Tudo sobre a Dieta Cetogênica
20/10/2017 Comentarios 0 1946 Visualizacoes

Tudo sobre a Dieta Cetogênica

Seu médico indicou uma dieta chamada Cetogênica e você gostaria de obter um pouco mais de informações sobre ela? Então neste artigo você irá encontrar tudo sobre a dieta cetogênica, como faze-la, como funciona, quais os alimentos proibidos e permitidos, vantagens e desvantagens da dieta e como ela é usada no tratamento de convulsões de crianças.

Antes de dar continuidade na leitura, saiba que TODA dieta deve ser indicada por seu médico e nutricionista. Não faça nada por conta própria, pois cada organismo funciona de uma maneira e o que pode ser bom para um, pode trazer sérios riscos para a saúde de outros. Estamos falando de vidas, não devemos brincar com isso.

dieta cetogenica como fazer

O que é a Dieta Cetogênica e como ela funciona?

A dieta cetogênica conta com uma grande redução do consumo de carboidratos, onde o objetivo principal é focar no consumo de gorduras (naturais) e também na ingestão de proteínas. Com este corte brusco, a tendência é que o paciente perca peso rapidamente. Ela é feita por no máximo três dias normalmente (com indicação médica), pois para o bom funcionamento de nosso organismo, devemos fazer o consumo de todos os grupos alimentares, o que não ocorre nesta dieta.

A principal fonte de energia do nosso organismo provém dos carboidratos através da glicose e com o corte nesta dieta, o corpo encontra outras alternativas para gerar energia, sendo como principal fonte alternativa as células de gordura. Ou seja, quando uma fonte de energia “acaba” o corpo passa a queimar gorduras, o que consequentemente faz com que percamos peso.

Esse processo de queima das células de gorduras, se chama cetose. Mas é importante faze-la corretamente, pois precisamos de energia para viver.

A dieta cetogênica é composta por 15% de ingestão de carboidratos, 30% de ingestão de proteínas e cerca de 50% de ingestão de gorduras. Mas os carboidratos ingeridos na dieta são aqueles que demoram um pouco mais para a absorção, deixando de lado os de fácil absorção como os feitos com trigo e ricos em açúcar.

Alimentos que são permitidos e proibidos na Dieta Cetogênica

Como citamos, os alimentos permitidos na dieta cetogênica, são aqueles que são ricos em proteínas e gorduras e com pouco ou nada de carboidratos. Entre esses alimentos permitidos estão:

  • Carnes vermelhas
  • Carnes de frango
  • Peixes
  • Carnes de porco
  • Embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, salsicha, etc)
  • Ovos
  • Laticínios (queijo, requeijão, cream cheese, cottage, etc)
  • Opções oleaginosas
  • Verduras escuras (brócolis, espinafre, couve, etc)
  • Muita água

Já os alimentos proibidos na dieta cetogênica são os carboidratos de fácil absorção:

  • Arroz branco
  • Massas com farinha de trigo
  • Pães
  • Tapiocas
  • Açúcares
  • Doces

ETC

Sugestão de cardápio para um dia da dieta cetogênica

  • Café da manhã: Omelete de ovos feito na manteiga com peito de peru e queijo ralado
  • Lanche: Uma xícara (chá) de chá verde e um rolinho de presunto com queijo
  • Almoço: Uma porção de carne vermelha com brócolis cozido no vapor, temperado com sal e azeite de oliva.
  • Café da tarde: Seis castanhas ou amêndoas
  • Jantar: Uma porção de salmão grelhado e uma porção de salda com vegetais verde escuro, temperado com sal e azeite de oliva
  • Ceia: Uma goiaba ou duas fatias de abacaxi

O cardápio e a quantidade de dias deve ser indicado por seu nutricionista.

Vantagens e desvantagens da Dieta Cetogênica

A única grande vantagem desta dieta além dos casos de convulsão em crianças (explicamos abaixo), é em relação ao emagrecimento rápido. Ao realizar a redução drástica de carboidratos, o organismo irá ficar sem a fonte mais importante de energia, buscando alternativas para gerá-las, onde a primeira etapa é queimar as gorduras que ficam nos músculos e também em parte do fígado. Após esse primeiro passo, o organismo passa a queimar gorduras do tecido adiposo, diminuindo boa parte da massa corporal, onde a última região a ser diminuída as medidas, fica no abdômen.

Após essa primeira etapa da Dieta Cetogênica, o ideal é que você faça uma reeducação alimentar, dando continuidade no acompanhamento médico.

Já as desvantagens da dieta cetogênica são várias, afinal estamos restringindo o nosso corpo de um grupo alimentar. Entre os principais sintomas estão as dores de cabeça, a fadiga, onde os cetônicos podem causar inclusive náuseas e enjoos. A dificuldade de concentração e alteração de humor também estão nas desvantagens, pois ao faltar glicose no corpo, o cérebro não consegue mais trabalhar em 100%, trazendo inclusive o mau humor, pela falta de triptofano, principal responsável pela síntese de serotonina, responsável por trazer a sensação de alegria e bem estar.

A perca de músculos, hipoglicemia, aumento de colesterol e até mesmo o risco de cânceres estão entre as desvantagens da dieta cetogênica. Por isso, mais uma vez citamos, só faça se for indicação médica e com o acompanhamento do mesmo.

Dieta Cetogênica e as crises de convulsões em crianças

Normalmente uma dieta cetogênica é indicada por médicos para crianças que sofram com crises de convulsão. Isso porque algumas pesquisas chegaram a conclusão de que a baixa ingestão de carboidratos, faz com que as crises diminuam. Porém esta dieta só deverá ser feita durante o período de internação e com 100% de supervisão médica, pois pode trazer sérias consequências para a saúde da criança.

Seu médico já lhe indicou essa dieta? Conte-nos suas experiências.

Anterior Rocambole FITNESS de carne e presunto com queijo cottage Dukan
Proximo Dieta da Maçã - Emagreça comendo 3 maçãs por dia

Sobre o autor

Wes
Wes 605 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dieta para engordar com saúde – Dieta Hipercalórica

Você sabe o que é uma dieta hipercalórica? Gostaria de engordar com saúde? Isso mesmo, hoje estaremos falando sobre um assunto que é pouco comentado, justamente por ser o inverso… Leia mais

Dieta da banana verde

Procurando por uma dieta que seja fácil de fazer e que é capaz de eliminar até 2kg em apenas 5 dias? Esta é a Dieta da Banana Verde, uma opção… Leia mais

Dieta termogênica

A dieta termogênica foi criada pela inglesa Cathi Graham e divulgada no livro “The Fresh Start Thermogenic Diet” e tem por principal objetivo a ingestão restritiva de alguns carboidratos, que… Leia mais

Dieta da felicidade

Existem milhares de dietas diferentes no mundo todo, algumas funcionam muito bem, outras não passam de enganação, mas após anos pesquisando sobre essas dietas descobrimos que o segredo para emagrecer… Leia mais

Dieta do abacaxi para emagrecer – Dieta de la piña

A dieta do abacaxi ou dieta de la piña é indicada para perder peso em três dias, onde eliminar gorduras do corpo está como seu principal objetivo, desde que com… Leia mais

Dieta Hipocalórica – O que é e como fazer?

Toda dieta que possui uma ingestão de calorias abaixo do recomendado diariamente é considerada uma dieta hipocalórica (hipo = pouco/a). Mas ela conta com algumas restrições e é muito importante… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.