A boa alimentação, em qualquer atividade física, é fundamental para que cheguemos a um objetivo. Mas às vezes não é suficiente para nossas necessidades de antes, durante e após o treino, pelas calorias e nutrientes que perdemos nos exercícios e que precisam ser repostos com maior ou menor rapidez. Para isso, contamos com a ajuda dos suplementos, que complementam os nutrientes que precisamos. Atualmente podemos contar com uma variedade de marcas e tipos deles. Para cada caso há um suplemento específico. A seguir, darei uma lista dos principais suplementos e suas funções.
Desenvolvimento e recuperação muscular/ Recuperação do sistema imunológico
Glutamina
A glutamina é aminoácido não essencial, bem presente no músculo- esquelético. Tem várias funções, como proliferar e desenvolver as células, oxidante, desenvolvimento e recuperação muscular/ Recuperação do sistema imunológico. Ótimo suplemento para preparação em competições. e outras.
Potência/Recuperação/Força/Aumento de massa muscular
Creatina
É o suplemento ideal para essas funções. Seu uso prático e efetivo faz com que seja o mais usado para este fim em boa parte do mundo. No Brasil ela não pode ser vendida como suplemento, ficando seu uso restrito à saúde.
Energia/ Resistência/ Perda de gordura
Cafeína e Sinefrina
Elevam o metabolismo e suprimem o apetite
Octopamina
Encontrada em algumas plantas em quantidades mínimas. Age sobre os beta-3 que mobilizam os ácidos graxos (gorduras) para serem fontes de energia. Quase não tem efeitos colaterais.
Desenvolvimento e ganho de massa muscular/Perda de gorduras
Os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) e o ZMA (zinco e aspartato de magnésio) Mantém os níveis de testosterona e GH (hormônio de crescimento) durante treinos de alta intensidade.
Glicociamina
Produz creatina no corpo
Pró-hormônios
Bom funcionamento mas podem surtir efeitos secundários. Acelera o processo de ganho de massa muscular. É preciso muito cuidado no seu uso, principalmente as mulheres seus efeitos podem ser virilizantes.
Hidroxi-isoleucina.
É usado na Creatina, para que seja transportada para o interior do músculo, sem açúcar.
Sistema imunológico/Nutrição diária/Saúde geral
Óleo de lino, DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenóico) – Procedentes do óleo de peixe – Contém os ácidos graxos essenciais , benéficos para o cabelo, pele e unhas, além da formação de células. Combatem problemas cardiovasculares, inflamatórios, dores e problemas de articulação.
Melhorar a digestão/ Imunização
Fibras em pó
Indicadas para estes fins e para aumentar sua ação, tomar com muita água.
Manter saudáveis as articulações
Condroitina e a Glucosamina – MSM (metilsufonilmetano)
Com enxofre em sua molécula mantém a saúde das articulações. Presentes no chá verde, relaxam e aumentam o metabolismo.
Saúde dos ossos e contrações musculares/Desenvolvimento dos músculos
Antioxidantes/Vitaminas/Minerais
Contém vitaminas e sais minerais que aproveitam e absorvem os macronutrientes dos outros suplementos. São antioxidantes, combatem o estresse, agem na saúde dos ossos contrações musculares.
Gostou? Concorda? Discorda? Deixe seus comentários.
Bruno
Gostei muito do conteúdo. Complementou a lista de suplementos que devo usar. Obrigado!
Wes
Obrigado pelo feedback 🙂