Dieta da Maçã – Emagreça comendo 3 maçãs por dia
23/10/2017 Comentarios 0 1851 Visualizacoes

Dieta da Maçã – Emagreça comendo 3 maçãs por dia

Você já ouviu falar na Dieta da Maçã? Sendo uma fruta rica em fibras solúveis e de baixas calorias, ela está entre uma das mais indicadas por nutricionistas. Com o consumo de três maçãs por dia, desde que com indicação médica, é possível perder até 10 quilos em poucos dias.

E para você que esteja interessado em conhecer mais sobre esta dieta antes de perguntar para o seu nutricionista, se ela é indicada para o seu biotipo, hoje estaremos apresentando as principais informações sobre o assunto, como os principais benefícios da maçã, quais são as suas vantagens, sugestões de cardápio e também as contra indicações desta dieta.

O que é a Dieta da Maçã?

A dieta da maçã, como próprio nome já diz, é uma dieta focada no consumo de maçãs diariamente, para que os benefícios de suas fibras, a vantagem de ser um alimento de baixa calorias e também rico em vitaminas e minerais, tragam também vantagens diretamente ligadas a balança.

Refeições principais, onde o seu estômago esteja “forrado” com fibras, fazem com que você faça a ingestão de menos alimentos durante o dia. O que por consequência ajuda a emagrecer. Essas fibras também fazem com que o seu intestino e outros órgãos ligados a digestão trabalhem melhor, principalmente diminuindo a retenção de líquidos, um dos responsáveis pelo acúmulo de gorduras abdominais e também inchaços.

dieta da maca como fazer

Esta é a ideia da dieta, consumir maçãs antes das refeições principais, para que você não coma muito durante elas.

A média de fibras em apenas uma maçã é de 5g, onde a recomendação mínima de fibras por dia é de pelo menos 25g. Adultos que já passaram dos 50 anos, necessitam de uma ingestão maior de fibras e normalmente parte desta dieta é indicada no tratamento de doenças ligadas ao cancro e outras enfermidades de estômago e intestino.

Outra grande vantagem da dieta das maçãs, é que elas podem substituir a ansiedade por doces. Primeiro por conta da saciedade, segundo porque a frutose desta fruta, trás uma sensação muito agradável as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer outros doces, principalmente os industrializados.

Sempre faça o consumo das frutas de forma fresca. Quando a maçã fica passada ela libera algumas toxinas, que podem ser prejudiciais para o estômago e intestino. Faça compotas com açúcar mascavo, demerara, crie receitas fitness e solte a sua criatividade para melhorar a sua saúde.

Quais são as desvantagens e indicações da Dieta da Maçã?

É claro que tudo tem o seu lado bom e o ruim. Na dieta da maçã não é diferente. O grande consumo de maçãs, principalmente nas grandes cidades, pode trazer malefícios para a saúde, por conta dos agrotóxicos despejados nas frutas para não sofrerem com as pragas. Se possível compre frutas em feirinhas, onde as maçãs vem direto de produtores menores, que optam por não colocarem tanto veneno.

Não fique consumindo somente as maçãs, elas são ótimas, mas nosso organismo necessita de todos os grupos alimentares. Por isso é importante fazer um acompanhamento médico nas dietas.

Não faça a dieta por um período muito prolongado. Você pode consumir todos os dias uma ou duas maçãs, mas não se esqueça que elas fazem parte de uma dieta balanceada, uma reeducação alimentar. Só comer maçã em todas as refeições pode te deixar muito fraco, principalmente por elas serem de baixa caloria e com poucos carboidratos, que são os responsáveis por nos dar energia.

Quais são os principais benefícios da maçã?

Uma maçã possui em média 50 calorias, com nada de gorduras. Elas são ricas em potássio, ferro, fósforo, cálcio, vitaminas A, C e também de flavonóides.

As maçãs são ricas em fibras, principais responsáveis por ajudar no emagrecimento e também no controle de problemas intestinais, incluindo doenças ligadas ao cancro. É importante manter o trânsito intestinal em bom funcionamento, para não desenvolver nenhum tipo de doença na região, sendo muito mais importante do que a questão de perca de peso. Essas fibras contidas nas maçãs, também ajudam a controlar os níveis de insulina, principalmente por liberar aos poucos o açúcar no sangue. Mas não se deve fazer o consumo exagerado, principalmente em diabetes tipo 2, a indicação da quantidade deve ser feita por seu médico.

A maçã também é um poderoso desintoxicante. Ela ajuda a retirar metais como o mercúrio e o chumbo de nosso organismo. Outro bom benefício das maçãs para o corpo, é ajudar na redução e controle dos níveis de colesterol.

Há estudos que revelam que os nutrientes das maçãs ajudam a fortalecer o coração (principalmente por conta de seu potássio), a lubrificar os pulmões, amenizando doenças respiratórias e ajudando a diminuir a produção de muco pelo organismo.

Aprenda como fazer uma receita de maçã FIT ao forno

As maçãs também agem como um depurativo do sangue, aliviam os sintomas da artrite e artrose, é um poderoso regulador do intestino principalmente em crianças com diarreias agudas, ajuda a prevenir algumas doenças ligadas aos ossos e diversos outros benefícios que mesmo que não esteja interessado nesta dieta, é importante começar a incluir esta fruta na sua reeducação alimentar.

Emagreça comendo três maçãs por dia

Esta é uma teoria que pode funcionar para muitos pacientes, quando indicada por seu endócrino ou nutricionista. Realizar o consumo de ao menos três maçãs ao dia, pode estar ligado diretamente ao emagrecimento, principalmente em mulheres. Isso porque as maçãs são ótimas fontes de fibras solúveis como já citamos, onde ao serem combinadas com granolas, aveia e outros cereais, melhoram o trânsito intestinal, trazem uma grande sensação de saciedade, o que faz com que a perca de peso seja mais rápida do que em outras dietas.

As fibras solúveis formam uma pasta no estômago, essa pasta além de nos deixar satisfeito por mais tempo, também ajuda na diminuição da liberação do açúcar no sangue, mantendo os níveis de glicose baixo, mantendo a energia adquirida nas refeições por mais tempo no corpo.

Sugestão de cardápio para os dias da Dieta da Maçã

Lembrando que são sugestões para o seu cardápio da Dieta da Maçã, e eles devem ser indicados  e autorizados por seu médico.

Sugestões de café da manhã:

  • Sugestão UM: Um copo (200ml) de leite desnatado com café e quatro biscoitos água e sal.
  • Sugestão DOIS: Um copo (200ml) de leite desnatado com achocolatado sem açúcar (light) e duas torradas com cream cheese.
  • Sugestão TRÊS: Um copo (200ml) de leite desnatado com duas colheres (sopa) de muscilon, sustagem ou outro. Mexa bem.

Sugestão de lanche (1 hora antes do almoço):

  • Uma maçã picada, com uma colher (sopa) de açúcar mascavo

Sugestões de almoço:

Coma duas maçãs picadas 20 a 30 minutos antes do almoço. Pode ser com ou sem casca.

  • Sugestão UM: Três colheres (sopa) de macarronada com macarrão integral e molho de tomate light. Um prato de salada com folhas. Duas colheres (sopa) de legumes refogados ou cozidos a vapor. Um bife de patinho ou alcatra feito grelhado.
  • Sugestão DOIS: Quatro colheres (sopa) de arroz integral com uma colher (sobremesa) de chia. Duas colheres sopa de feijão ou lentilha. Um prato fundo de salada de tomate, folhas e palmito. Um filé de tilápia ou linguado grelhado.
  • Sugestão TRÊS: Um filé de frango grelhado. Quatro colheres (sopa) de arroz integral. Três colheres (sopa) de espinafre refogado. Um prato de salada de beterraba, cenoura e rúcula.

Sugestão de café da tarde:

  • Uma maçã picada com uma colher (sopa) de chia

Sugestões de jantar:

30 minutos antes de dar início ao jantar, coma uma maçã picada.

  • Sugestão UM: Uma fatia de lasanha de abobrinha light. Um prato de salada de tomate com folhas verdes temperado com azeite de oliva.
  • Sugestão DOIS: Um filé de frango grelhado. Duas colheres (sopa) de arroz integral. Duas colheres (sopa) de lentilha. Um prato raso de vagem cozida. Salada de folhas verdes e tomates a vontade, temperado com azeite.
  • Sugestão TRÊS: Um prato raso de brócolis cozido. Um filé de peixe grelhado. Um prato de salada de folhas verdes e cenoura. Duas colheres (sopa) de arroz integral.

Sugestão de ceia:

  • Maçã picadinha a vontade com canela.

Gostou destas dicas? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Tudo sobre a Dieta Cetogênica
Proximo SETE SINAIS que você está fazendo uma dieta maluca prejudicial

Sobre o autor

Wes
Wes 590 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dieta da banana verde

Procurando por uma dieta que seja fácil de fazer e que é capaz de eliminar até 2kg em apenas 5 dias? Esta é a Dieta da Banana Verde, uma opção… Leia mais

Dieta Japonesa

Normalmente em uma dieta saudável ingerimos mais frutas, verduras, legumes e consumimos uma carne mais magra, principalmente peixe, que é praticamente sem gordura alguma. E quando se trata de uma… Leia mais

Dieta para engordar com saúde – Dieta Hipercalórica

Você sabe o que é uma dieta hipercalórica? Gostaria de engordar com saúde? Isso mesmo, hoje estaremos falando sobre um assunto que é pouco comentado, justamente por ser o inverso… Leia mais

VLCD Dieta do Alimento em pó

A VLCD ou Dieta do Alimento em Pó como também é conhecida, é uma dieta focada na ingestão de proteínas, com baixos índices de carboidratos e gorduras, do qual está… Leia mais

Tudo sobre a Dieta Cetogênica

Seu médico indicou uma dieta chamada Cetogênica e você gostaria de obter um pouco mais de informações sobre ela? Então neste artigo você irá encontrar tudo sobre a dieta cetogênica,… Leia mais

Dieta do abacaxi para emagrecer – Dieta de la piña

A dieta do abacaxi ou dieta de la piña é indicada para perder peso em três dias, onde eliminar gorduras do corpo está como seu principal objetivo, desde que com… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.