Google Fitness | Conheça o aplicativo de atividades físicas Google FIT
18/05/2018 Comentarios 0 1168 Visualizacoes

Google Fitness | Conheça o aplicativo de atividades físicas Google FIT

Em meados de 2014 a Google anunciou em uma de suas convenções de tecnologia (Google I/O), o lançamento de um aplicativo de saúde e fitness conhecido como Google FIT. O app disponível apenas para aparelhos Android, foi criado com o objetivo de detalhar melhor as atividades físicas realizadas por seus usuários.

Além dos smartphones o aplicativo também conta com uma interação com os smartwatches, sendo possível realizar diversas opções de atividades físicas, sem ter que se preocupar em carregar um celular no bolso e ainda desfrutar de todos os detalhes dos exercícios.

O Google Fitness nada mais é do que um grande agregador de informações, que são rastreadas e identificadas pelos aparelhos quando são realizadas as atividades físicas. Entre as aplicações está o cálculo do tempo de duração das atividades esportivas, a quantidade de passos dados na atividade, a distância percorrida, a quantidade de calorias gastas e muitas outras funções.

aplicativo google fitness exercicios fit

É possível compartilhar os dados fitness e também excluir qualquer informação que você ache necessária.

Parceiros do Google FIT

Entre os parceiros que foram confirmados e fazem parte dos aplicativos que podem ser integrados estão o HTC, LG, Withings, Runtastic, MoovStudio, RunKeeper, Motorola e a Nike.

Principais benefícios do Google Fitness

Como já citamos, o Google Fit conta com diversos benefícios ligados as atividades físicas, e entre os principais estão:

  • Estatísticas em tempo real.

O Google Fit permite que o usuário veja em tempo real quais são os números de suas caminhadas, corridas e trajetos de bike. O app registra de forma instantânea o trajeto, elevações, ritmo e frequência dos exercícios, velocidade entre outras funções bem interessantes.

  • Tudo é registrado de forma automática.

Enquanto você pratica o exercício, o aplicativo de forma silenciosa faz a captura dos dados automaticamente.

Faça check-in nos locais do percurso.

Durante as suas atividades você poderá realizar check in em qualquer lugar, utilizando o seu smartphone e até mesmo os relógios com Android. Só é preciso estar com internet.

  • Trace metas.

O aplicativo conta com um painel de metas, onde você poderá se basear no tempo de exercícios, calorias gastas nos percursos e também na distância percorrida. O app ainda avalia o seu desempenho automaticamente e fornece opções de treino para deixar suas atividades ainda mais interessantes e desafiadoras.

  • Mix de informações.

Você poderá juntar as informações do Google Fit com a de outros aplicativos de nutrição, sono, peso, condicionamento físico e outros dos parceiros. Esses app parceiros são atualmente o Basis, Sleep as Android, Strava, Runkeeper, MyFitnessPla, Lifesum, Nike+, o Xiaomi Mi, Withings e as pulseiras Wear OS.

Como funciona a captura de dados do Google Fit?

A captura de dados do Google Fit é feita através dos sensores de movimento do seu smartphone. Portanto para ter uma coleta de dados mais precisa, é necessário ter um aparelho de melhor qualidade. O app usa o GPS para identificar a velocidade e a distância. Já outros sensores do celular fazem com que o relatório fique mais preciso.

Cardápio Fitness de uma semana!

A captura também se baseia no perfil criado por você na hora do cadastro. Uma pessoa de baixa estatura e com um peso dentro do IMC (Índice de Massa Corporal) gasta menos energia para realizar os exercícios do que uma pessoa de alta estatura e com um peso fora do IMC. Assim o app tira a média com base em cada perfil e fornece dados bem precisos.

Funcionalidades do Google Fitness

Como editar meu perfil no Google Fit?

Para editar o seu perfil no app, bastar clicar no canto superior direito, no ícone do Menu. Por lá clique em editar configurações do perfil e então realizar as alterações que você achar necessária. É possível também consultar o histórico e fazer as alterações necessárias conforme o seu objetivo final se aproxima.

O aplicativo também permite que você adicione uma série de objetivos com relação aos exercícios praticados diariamente. Clique em ‘Meta diária’, depois em ‘Definir uma meta’, uma nova janela será carregada e então será possível alterar a quantidade de tempo e distância (ou número de passos) das atividades.

Como fazer para adicionar atividades no Google Fit?

O Google Fit realiza a captura de dados a todo o momento, onde a qualidade dos sensores de seu smartphone é muito importante para que as atividades sejam rastreadas de forma precisa. No caso de aparelhos de qualidade inferiores e em momentos como uma partida de futebol, basquete, vôlei, etc o mais indicado é que você crie suas próprias atividades no aplicativo para que elas sejam rastreadas de forma inteligente.

Para adicionar estas atividades só é preciso clicar no ‘MENU’ (três pontinhos) e clicar em ‘Adicionar Atividade’. Então escolha o tempo gasto no exercício, qual atividade for exercida durante o período em que precisou de um relatório melhorado e então em alguns segundos a atividade será adicionada ao seu relatório diário.

Benefícios do peixe em nossa alimentação!

Todas as suas atividades poderão ser adicionadas ao Google Fit, sem qualquer restrição. É possível inclusive editar atividades realizadas no passado, através do período em que ela foi desempenhada. Clique em ‘Editar’ no período em que queira realizar as mudanças dos exercícios.

Conferindo os resultados do Google Fitness

É possível verificar os resultados do rastreio do Google Fit através do próprio aplicativo ou no site oficial:

Todas as metas e porcentagens de cada atividade realizada serão exibidas na tela através de círculos laranja, roxos, verdes e outros conforme cada um. Os números serão apresentados em opções diárias, semanais, mensais e até mesmo anuais.

Quanto mais informações forem adicionadas no aplicativo, melhores e mais completos serão os relatórios. Inclua a variação de pesos e outros elementos dos quais o app não pode fazer o rastreio, isso deixa o acompanhamento ainda mais garantido e a evolução física é bem evidente nos relatórios.

Como baixar e instalar o aplicativo Google Fit?

Para baixar o aplicativo Google Fit, será necessário acessar a página no Play Google correspondente ao app:

Você que já está com o smartphone Android em mãos, basta clicar no link acima e dar início a instalação. Caso não esteja, basta acessar do seu celular a Play Store e pesquisar pelo termo “Google Fit” que o app será exibido em sua tela para download.

Para instalar é muito simples, basta baixar o app, aceitar as permissões e então dar início a instalação. Após um ou dois minutos o aplicativo estará pronto para uso. O login será realizado com base no seu email do Gmail, onde após logar será possível incluir um perfil contendo as descrições de sexo, altura, peso e meta diária de treinos.

Anterior Ovos no abacate assado com Bacon
Proximo Pudim Dukan com farelo de aveia

Sobre o autor

Wes
Wes 621 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dicas academia 0 Comentarios

Duas ideias de marmita fitness para sua semana

É comum ficarmos sem ideias do que preparar durante as refeições, principalmente se estas são quando estamos de dieta. A restrição de alguns tipos de alimentos indicados por nosso nutricionista,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Como fazer SUCO VERDE para emagrecer passo a passo

Se você escolher os ingredientes certos, o suco verde pode ser um excelente aliado na perda de peso. Esse tipo de suco são super nutritivos, contêm baixo teor de gordura… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Três benefícios dos exercícios para glúteos, o bumbum na nuca!

E expressão ‘bumbum na nuca’ é bem conhecida entre as mulheres, principalmente aquelas que possuem uma rotina de exercícios na academia. Muitos destes exercícios ajudam a deixar a musculatura dos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Aeróbico ou Musculação. Qual ajuda a emagrecer?

Sempre que estamos em busca de emagrecer, nos deparamos com algumas dúvidas, principalmente as que estão relacionadas aos tipos de exercícios que devem ser praticados. Na academia normalmente podemos nos… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Queime e emagreça até 800 calorias pulando corda

Esta atividade comum para crianças das décadas de 80 e 90 conhecida como PULAR CORDA, é muito utilizada até os dias atuais por lutadores, maratonistas e outros praticantes de esportes,… Leia mais

Dicas academia 0 Comentarios

Alongamentos para a Coluna! Sete exercícios simples em casa

O alongamento é algo que ajuda a liberar a tensão dos músculos e articulações de nosso corpo. Quando deixamos de efetuar alongamentos, principalmente antes de realizarmos atividades físicas, sejam elas… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.