8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde
21/08/2017 Comentarios 2 6727 Visualizacoes

8 benefícios do shimeji cogumelo para sua saúde

O cogumelo shimeji é um alimento muito nutritivo, tradicional nas receitas japonesas e chinesas, da qual dizem que é uma das mais saudáveis. E hoje para te convencer a incluir o shimeji em seu cardápio, estaremos falando um pouco mais sobre a sua história, informação nutricional, contando sobre os 8 principais benefícios para a saúde e também apresentando no final deste artigo uma deliciosa receita de shimeji na manteiga, que é de dar água na boca.

O Shimeji

Um dos mais difundidos e gostosos cogumelos do mundo é o Shimeji. Tradicionalmente este alimento faz parte das refeições japonesas, chinesas e de outros países orientais, mas ele vem ganhando outros países como o Brasil por exemplo, nos últimos anos. Junto com o shitaki, o shimeji trás ótimos benefícios para a saúde, pois são ricos em nutrientes como proteínas ricas em aminoácidos essenciais, porcentagens altas de ácidos graxos polinsaturados, minerais como o fósforo, manganês, ferro, cálcio e potássio. Também é rico em vitaminas B1, B2, B7 e C.

É bem interessante que você comece a fazer a inclusão do shimeji em sua dieta, para melhorar a sua saúde de hoje em diante.

beneficios shimeji receita nutrientes cogumelo

Informações nutricionais do cogumelo shimeji

Uma xícara (chá) de shimeji contém:

  • 33 calorias
  • 3,17g de proteínas
  • 6,11g de carboidratos
  • 0,42g de gorduras
  • 1,05g de açúcares
  • 2,3g de fibras
  • 17mg de sódio
  • 399mg de potássio
  • 0g de colesterol
  • 0,019g de gordura saturada
  • 0,01g de gordura monoinsaturada
  • 0,038g de gordura poliinsaturada

Os principais benefícios do shimeji para a saúde

Se você estava buscando motivos para incluir o shimeji em sua dieta daqui pra frente, confira quais são os 8 principais benefícios deste cogumelo para a nossa saúde:

Bom contra a osteoporose. O cogumelo conta com boas fontes de minerais que juntamente com uma dieta balanceada de cálcio, pode trazer benefícios contra a osteoporose.

É rico em vitamina B12. Esta vitamina é fundamental para a produção de melatonina, item do qual melhora a capacidade de concentração e também da memória.

Melhora o sistema imunológico. Com seus nutrientes, o shimeji faz com que o seu sistema imunológico seja melhorado, evitando ou amenizando doenças, desde as mais graves como o diabetes, até as menores como um resfriado.

Benefícios contra o câncer. A doença do século, segundo alguns estudos, o shimeji que é rico em fibras, ajuda na prevenção de atividades tumorais, diminuindo os riscos de câncer em diversas áreas do corpo.

Na pele. Como os cogumelos são ricos em lisina, a sua pele terá um ar mais jovial, por que este é um importante nutriente na formação do colágeno.

Carne vermelha. Assim como a carne vermelha, mas de origem vegetal, o shimeji é rico em fibras, vitaminas, minerais e uma boa quantidade de proteínas, onde desde que com autorização médica, pode substituir uma porção de carne de uma de suas refeições principais.

No emagrecimento. Se tratando de quem está na dieta, o shimeji contém apenas 33 calorias para cada xícara (chá), em média 100g do cogumelo. É uma ótima opção para suas refeições, trazendo diversos nutrientes e também uma sensação de saciedade um pouco mais prolongada, o que ajuda a emagrecer.

Ajuda a evitar doenças do coração. Por conta da boa quantidade de potássio presente em seus nutrientes, o shimeji também trás benefícios contra doenças cardiovasculares, melhorando a saúde do coração. Mas é preciso prepara-lo da maneira correta, evitando o uso de muito óleo ou gorduras maléficas para o sistema cardiovascular.

Uma receita gostosa com cogumelo shimeji

E nada melhor do que por em prática tudo que aprendemos e fazer uma deliciosa receita com cogumelo shimeji, para absorver os seus nutrientes. Estaremos ensinando uma receita das mais tradicionais, o shimeji na manteiga, bem comum na culinária oriental e também nos pratos feitos por aqui.

Ingredientes:

  • 200g (uma xícara chá) de Shimeji
  • Uma colher (chá) de açúcar
  • Uma colher (sopa) de manteiga (não é margarina)
  • Uma colher (sopa) de cebolinha picada
  • Duas colheres (sopa) de molho shoyu

Modo de preparo:

  • Pique o shimeji em lâminas ou em pedacinhos.
  • Em uma panela antiaderente, coloque a manteiga e espere derreter em fogo baixo.
  • Acrescente o shimeji picado e refogue-o por dois minutos, até que ele comece a diminuir.
  • Após esse período, acrescente o shoyu e o açúcar e então deixe cozinhar por mais dois minutos.
  • No final, acrescente a cebolinha, mexa e então é só servir.

Fácil não é mesmo? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Espetinho de frango empanado com farelo Dukan
Proximo Macarrão Shirataki ao molho curry bolonhesa Dukan

Sobre o autor

Wes
Wes 711 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Suplemento Hica Max

Hica Max é um poderoso suplemento fabricado pela empresa Labrada, que tem por principal função estimular o crescimento muscular. E hoje estaremos falando um pouco mais sobre esta opção para… Leia mais

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos… Leia mais

Farinha de glúten – Quais seus benefícios?

A farinha de glúten é diferente da farinha sem glúten. É importante frisar isto pois muita gente que está realizando uma dieta, como a Dukan, acaba confundindo ambas pelo fato… Leia mais

O que é Consciência Corporal nas rotinas de academia?

Você conhece os limites do seu corpo na academia? A consciência corporal é desenvolvida ao longo dos seus dias de treinamento, onde o corpo e toda a sua musculatura acaba… Leia mais

Os benefícios do Ovo de Codorna em uma dieta FITNESS

Você treina diariamente na academia e também faz o consumo do Ovo de Codorna em sua Dieta Fitness? Hoje estaremos dedicando este artigo para falar sobre os principais benefícios deste… Leia mais

Abuse das frutas, elas são suas maiores aliadas a Dieta

Apesar de muitos citarem que não é bom ingerir muitas frutas durante uma dieta por conta da frutose, o açúcar natural das frutas, nós acabamos discordando totalmente neste assunto. Grande… Leia mais

2 Comentario

  1. Lu
    janeiro 27, 09:05 Responda

    Olá! A vitamina B12 somente é encontrada em alimentos de origem animal.

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.