A polenta é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, só perdendo para os tradicionais arroz e feijão do nosso dia a dia. Isso porque é um alimento bem completo, contendo nutrientes fundamentais para a nossa saúde e principalmente por não ser tão caro.
Como aqui no Receitas Academia contamos com diversas receitas cujo o ingrediente principal é a polenta, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre quais são os principais benefícios dela em uma dieta.
Conhecendo polenta
O grão de milho cozido conhecido como “polenta”, é um alimento muito utilizado como ingrediente principal em diversas receitas, podendo também fazer parte do acompanhamento de outros pratos.
É utilizada também para a criação de pães e até mesmo sobremesas.
Hoje há diversas marcas de polenta no mercado e inclusive algumas são enriquecidas com minerais e vitaminas, o que aumenta o valor nutricional para nossa dieta.
Polenta FIT recheada com legumes à vapor!
Normalmente ela é feita em água, mas se o objetivo é fazer uma receita ainda mais nutritiva, é possível em algumas ocasiões trocá-la por leite.
As polentas contam com proteínas e uma boa quantidade de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a constipação e ajudando no emagrecimento.
Benefícios da polenta
Além de ser um alimento rico em nutrientes, a polenta é um prato livre de glúten, ótimo para intolerantes e aqueles que desejam experimentar algo mais saudável, porém consistente no dia a dia.
Uma polentinha com frango, tem um rico poder nutricional, dando a força necessária para qualquer ocasião.
Outro benefício importante do consumo de polenta em uma dieta é que este alimento é rico em carboidratos complexos, ou seja, aqueles que são processados lentamente pelo organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.
A vitamina A presente neste alimento também é ótima para a saúde dos pulmões, rins e do coração.
Para uma dieta a polenta apesar de parecer um alimento pesado, desde que consumida com moderação é ótimo para aqueles que pretendem emagrecer. Isso porque ele é naturalmente pobre em gorduras. A cada 100g, encontramos apenas 70 calorias.
Como fazer polenta fitness muito fácil!
É também uma boa fonte de zinco, magnésio e ferro.
Carotenóides
Este alimento é também uma ótima fonte de carotenóides. Estes compostos ajudam a diminuir certos tipos de doenças, principalmente alguns tipos ligados a saúde ocular e até mesmo cânceres.
Conhece mais benefícios da polenta? Deixe seus comentários.