Saiba mais sobre esta receita ou artigo

Você sabia que existe uma alga marinha considerada o caviar vegano? Encontrada em regiões costeiras, a Uva do Mar, como ficou conhecida, trata-se de uma alga marinha com sabor salgado e trás uma sensação semelhante ao caviar ao ingeri-la. Mas além do sabor, a sua aparência também é semelhante a ovas de peixe.

Proveniente das regiões costeiras do Indo Pacífico, a planta caulerpa lentillifera passou a seu utilizada por piscicultores das Filipinas na década de 1950. O principal interesse foi pelas algas se adaptarem bem aos tanques de peixes.

Leia também: Caldo verde detox com algas.

Características nutricionais

As pequenas bolinhas das uvas do mar contam com uma boa fonte de proteínas e antioxidantes. É um alimento com poucas calorias, ricas em ácidos graxos, sais minerais, vitaminas e outras fontes nutricionais. Ela é muito explorada porque além de ser uma fonte de nutrientes, também é uma planta de rápido crescimento.

O alimento vem sendo muito explorado na cultura vegana e em alguns países serve de estudo para a produção de alimentos futura. Com o crescimento da população mundial, encontrar novas fontes renováveis de alimentos, principalmente os de rápida reprodução é um dos desafios do próximo século.

Estudos como o publicado na revista Alga Research, estão testando a uva do mar em exposição de radiação luminosa, para verificar se a produção de radicais livres nocivos acontecem. Para a sua proteção, a alga forma mais antioxidantes (vitaminas E, C e beta caroteno), além de polifenóis.

Em um resultado prévio, as algas como as uvas do mar, trazem benefícios para a saúde como outras frutas consideradas “super frutas”, como é o caso da romã e goji berrie. Essas frutas trazem benefícios para amenizar efeitos de doenças como a diabetes e problemas cardíacos. Assim o benefício acontece por conta do seu alto teor de antioxidantes.

Como consumir

O consumo do caviar vegano pode ser cru depois de uma boa limpeza em água corrente e ficando de molho. E ele é utilizado com molhos, saladas ou em pratos típicos da culinária oriental. Mas ainda é um alimento pouco falado na cultura ocidental.

Aprenda também: Receita FIT de Quinoa com Algas.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)