.
Faça os movimentos por dois minutos e descanse um pouco.
6. Chute e soco lateral
Parecido com o movimento acima, comece com os pés afastados e direcione os braços como se estivesse em defesa. Dê um salto e chute com a perna direita, e dê um soco no ar com o braço do mesmo lado.
Faça o movimento com o outro lado e repita a sequência por dois minutos.
Fortaleça os músculos do peitoral com Peck Deck Voador!
7. Saltando para frente e para trás
Inicie no meio do trampolim de jump e mantenha o corpo todo alinhado. Flexione os joelhos e então pule para frente sem cair do trampolim. Na onde aterrissar, pule para trás.
Você pode mexer os braços para se equilibrar.
Esse movimento pode ser de fora para dentro do trampolim também. Mas cuidado ao aterrissar no chão, pois o impacto será recebido totalmente por seus joelhos.
8. Pico de corrida
Que tal dar um gás na sua corrida sem sair do lugar? O movimento é bem simples, mas gera uma boa queima de calorias. Basta em cima do trampolim, alinhar os pés aos quadris e faça o movimento de corrida, mexendo inclusive os braços.
Faça essa movimentação por dois minutos e pronto.
Estes são apenas alguns dos exercícios possíveis no mini trampolim. Você pode criar uma sequência com base nos acima e adicionar outros conforme a instrução do seu educador físico.
Tem alguma dica? Deixe seus comentários.