A aquafaba é um “caldo” resultado do cozimento de leguminosas como o feijão, lentilha e o grão de bico. É um item essencial na culinária vegana, pois é capaz de substituir a clara no preparo de clara em neve. O resultado é bem semelhante ao do ovo, mas sem nada de origem animal.
A aquafaba é feita destes vegetais, justamente por serem opções ricas em amido. Quando eles passam pelo cozimento, a água é absorvida e o vegetal incha e se parte. Assim os polissacarídeos, amilopectina e amilose penetram na água, ficando com uma consistência mais viscosa.
Essa viscosidade quando aplicada em certas receitas, é capaz de dar a consistência mais firme como é o caso da clara em neve vegana. Mas a aquafaba também é um bom substituto ao leite, sendo utilizado também por intolerantes à lactose.
Leia também: Cardápio FITNESS de uma semana.
Benefícios e informações para dietas
Uma colher (sopa) de aquafaba conta com aproximadamente cinco calorias. É um alimento com poucas calorias, mas também possui poucas proteínas e outros nutrientes. Há poucas quantidades de ferro e cálcio também, mas é interessante complementar a dieta com alimentos que sejam ricos nestes nutrientes.
O ideal é utilizar a aquafaba apenas como um complemento para preparar outras receitas. Ela é muito utilizada como substituto ao ovo, mas não como fonte nutricional equivalente, apenas pela questão da consistência.
Como o seu preparo é partir do caldo das leguminosas, a verdadeira fonte de nutrientes fica na leguminosa e não no caldo.
Um dos maiores benefícios está ligado a pessoas com distúrbio hereditário, onde os níveis sanguíneos ficam com excesso de fenilalanina, um aminoácido. O problema está ligado a um problema genético, que dificulta a produção de uma enzima capaz de quebrar e diminuir estes níveis. Com o pouco teor de proteínas, isso ajuda pessoas com PKU.
Sabe mais sobre a aquafaba ou utiliza ela em sua dieta? Deixe nos comentários.