Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo indicado para substituir os adoçantes tradicionais, o açúcar refinado e também em boa parte das opções o mel.
Este adoçante natural é ótimo para ser uma alternativa a mais nas dietas. Estaremos contando um pouco mais sobre sua história, benefícios para a saúde, onde encontrar para comprar o xarope e também dando algumas indicações de uso.
O que é o agave?
O agave/ágave é uma planta de origem mexicana, muito semelhante ao cacto, com folhas finas e compridas, que fornece um néctar doce, onde ao ser extraído e beneficiado, se torna um adoçante orgânico muito bom para substituir os adoçantes tradicionais, o mel e também o açúcar.
Ele vem sendo usado por muitos que estão de dieta, por conta de que o xarope de ágave é mais doce que o açúcar tradicional, porém conta com a vantagem de não possuir um índice glicêmico muito alto. Este adoçante se transforma mais lentamente em glicose, evitando os picos de insulina e também dando uma sensação de saciedade, por um período maior de tempo.
O xarope de agave possui uma cor semelhante ao caramelo do mel, porém a sua textura é mais fina e leve do que o mel. Ele é rico em ferro, zinco e magnésio, sendo muito usado em dietas justamente por seus minerais, por ser 25% mais forte em relação a adoçar do que o açúcar e também por possuir um valor calórico menor.
A história do agave
O Agave, que é uma palavra derivada do grego Agavos, tem por significado a palavra “Ilustre”. Este nome se deve ao mito de uma filha de Cadmo, a deusa Mayheul, da cultura Asteca, que possui esta planta como símbolo e foi adotada por nome desde o século 18. Na mitologia esta planta representa a longevidade, fertilidade, festividade e também a saúde. Para o povo Nahuatl, provenientes do oeste do México, a planta era adorada por representar o poder da deusa em relação a chuva, colheitas e também sobre o vento.
O povo Nahuatl produzia uma bebida que era chamada de Pulque, que era feita com a fermentação da planta agave, onde esta era usada com a finalidade medicinal e também em cerimônias religiosas do vilarejo.
Os primeiros usos do agave, datam de mais de 10 mil anos, sua finalidade era para o uso das fibras e também como alimento. A partir dos descobrimentos, a planta foi exportada para o Velho Mundo em 1520, sendo que em 1580 existem relatos históricos que ela fazia parte da alimentação dos povos astecas e nativos da região florentina.
Principais benefícios do agave
Alguns dos principais benefícios do Agave para a nossa saúde são:
- A quantidade de sais minerais, sendo rica em potássio, ferro, cálcio e magnésio.
- A função de laxante, sendo muito indicada para problemas de prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.
- Ajuda na prevenção de osteoporose.
- Conta com funções emolientes.
- Seu baixo índice glicêmico ajuda a prevenir a diabetes, mas não para controlar.
- Funciona como antisséptico bucal natural
- É um ótimo diurético natural.
- É usada no tratamento de úlceras no estômago.
- Conta com enzimas que ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo intestino.
- Ajuda a combater à artrite.
Sugestões de consumo do agave
Você poderá consumir o agave adoçando bebidas quentes e geladas, como chás e cafés, também adoçar granolas, iogurte, salada de frutas, sucos detox, incluir em receitas que levem o açúcar tradicional ou adoçante. Você pode também fazer caldas para espalhar em sobremesas. Há quem substitua o mel por xarope de ágave. As opções de uso são bem variadas.
Onde comprar o xarope de agave?
Você irá encontrar para comprar o xarope em casas de produtos naturais, lojas especializadas, mercados municipais e também em alguns hipermercados. É possível achar facilmente na internet, em sites como www.natue.com.br, onde os valores estão a partir de R$ 29* por um potinho com 300g, neste ano de 2017.
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.