Você está pretendendo levar uma vida mais saudável em 2023 mudando a alimentação e optando por um cardápio mais fitness? Então hoje estaremos dando uma pequena ajuda, indicando uma lista de 11 alimentos que você precisa parar de comer em 2023 para melhorar a sua saúde.
Além da lista de 11 alimentos que você deve substituir no próximo ano, recomendamos também que você passe a fazer ao menos uma caminhada de 30 minutos por dia, para auxiliar o seu corpo nesta mudança e melhorar ainda mais a condição física e saudável do organismo.
Lista de 11 alimentos para parar de comer em 2023
Desde que não haja restrições médicas e nutricionais, selecionamos uma lista com alimentos ruins para sua saúde e que você poderá parar de comer em 2023 para melhorá-la. Não é necessário parar com todos, pois cada um que você conseguir substituir por versões saudáveis, já é uma grande vitória.
1. Pão Branco
O pão francês é pobre em vitaminas, rico em glúten e ajuda a elevar os índices glicêmicos por conta de seus carboidratos simples. Em 2023 experimente trocar o pão de farinha de trigo por tapioca, pães integrais e outras versões com mais vitaminas. Lembrando que boa parte dos itens de padaria são feitos com trigo processado, é preciso fazer uma mudança bem radical. Confira dicas para substituir a farinha branca.
2. Refrigerantes
Estes que são alguns dos grandes vilões da nossa saúde, pois são ricos em açúcares, sódio e de praticamente nenhum benefício nutricional, estão cada vez sendo menos consumidos pelos brasileiros. Mas ainda é necessário muito trabalho para educar a mente em relação a saúde. Substitua-o por sucos naturais, adoçados com mel, açúcar demerara, açúcar mascavo ou adoçantes a base de stévia ou agave. Saiba como fazer um refrigerante de gengibre.
3. Queijo amarelo
Quanto mais amarelo um queijo, mais aditivos químicos e mais gorduras há nele. Substitua em 2023 os queijos amarelos, como o mussarela, por queijo minas ou cottage.
4. Sal em excesso
Você gosta de tudo bem salgado? Isso pode ser um problema para sua saúde, principalmente para enfermidades ligadas ao sistema cardíaco. Hipertensão é apenas um dos malefícios do sal em excesso. Uma pitadinha não tem problema, mas aconselhamos que passe a temperar seus alimentos com ervas e temperos naturais.
5. Barrinha de cereal
Você pode estar se perguntando, “O QUE?” Sim, citamos a barrinha de cereal, pois ela pode não ser tão saudável quanto você imagina. Elas são ricas em aditivos como a glucose de milho, açúcar e conservantes, que não trazem nenhum benefício para o organismo. Substitua a barrinha por cereais naturais, compre granola, castanhas, aveia e outros e faça uma mistura, do qual você poderá levar em saquinhos e prepara-los onde estiver ou consumir no café da manhã e lanche da tarde.
6. Margarina
Quem é que não gosta de um pãozinho caseiro quente com margarina derretida? Pode até ser muito gostoso, mas não tem nada de natural ou benéfico para a saúde. A margarina é um tipo de gordura que passa por um processo químico chamado de hidrogenação, do qual da a aparência na qual conhecemos. Entre os malefícios estão os problemas cardíacos e o ganho de peso.
7. Creme de leite
Um alimento com alta concentração de gorduras, onde a nata é transformada no creme de leite através da adição de compostos químicos artificiais, que dão o sabor e a textura que conhecemos. Essas gorduras saturadas presentes no creme de leite, elevam o ganho de peso e também podem resultar em doenças do coração.
8. Alimentos embutidos
Alimentos como salsichas/vina, nuggets e outros que são considerados embutidos são ricos em sódio e gorduras. Sem contar que boa parte é o “resto” moído e transformado neste alimento com a aparência mais “bonita”. Eles também contam com conservantes, corantes, aditivos alimentares e até mesmo substâncias cancerígenas como o nitrato e nitrito, trazendo consequências para o sistema digestivo, cardíaco entre outros.
9. Bolacha/biscoito recheado
Esse alimentos recheados, que são dados principalmente a crianças, por serem “gostosos”, também deverão ser cortados de sua alimentação em 2023. Eles são ricos em açúcar, aditivos e corantes, além de gordura saturada, colaborando para o ganho de peso e problemas ligados ao sistema cardíaco.
10. Suco em caixinha ou sucos em pó
Nós já citamos os refrigerantes, mas achamos que é importante mencionar que substituí-los por sucos em pó ou de caixinha não é uma troca nada saudável. Essas versões são ricas em aditivos alimentares, conservantes e também grandes quantidades de açúcar, tanto quanto nos refrigerantes. Suco sempre natural (da fruta), ou água.
11. Certos tipos de sorvetes
Os sorvetes tradicionais também devem ser cortados da sua alimentação. Apesar de serem extremamente saborosos, eles contam com uma grande quantidade de gorduras trans, açúcares, aditivos, corantes e conservantes para destacar o sabor e conserva-los por mais tempo. Existem alguns sorvetes mais naturais nos mercados, feitos com frutas, ou você poderá fazer o seu próprio sorvete. Temos algumas receitas de sorvetes aqui no site, confira.
Tem mais algum alimento que gostaria de incluir nesta lista? Deixe seus comentários. Achou interessante o artigo? Compartilhe com seus amigos e ajude o site a crescer.