Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça
03/08/2017 Comentarios 0 442 Visualizacoes

Agave substitui açúcar, adoçante e mel nas dietas – Conheça

Você conhece a sensação do momento em relação a adoçar os alimentos? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o ágave, um xarope com baixo índice glicêmico que vem sendo indicado para substituir os adoçantes tradicionais, o açúcar refinado e também em boa parte das opções o mel.

Este adoçante natural é ótimo para ser uma alternativa a mais nas dietas. Estaremos contando um pouco mais sobre sua história, benefícios para a saúde, onde encontrar para comprar o xarope e também dando algumas indicações de uso.

O que é o agave?

O agave/ágave é uma planta de origem mexicana, muito semelhante ao cacto, com folhas finas e compridas, que fornece um néctar doce, onde ao ser extraído e beneficiado, se torna um adoçante orgânico muito bom para substituir os adoçantes tradicionais, o mel e também o açúcar.

Ele vem sendo usado por muitos que estão de dieta, por conta de que o xarope de ágave é mais doce que o açúcar tradicional, porém conta com a vantagem de não possuir um índice glicêmico muito alto. Este adoçante se transforma mais lentamente em glicose, evitando os picos de insulina e também dando uma sensação de saciedade, por um período maior de tempo.

O xarope de agave possui uma cor semelhante ao caramelo do mel, porém a sua textura é mais fina e leve do que o mel. Ele é rico em ferro, zinco e magnésio, sendo muito usado em dietas justamente por seus minerais, por ser 25% mais forte em relação a adoçar do que o açúcar e também por possuir um valor calórico menor.

agave beneficios planta

A história do agave

O Agave, que é uma palavra derivada do grego Agavos, tem por significado a palavra “Ilustre”. Este nome se deve ao mito de uma filha de Cadmo, a deusa Mayheul, da cultura Asteca, que possui esta planta como símbolo e foi adotada por nome desde o século 18. Na mitologia esta planta representa a longevidade, fertilidade, festividade e também a saúde. Para o povo Nahuatl, provenientes do oeste do México, a planta era adorada por representar o poder da deusa em relação a chuva, colheitas e também sobre o vento.

O povo Nahuatl produzia uma bebida que era chamada de Pulque, que era feita com a fermentação da planta agave, onde esta era usada com a finalidade medicinal e também em cerimônias religiosas do vilarejo.

Os primeiros usos do agave, datam de mais de 10 mil anos, sua finalidade era para o uso das fibras e também como alimento. A partir dos descobrimentos, a planta foi exportada para o Velho Mundo em 1520, sendo que em 1580 existem relatos históricos que ela fazia parte da alimentação dos povos astecas e nativos da região florentina.

Principais benefícios do agave

Alguns dos principais benefícios do Agave para a nossa saúde são:

  • A quantidade de sais minerais, sendo rica em potássio, ferro, cálcio e magnésio.
  • A função de laxante, sendo muito indicada para problemas de prisão de ventre e outros distúrbios digestivos.
  • Ajuda na prevenção de osteoporose.
  • Conta com funções emolientes.
  • Seu baixo índice glicêmico ajuda a prevenir a diabetes, mas não para controlar.
  • Funciona como antisséptico bucal natural
  • É um ótimo diurético natural.
  • É usada no tratamento de úlceras no estômago.
  • Conta com enzimas que ajudam a reduzir a absorção de gordura pelo intestino.
  • Ajuda a combater à artrite.

Sugestões de consumo do agave

Você poderá consumir o agave adoçando bebidas quentes e geladas, como chás e cafés, também adoçar granolas, iogurte, salada de frutas, sucos detox, incluir em receitas que levem o açúcar tradicional ou adoçante. Você pode também fazer caldas para espalhar em sobremesas. Há quem substitua o mel por xarope de ágave. As opções de uso são bem variadas.

Onde comprar o xarope de agave?

Você irá encontrar para comprar o xarope em casas de produtos naturais, lojas especializadas, mercados municipais e também em alguns hipermercados. É possível achar facilmente na internet, em sites como www.natue.com.br, onde os valores estão a partir de R$ 29* por um potinho com 300g, neste ano de 2017.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Anterior Strogonoff com leite de coco FIT - Sem lactose e sem glúten
Proximo Como fazer algas marinhas, aprenda o preparo de receitas

Sobre o autor

Wes
Wes 551 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Vegan Protein, o que é o Pea Protein?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o suplemento Pea Protein, que faz parte de um seleto grupo de suplementos Vegan Protein, ou seja, adeptos de dietas e receitas veganas,… Leia mais

Como saber se estou com muito açúcar no sangue? Sintomas

A quantidade de açúcar no sangue é um dos fatores que vem preocupando a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, onde a taxa de diabéticos tem aumentado muito,… Leia mais

Veganos – Outras boas fontes de proteínas que não seja de origem animal

Veganos e vegetarianos sempre são indagados sobre o consumo de proteínas, ouvindo frases como: “Você precisa comer carne, tem proteínas…”, “Como você faz para consumir proteínas?”, “Vai ficar anêmico, não… Leia mais

Whey Protein faz mal para a saúde – Será?

O Whey Protein está presente em quase todas as receitas feitas por pessoas que frequentam academias, inclusive muitas de nossas receitas aqui do site contam com esse ingrediente que aumenta… Leia mais

Cálcio, tabela com alimentos ricos neste nutriente para os ossos

O cálcio é um dos metais mais importantes para o corpo humano, sendo encontrado em grande abundância no organismo saudável e é por isso que achamos necessário dedicar um texto… Leia mais

Os 10 melhores benefícios do abacaxi para nossa saúde

Aqui no Receitas Academia nós já apresentamos a Dieta do Abacaxi, que é conhecida também como a Dieta de La Pinha, que é ótima para quem está querendo emagrecer, sendo… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta