Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça
03/08/2017 Comentarios 0 3211 Visualizacoes

Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça

Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo indicado para substituir os adoçantes tradicionais, o açúcar refinado e também em boa parte das opções o mel.

Este adoçante natural é ótimo para ser uma alternativa a mais nas dietas. Estaremos contando um pouco mais sobre sua história, benefícios para a saúde, onde encontrar para comprar o xarope e também dando algumas indicações de uso.

O que é o agave?

O agave/ágave é uma planta de origem mexicana, muito semelhante ao cacto, com folhas finas e compridas, que fornece um néctar doce, onde ao ser extraído e beneficiado, se torna um adoçante orgânico muito bom para substituir os adoçantes tradicionais, o mel e também o açúcar.

Ele vem sendo usado por muitos que estão de dieta, por conta de que o xarope de ágave é mais doce que o açúcar tradicional, porém conta com a vantagem de não possuir um índice glicêmico muito alto. Este adoçante se transforma mais lentamente em glicose, evitando os picos de insulina e também dando uma sensação de saciedade, por um período maior de tempo.

O xarope de agave possui uma cor semelhante ao caramelo do mel, porém a sua textura é mais fina e leve do que o mel. Ele é rico em ferro, zinco e magnésio, sendo muito usado em dietas justamente por seus minerais, por ser 25% mais forte em relação a adoçar do que o açúcar e também por possuir um valor calórico menor.

agave beneficios planta

A história do agave

O Agave, que é uma palavra derivada do grego Agavos, tem por significado a palavra “Ilustre”. Este nome se deve ao mito de uma filha de Cadmo, a deusa Mayheul, da cultura Asteca, que possui esta planta como símbolo e foi adotada por nome desde o século 18. Na mitologia esta planta representa a longevidade, fertilidade, festividade e também a saúde. Para o povo Nahuatl, provenientes do oeste do México, a planta era adorada por representar o poder da deusa em relação a chuva, colheitas e também sobre o vento.

O povo Nahuatl produzia uma bebida que era chamada de Pulque, que era feita com a fermentação da planta agave, onde esta era usada com a finalidade medicinal e também em cerimônias religiosas do vilarejo.

Os primeiros usos do agave, datam de mais de 10 mil anos, sua finalidade era para o uso das fibras e também como alimento. A partir dos descobrimentos, a planta foi exportada para o Velho Mundo em 1520, sendo que em 1580 existem relatos históricos que ela fazia parte da alimentação dos povos astecas e nativos da região florentina.

Principais benefícios do agave

Alguns dos principais benefícios do Agave para a nossa saúde são:

  • A quantidade de sais minerais, sendo rica em potássio, ferro, cálcio e magnésio.
  • A função de laxante, sendo muito indicada para problemas de prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.
  • Ajuda na prevenção de osteoporose.
  • Conta com funções emolientes.
  • Seu baixo índice glicêmico ajuda a prevenir a diabetes, mas não para controlar.
  • Funciona como antisséptico bucal natural
  • É um ótimo diurético natural.
  • É usada no tratamento de úlceras no estômago.
  • Conta com enzimas que ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo intestino.
  • Ajuda a combater à artrite.

Sugestões de consumo do agave

Você poderá consumir o agave adoçando bebidas quentes e geladas, como chás e cafés, também adoçar granolas, iogurte, salada de frutas, sucos detox, incluir em receitas que levem o açúcar tradicional ou adoçante. Você pode também fazer caldas para espalhar em sobremesas. Há quem substitua o mel por xarope de ágave. As opções de uso são bem variadas.

Onde comprar o xarope de agave?

Você irá encontrar para comprar o xarope em casas de produtos naturais, lojas especializadas, mercados municipais e também em alguns hipermercados. É possível achar facilmente na internet, em sites como www.natue.com.br, onde os valores estão a partir de R$ 29* por um potinho com 300g, neste ano de 2017.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Anterior Strogonoff com leite de coco FIT - Sem lactose e sem glúten
Proximo Como fazer algas marinhas, aprenda o preparo de receitas

Sobre o autor

Wes
Wes 668 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Três dicas com receitas para eliminar estrias em sete dias

Você gostaria de aprender algumas dicas naturais para ajudar a eliminar suas estrias? Hoje estaremos apresentando três opções com ingredientes totalmente não industrializados, para fazer e ajudar no tratamento de… Leia mais

O que é L.A. Top Definition, Óleo de Cártamo?

Hoje estaremos falando um pouco sobre a L.A Top Definition, um suplemento da Integral Medica, que auxilia no emagrecimento e perda de gorduras de diversas partes do corpo, desde que… Leia mais

Suplementação ideal para cada tipo de pessoa

A boa alimentação, em qualquer atividade física, é fundamental para que cheguemos a um objetivo. Mas às vezes não é suficiente para nossas necessidades de antes, durante e após o… Leia mais

Adultos e saúde – Os melhores alimentos

Ontem falamos aqui no site sobre a adolescência e quais são os melhores alimentos para esta fase da vida que passa tão rápida e exige muito do corpo por causa… Leia mais

Idosos e saúde – Os melhores alimentos

A terceira idade, como é conhecida a fase onde nos tornamos idosos, é a que mais devemos nos preocupar com a saúde, física e mental, pois a degeneração das células,… Leia mais

Farinha de Arroz Fitness! Como fazer em casa e seus benefícios

Todos os dias buscamos novas alternativas aos ingredientes “comuns” e industrializados, que quando consumidos em excesso acabam trazendo inúmeros malefícios para a nossa saúde. E entre estes ingredientes está a… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.