Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação
09/04/2018 Comentarios 0 124 Visualizacoes

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

Sabemos que comer peixe é algo saudável, principalmente para o nosso cérebro e coração, mas você sabe quais são os 10 principais benefícios do peixe em nossa alimentação? Neste artigo estaremos debatendo um pouco mais sobre as vantagens de comer peixe sobre o nosso organismo e também apresentando 5 ótimas receitas aqui do Receitas Academia com peixe, que poderá fazer parte do cardápio semanal de sua dieta.

Os peixes contam com uma grande concentração de proteínas complexas, aquelas que possuem todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo. Também são uma boa fonte de vitaminas e nutrientes, como o ômega-3, ômega-6 e ácidos graxos que são importantes para o nosso cérebro.

beneficios consumo peixe saude

A recomendação nutricional do consumo de peixe é de ao menos 3 vezes na semana. Sabemos que preço do quilo do peixe não é tão barato, principalmente nas versões sem espinhos como o filé de tilápia e/ou merluza, alguns dos mais consumidos, mas compare os valores e benefícios com a carne vermelha, por exemplo. Hoje está mais barato comer peixe do que boa parte dos cortes bovinos.

4 espécie de peixes que devem ser evitados

Chegou a hora de incluir mais peixe em suas refeições.

Comer PEIXE – 10 benefícios do peixe em nossa alimentação

  • Uma ótima fonte de nutrientes.

Peixes “gordos”, aqueles que possuem mais gorduras são ótimos para a nossa saúde. Apesar de parecer errado comer gordura de peixe, afinal em outros animais é necessário evita-los, os peixes que possuem uma grossa camada de gordura são aqueles que possuem mais nutrientes lipídicos, como por exemplo, a vitamina D. A quantidade de ômega-3 nestas “versões” também é muito maior.

Iodo, minerais, vitaminas e também as famosas proteínas complexas estão entre os benefícios dos peixes em nossa alimentação.

  • Peixe é ótimo na fase de desenvolvimento.

Hoje vamos falar bastante do ácido graxo ômega 3. Esse nutriente é essencial durante a fase de crescimento de bebês e crianças. Ele faz parte do desenvolvimento do cérebro e também dos olhos e outros órgãos de nosso corpo. O consumo de peixe durante a gravidez é indicado por nutricionistas desde que as opções de peixes escolhidos sejam com baixa concentração de mercúrio, o que pode causar o efeito contrário no cérebro dos bebês. Neste caso os peixes mais indicados são a truta, sardinha e o salmão, uma ou duas vezes na semana apenas.

  • Os peixes x AVC e doenças cardíacas.

Quem come peixe ao menos duas vezes por semana, tem menos chances de sofrer AVC e infartos, diminuindo inclusive o risco de morte por derrame e ataques cardíacos. Os peixes gordos que são ricos em ômega 3 e 6, são altamente indicados para diminuir o risco de doenças ligadas ao coração e também ao cérebro.

  • Benefícios dos peixes contra a depressão.

Sim apesar de parecer algo isolado, as depressões acontecem por conta das alterações de sentimentos, falta de energia, socialização, ansiedade e outros fatores emocionais, onde o consumo de ácidos graxos (ômega-3) podem diminuir os efeitos da doença no corpo e aumentar o poder dos antidepressivos. Isso ocorre por que este nutriente ajuda a melhorar o equilíbrio hormonal, principal fator que desencadeia a depressão. É claro que neste caso, o tratamento deverá ser acompanhado por um profissional.

  • Aumento de massa cinzenta e diminuição de doenças degenerativas

Com a chegada da idade, o processo de envelhecimento acaba afetando o nosso cérebro, isso é algo normal, onde todos nós iremos passar um dia. Mas o consumo de peixe durante a vida pode diminuir as chances de desenvolver doenças degenerativas graves como é o caso do Alzheimer. Alguns tipos de cânceres ligados a degeneração cerebral também podem ser reduzidos com o consumo regular de peixes.

O fato que pode estar ligado a diminuição destas doenças é por conta da massa cinzenta de nosso cérebro, o principal tecido funcional deste órgão. Com o consumo de peixe esses neurônios que são responsáveis por armazenar nossas memórias, são mais saudáveis e estão em maior quantidade, diminuindo assim as taxas de declínio ao longo dos anos.

  • O consumo de peixe e a asma

Este é um benefício exclusivo para crianças. O consumo de peixe pode diminuir a inflamação crônica das vias aéreas, algo que foi comprovado com estudo nos últimos anos. Isso não quer dizer que a enfermidade estará erradicada nas crianças que comem peixe regulamente, mas as chances do desenvolvimento será menor.

  • O benefício do consumo de peixes e a diabetes

O óleo de peixe diminui os riscos de desenvolvimento de doenças consideradas auto imunes como é o caso do Diabetes Tipo 1. Isso ocorre por conta da boa quantidade de vitamina D e também do nosso querido ômega 3. Doenças auto imunes são aquelas que o próprio sistema imunológico acaba destruindo tecidos saudáveis de nosso organismo, através de um “engano”. No caso da diabetes tipo um, o sistema imunológico destrói as células que produzem insulina em nosso pâncreas.

  • Os benefícios do consumo de peixe e a qualidade de nosso sono.

Pessoas que possuem dificuldade de dormir ou ficam variando durante a noite podem estar sofrendo da falta de vitamina D no corpo. O consumo semanal de peixe pode ajudar a diminuir estes efeitos e melhorar a qualidade do sono. Lembrando que a falta de vitamina D pode ser apenas um dos fatores que te levam a dormir mal.

  • Diminuição dos problemas de visão.

Quanto mais velhos vamos ficando, mais fracas as nossas vistas ficam. Isso é considerado uma degeneração normal da idade. Mas em muitos casos a degeneração macular pode ser grave, podendo desenvolver a cegueira e é nessa que o consumo de peixe entra. A ingestão regular de ômega 3 pode prevenir doenças ligadas a degeneração das vistas, trazendo ótimos benefícios para os nossos olhos.

  • Tempo é dinheiro, sabor é essencial

Na era em que não temos tempo para mais nada e que o grande consumo de comida japonesa está em alta, a ingestão de peixes vem sendo cada vez maior. O preparo do peixe é muito rápido e prático, as vezes basta um tempero ou até mesmo sem nada, apenas um corte bem feito e pronto. Os peixes combinam com diversos outros alimentos saudáveis e podem ser uma boa alternativa para a sua dieta.

Recomendamos que compre o peixe para consumo em peixarias, na versão “fresca”. Quando congelados eles perdem o sabor e boa parte de suas propriedades.

5 receitas deliciosas com peixe

E nada melhor do que fazer o consumo de peixe com ótimas receitas não é mesmo? Confira 5 das melhores que foram publicadas aqui no Receitas Academia.

  • Peixe ao molho branco FIT dukan

Ingredientes da receita

Instruções de preparo

  1. Coloque o peixe em um prato ou bacia e então tempere-o com sal e limão. Você pode colocar outros temperos, mas cuidado com as indicações da dieta.
  2. Deixe marinar por 5 minutos.
  3. Enquanto isso prepare o molho branco. Em um potinho que possa ir ao micro-ondas, coloque todos os ingredientes do molho e então mexa até que fique completamente homogêneo.
  4. Leve o molho ao micro-ondas por 30 segundos, só para dissolver bem os laticínios.
  5. Coloque o peixe para grelhar em uma frigideira antiaderente, sem óleo. Em outras dietas você poderá colocar uma colher (chá) de óleo de coco.
  6. Então deixe o peixe no ponto que lhe agrade.
  7. Assim que ele grelhar, espalhe o molho branco por cima e então é só servir.
  8. Caso ache o filé desajeitado, corte o peixe em tiras após grelhar. Se você cortar antes, é provável que ele esmigalhe.

Prontinho! Uma receita fitness deliciosa.

Confira na íntegra.

As outras 4 confira clicando nos links a seguir:

Tem mais alguma dica? Conhece mais algum benefício do peixe para a nossa saúde? Deixe seus comentários e compartilhe.

Anterior Peixe ao molho branco FIT - Dukan ataque
Proximo Pudim de leite Fitness sem leite em pó

Sobre o autor

Wes
Wes 566 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Frutas que possuem ferro

Ter uma dieta balanceada com uma boa quantidade de ferro é ideal para combater, prevenir ou tratar a anemia. O ferro de origem vegetal é indispensável para o nosso organismo… Leia mais

Limão ajuda a emagrecer ou engordar?

Você sabe se o limão ajuda a emagrecer ou engordar? É claro que esta é uma dúvida simples de resolver, afinal o limão é considerado um fruto de caloria negativa,… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

Os benefícios da manga para a sua saúde e dieta

A manga é o fruto da árvore mangueira, nativa do sul e do sudeste da Ásia com plantações encontradas em seus primórdios desde o leste da Índia até a região… Leia mais

PIS – Proteína isolada de soja ajuda a emagrecer

Você que já fez dieta alguma vez na vida, ou faz receitas com a intenção de emagrecer, com certeza já ouviu falar na sigla PIS. Mas o que é PIS?… Leia mais

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta