Uma abóbora refogadinha, doce de abóbora e outros itens que podem virar receita através desta hortaliça são uma delícia não é mesmo? Mas você sabe quais são os principais benefícios da abóbora para a nossa saúde? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre ela e porque deve ser usada em sua dieta para emagrecer.
Os nutrientes principais das abóboras são proteínas, carboidratos, sódio, potássio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, C, E e quase nada de gorduras. Sua principal composição é água e fibras, o que além de ser ótimo para evitar diversas doenças em nosso corpo, ainda é de importante função no nosso sistema digestivo.
No caso da abóbora jerimum (moranga) a sua coloração forte colabora para a prevenção de doenças cardiovasculares e também no combate dos radicais livres, sendo um importante antioxidante. Já todas as qualidades são importantes na redução de problemas de vista, derrames e alguns tipos de câncer “comuns” na população.
Em 100g de abóbora cozida podemos encontrar apenas 26 calorias em média. Por esse e outros pontos de sua composição a abóbora é uma forte aliada a quem está procurando emagrecer, principalmente pelo fato de trazer uma sensação de sacies mais prolongada quando comparada com outras verduras e legumes.
Além da polpa, as sementes de abóbora também possuem seus benefícios para o nosso organismo, entre eles estão a redução do colesterol ruim LDL devido ao fato de serem ricas em fitoesteróis e também melhora no humor, apetite e sono graças ao aminoácido triptofano, um dos principais responsáveis na produção de serotonina em nosso corpo.
Está esperando o que para incluir a abóbora em sua dieta? A melhor forma de preparo é através do cozimento a vapor, onde perde menos nutrientes, mas você pode usar a criatividade na cozinha.
Confira também:
Receita de doce de abóbora com coco light
Receita de torta de panquecas com abóbora