Saiba mais sobre esta receita ou artigo

As refeições da noite podem ser um grande problema, isso porque há alimentos que precisamos evitar, mas que nem sempre é possível, por que estamos cansados ou sem tempo para preparar uma refeição rápida e saudável no jantar.

Preparar um lanche ou pedir algo nos aplicativos de delivery (iFood, 99 Food, Uber Eats, etc) que não é light, quase sempre é a opção vencedora. Mas tem como evitar o consumo de certos alimentos à noite, mesmo preparando refeições rápidas.

Para quem não sabe quais evitar, hoje estaremos falando um pouco sobre tema tão importante para à saúde.

Comer de noite

A alimentação noturna precisa incluir todos os grupos da pirâmide alimentar. É preciso evitar produtos industrializados e aqueles que acabam sendo muito pesados e de difícil digestão para o organismo. Isso serve inclusive para quem não está de dieta.

Há muitas alternativas mais simples, saudáveis e baratas para preparar à noite, basta um pouco de criatividade. Receitas fitness é o que não falta aqui no site.

Mas é preciso sempre levar em consideração que não devemos fazer refeições pesadas de noite. Porém ser não for possível evitar, pois pode estar em um jantar especial, apenas evite deitar ou dormir logo em seguida.

Se ingerir algo mais pesado, sempre dê um tempo para o organismo processar a refeição. Espere entre 3 a 4 horas para ir para à cama.

Obesos, pessoas com problemas de gastrite, refluxo e outros gastrointestinais, precisam evitar alimentos gordurosos, refrigerantes e ricos em calorias à noite.

Vida noturna

Mas há aqueles que trabalham à noite e contam com rotina invertida, onde o jantar passa ser mais importante que o próprio almoço.

Como citamos acima, ao ingerir alimentos mais pesados, é preciso ter um período em atividade para que o organismo possa processar e fazer a digestão completa, então nestes casos, não é um problema comer algo com mais energia à noite.

Mas toda dieta deve ser indicada por um nutricionista ou médico da área. Ele irá analisar caso a caso, para saber qual a melhor solução.

Quais alimentos não comer à noite

À noite é bom evitar alimentos ricos em cafeína, termogênicos, carboidratos e gorduras. Alguns exemplos são o café, chocolates, gengibre, pimentas, canela, refrigerantes, energéticos, massas, batatas, pães, pizzas, frituras, feijão, alimentos processados e industrializados.

Mas uma dica para não sentir muita fome após ingerir alimentos leves, é sempre estar se hidratando com água. Ingerir o líquido, fará com que o corpo fique saciado por mais tempo e auxiliando na digestão do que foi consumido à noite.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)