Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal
13/05/2015 Comentarios 6 3243 Visualizacoes

Diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Com toda certeza você já ouviu falar em margarina e manteiga não é mesmo? Mas e creme vegetal? Nas receitas quando pede-se para usar manteiga, colocamos margarina achando que é a mesma coisa, por este motivo hoje estaremos falando um pouco mais sobre as variações, quais são melhores para a nossa dieta e qual destes 3 é o mais indicado e saudável.

Saiba as diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal

Margarina

A margarina é um processo de emulsão com leite ou seus derivados, juntamente com óleo ou gordura vegetal. É um produto muito gorduroso, onde pode variar de 82 a 85% de gordura e 3% de teor lácteo. Esses dados são da ANVISA.

O cheiro e sabor da margarina são característicos e ela é muito usada em receitas de bolos e massas, assim como está presente em boa parte das mesas dos brasileiros principalmente na hora do café.

margarina

Antigamente quase todas margarinas eram ricas em gorduras trans, mas hoje boa parte é feita com um complemento de óleo de dendê, que elimina a necessidade de hidrogenação, onde o resultado é também a eliminação de gorduras trans, uma das mais prejudiciais para a nossa saúde.

Manteiga

A agência nacional de vigilância sanitária informa que a manteiga possui 80% de gordura, e os outros 20% são formados por açúcar do leite, água e butirina (mais um tipo de gordura).

Uma das principais composições da manteiga são as gorduras saturadas. Além disso ela é rica em calorias e colesterol. Mesmo para aqueles que praticam atividades físicas constantes ou de alguma maneira tenham um alto consumo energético, o consumo é indicado em quantidades moderadas.

A manteiga é de fácil digestão, e pode fazer parte de uma dieta saudável, mas é contra indicada no caso de pessoas com colesterol alto.

manteiga

As marcas podem ter variações nas quantidades de gorduras e também podem ser versões com ou sem sal.

Creme vegetal

Quem realiza dietas já deve ter escutado sobre o creme vegetal, agora quem nunca fez, pode ser que desconheça desta variação de “margarina”. O creme vegetal é feito somente com gorduras vegetais e o total na composição é de 42 a 68% de gorduras.

É altamente recomendada como substituto a margarinas e manteigas em uma dieta, assim como para diminuir a ingestão de gorduras durante uma receita, ou tão somente no caso do pão com “manteiga” dos cafés.

creme vegetal

Paga nós Becel 🙂

Margarina, manteiga ou creme vegetal?! Qual é mais saudável?

A margarina é feita a base de gordura vegetal e com pouca de origem animal. Contém altos teores de gordura insaturada e também possui zero ou quase nada de colesterol.

Já a manteiga possui altos teores de gordura saturada, calorias e também contém colesterol. Por isso é importante estar atento se você queima muitas calorias, ou não possui restrições médicas para o consumo de leite ou manteiga. Mas existem diferentes versões para diferentes finalidades.

O mais saudável com toda a certeza é o creme vegetal. Ele não contem gordura animal (láctea), sua base é apenas de gorduras vegetais, conta com pouca caloria, assim como gorduras saturadas e o colesterol é zero! O creme vegetal também é rico em vitaminas E e A, assim como ômega 3 e ômega 6. Suas gorduras insaturadas ajudam na prevenção de doenças do coração.

Qual o consumo ideal diário da margarina, manteiga e do creme vegetal?

  • Margarina: Uma colher (sopa rasa) por dia. Saiba se você é intolerante a lactose, ai o consumo é zero.
  • Manteiga: Também uma colher (sopa rasa) por dia desde que não tenha restrições a lactose ou problemas de colesterol.
  • Creme vegetal: Duas colheres (sopa rasa) por dia. Ou menos, vai depender da sua dieta.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários!

Anterior Mexido com carnes e legumes - Dieta Paleo
Proximo Salada de pote Dukan - Atum

Sobre o autor

Wes
Wes 583 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Principais benefícios de uma caminhada

Sabemos que praticar exercícios trazem diversos benefícios para a nossa saúde não é mesmo? Mas será mesmo que precisamos passar horas e horas em uma academia ou fazendo opções exaustivas?… Leia mais

Probióticos, o que é? Qual a sua importância na dieta?

Você já ouviu falar em probióticos? Em algum momento de sua vida o seu nutricionista recomendou uma dieta baseada em probióticos? Saiba que eles são ótimos para o seu organismo… Leia mais

SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Todo mundo que está tentando emagrecer, em algum momento da vida vai tentar fazer uma dieta maluca, principalmente sem qualquer indicação médica e nutricional, o que é muito errado, pois… Leia mais

O que é Albumix?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento Albumix da Integral Medica, onde estaremos dando algumas informações sobre o produto, recomendações de uso, preço médio, benefícios ingredientes e mais…. Leia mais

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

Sabemos que comer peixe é algo saudável, principalmente para o nosso cérebro e coração, mas você sabe quais são os 10 principais benefícios do peixe em nossa alimentação? Neste artigo… Leia mais

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir… Leia mais

6 Comentario

    • Wes
      maio 30, 18:47 Responda

      Obrigado pela informação Magda!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.