Bolo de banana funcional com fibras sem glúten | Receitas FIT
09/02/2018 Comentarios 0 3777 Visualizacoes

Bolo de banana funcional com fibras sem glúten | Receitas FIT

Um bolo de banana bem light, sem glúten, funcional e rico em fibras cairia muito bem no café da tarde não é mesmo? Então você está no lugar certo, afinal como está escrito no título desta publicação, hoje iremos ensinar como fazer uma deliciosa receita FIT de bolo de banana funcional com fibras sem glúten.

A receita é bem simples de fazer, só é preciso investir um pouco nas castanhas e nozes que a receita leva, afinal é uma receita funcional, onde o principal objetivo é além de alimentar, também ajudar no bom funcionamento do nosso organismo.

Esta receita é indicada para diferentes dietas, inclusive a Dukan, a partir da fase consolidação e outras que são focadas no consumo de proteínas. Esta receita de bolo funcional pode ser considerada vegetariana, mas se você substituir os ovos, por ovo de linhaça (já ensinamos aqui no site), a receita se torna totalmente vegana.

receita funcional bolo banana sem gluten fibras

Receitas sem glúten

Intolerantes a glúten são aqueles que ao consumir este elemento, presente em boa parte das receitas, principalmente as que levam farinha em sua composição, passam a desenvolver sintomas intestinais que trazem um grande desconforto como a própria diarreia constante. Além disso é possível sentir também excesso de gases, prisão de ventre e também dores estomacais.

Mas nos últimos anos, por conta de um grande número de pessoas diagnosticadas com a intolerância, foram desenvolvidas e adaptadas diferentes receitas típicas do nosso cotidiano, para que eles possam ter uma vida com menos desconfortos no dia a dia.

As receitas sem glúten, normalmente contam com ingredientes que são ricos em fibras e com nada de farinhas. O ingrediente principal, quase sempre é uma fruta ou vegetal.

Aqui no Receitas Academia contamos com uma ótima seleção de receitas sem lactose também. Confira e faça suas buscas.

Alimentos funcionais

Ultimamente estamos escutando cada vez mais sobre alimentos funcionais, mas você sabe o que é? Estes alimentos são aqueles que contam com ótimos benefícios para a saúde, seja ele completo ou com pelo menos 50% de ingredientes com funções especiais para o nosso organismo. Estes alimentos representam uma significativa redução no desenvolvimento de doenças degenerativas crônicas, como é o caso dos cânceres.

Os alimentos funcionais, ao contrário dos remédios, que podem ser utilizados de vez em quando, deverão ser inclusos em sua alimentação de maneira regular. Além dos benefícios contra doenças, eles podem fazer toda a diferença na hora de perder peso, pois boa parte deles contam com boas quantidades de fibras, o que é ótimo para o bom funcionamento do intestino, ajudando no emagrecimento.

Os alimentos funcionais contam principalmente com frutas, cereais e vegetais, mas ainda é possível incluir na lista, os peixes, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6. É possível substituir carne bovina, suína e outras por carne a base de soja, que também são ricas em proteínas, não deixando o corpo em falta deste nutriente.

Em resumo, os alimentos funcionais são aqueles que são bons para o funcionamento de nosso corpo.

 

Bolo de banana funcional com fibras sem glúten | Receitas FIT

Procurando receitas funcionais ótimas para o intestino, sem glúten? Confira esta receita FIT de bolo de banana funcional com fibras.

Refeição Café da manhã, Lanche
Cozinha Receita Fitness, Receitas Dukan
Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo de Cozimento 25 minutes
Tempo Total 40 minutes
Serve 4 Porções
Calorias 256 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 4 Unidades Bananas Maduras, mas não demais
  • 3 Unidades Ovos
  • 2 Xícaras (chá) Aveia em Flocos
  • 2 Xícaras (café) Azeite de oliva
  • 1 Colher (sopa) Fermento em pó químico
  • 1 Colher (sopa) Adoçante em pó
  • 1/2 Xícara (chá) Uvas passas
  • 1/2 Xícara (chá) Nozes Picadas
  • 1/2 Xícara (chá) Castanhas do pará Picadas

Instruções

  1. Coloque no liquidificador a aveia em flocos, as bananas, os ovos, o azeite e o adoçante e então bata por três minutos ou até que toda a massa fique homogênea.

  2. Após dar bem a liga, acrescente o fermento em pó e misture com uma colher, ou com a função pulsar do seu liquidificador.

  3. Coloque essa massa em uma refratária ou forma untada (ou forrada com papel vegetal) e então acrescente as nozes, castanhas e uvas passas. Incorpore-as a massa.

  4. Pré aqueça o forno e então leve o bolo de banana funcional para assar em forno com temperatura média (200ºC) por 15 a 20 minutos.

  5. O ponto certo do bolo é quando ele começar a ficar douradinho por cima.

  6. Está pronto, só servir.

Se você não estiver de dieta, (ó a ideia errada) sirva um pedaço deste bolo funcional com uma bola de sorvete de baunilha, fica maravilhoso. Agora se você está de dieta, seja firme, não caia na tentação desta dica 😛

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Queime e emagreça até 800 calorias pulando corda
Proximo Molho de acompanhamento termogênico para receitas fitness

Sobre o autor

Wes
Wes 661 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Receitas 0 Comentarios

Bolo doce FIT integral de Café e açúcar demerara

Buscando uma receita fitness de bolo na internet? Neste artigo você confere como fazer uma receita de bolo doce FIT integral de café e açúcar demerara. É uma ótima sugestão… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Cordon Bleu Proteico

Você gosta de receitas com nomes chiques? Hoje estaremos ensinando uma receita proteica muito simples, com um nome difícil, chamada Cordon Bleu, que nada mais é do que um filé… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Bolinho salgado de peru

Este bolinho salgado de peru é muito fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Além disto ele é de baixa caloria e rende aproximadamente oito unidades. Em dietas como a… Leia mais

Receitas 1Comentario

Pudim de monstro

A Fábrica de Monstros está de volta, recentemente completaram 1 ano no YouTube e é com grande orgulho que trazemos mais uma receita deliciosa, porém proteica e para ficar monstrão… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Chips de bresaola, presunto italiano

Aqui no receitasacademia nós já ensinamos diferentes tipos de chips, o chips de couve, chips de beterraba, de mandioquinha e outros, normalmente feitos com vegetais. Mas hoje estaremos ensinando como… Leia mais

Receitas 2 Comentarios

Lasanha bolonhesa com queijo magro

Já pensou poder comer lasanha em uma dieta para emagrecer? Na dieta Dukan é possível e ainda uma bolonhesa (carne moída) com presunto e queijo magro bem derretido. É claro… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.