Tudo sobre a Dieta Cetogênica
20/10/2017 Comentarios 0 1104 Visualizacoes

Tudo sobre a Dieta Cetogênica

Seu médico indicou uma dieta chamada Cetogênica e você gostaria de obter um pouco mais de informações sobre ela? Então neste artigo você irá encontrar tudo sobre a dieta cetogênica, como faze-la, como funciona, quais os alimentos proibidos e permitidos, vantagens e desvantagens da dieta e como ela é usada no tratamento de convulsões de crianças.

Antes de dar continuidade na leitura, saiba que TODA dieta deve ser indicada por seu médico e nutricionista. Não faça nada por conta própria, pois cada organismo funciona de uma maneira e o que pode ser bom para um, pode trazer sérios riscos para a saúde de outros. Estamos falando de vidas, não devemos brincar com isso.

dieta cetogenica como fazer

O que é a Dieta Cetogênica e como ela funciona?

A dieta cetogênica conta com uma grande redução do consumo de carboidratos, onde o objetivo principal é focar no consumo de gorduras (naturais) e também na ingestão de proteínas. Com este corte brusco, a tendência é que o paciente perca peso rapidamente. Ela é feita por no máximo três dias normalmente (com indicação médica), pois para o bom funcionamento de nosso organismo, devemos fazer o consumo de todos os grupos alimentares, o que não ocorre nesta dieta.

A principal fonte de energia do nosso organismo provém dos carboidratos através da glicose e com o corte nesta dieta, o corpo encontra outras alternativas para gerar energia, sendo como principal fonte alternativa as células de gordura. Ou seja, quando uma fonte de energia “acaba” o corpo passa a queimar gorduras, o que consequentemente faz com que percamos peso.

Esse processo de queima das células de gorduras, se chama cetose. Mas é importante faze-la corretamente, pois precisamos de energia para viver.

A dieta cetogênica é composta por 15% de ingestão de carboidratos, 30% de ingestão de proteínas e cerca de 50% de ingestão de gorduras. Mas os carboidratos ingeridos na dieta são aqueles que demoram um pouco mais para a absorção, deixando de lado os de fácil absorção como os feitos com trigo e ricos em açúcar.

Alimentos que são permitidos e proibidos na Dieta Cetogênica

Como citamos, os alimentos permitidos na dieta cetogênica, são aqueles que são ricos em proteínas e gorduras e com pouco ou nada de carboidratos. Entre esses alimentos permitidos estão:

  • Carnes vermelhas
  • Carnes de frango
  • Peixes
  • Carnes de porco
  • Embutidos (presunto, mortadela, peito de peru, salsicha, etc)
  • Ovos
  • Laticínios (queijo, requeijão, cream cheese, cottage, etc)
  • Opções oleaginosas
  • Verduras escuras (brócolis, espinafre, couve, etc)
  • Muita água

Já os alimentos proibidos na dieta cetogênica são os carboidratos de fácil absorção:

  • Arroz branco
  • Massas com farinha de trigo
  • Pães
  • Tapiocas
  • Açúcares
  • Doces

ETC

Sugestão de cardápio para um dia da dieta cetogênica

  • Café da manhã: Omelete de ovos feito na manteiga com peito de peru e queijo ralado
  • Lanche: Uma xícara (chá) de chá verde e um rolinho de presunto com queijo
  • Almoço: Uma porção de carne vermelha com brócolis cozido no vapor, temperado com sal e azeite de oliva.
  • Café da tarde: Seis castanhas ou amêndoas
  • Jantar: Uma porção de salmão grelhado e uma porção de salda com vegetais verde escuro, temperado com sal e azeite de oliva
  • Ceia: Uma goiaba ou duas fatias de abacaxi

O cardápio e a quantidade de dias deve ser indicado por seu nutricionista.

Vantagens e desvantagens da Dieta Cetogênica

A única grande vantagem desta dieta além dos casos de convulsão em crianças (explicamos abaixo), é em relação ao emagrecimento rápido. Ao realizar a redução drástica de carboidratos, o organismo irá ficar sem a fonte mais importante de energia, buscando alternativas para gerá-las, onde a primeira etapa é queimar as gorduras que ficam nos músculos e também em parte do fígado. Após esse primeiro passo, o organismo passa a queimar gorduras do tecido adiposo, diminuindo boa parte da massa corporal, onde a última região a ser diminuída as medidas, fica no abdômen.

Após essa primeira etapa da Dieta Cetogênica, o ideal é que você faça uma reeducação alimentar, dando continuidade no acompanhamento médico.

Já as desvantagens da dieta cetogênica são várias, afinal estamos restringindo o nosso corpo de um grupo alimentar. Entre os principais sintomas estão as dores de cabeça, a fadiga, onde os cetônicos podem causar inclusive náuseas e enjoos. A dificuldade de concentração e alteração de humor também estão nas desvantagens, pois ao faltar glicose no corpo, o cérebro não consegue mais trabalhar em 100%, trazendo inclusive o mau humor, pela falta de triptofano, principal responsável pela síntese de serotonina, responsável por trazer a sensação de alegria e bem estar.

A perca de músculos, hipoglicemia, aumento de colesterol e até mesmo o risco de cânceres estão entre as desvantagens da dieta cetogênica. Por isso, mais uma vez citamos, só faça se for indicação médica e com o acompanhamento do mesmo.

Dieta Cetogênica e as crises de convulsões em crianças

Normalmente uma dieta cetogênica é indicada por médicos para crianças que sofram com crises de convulsão. Isso porque algumas pesquisas chegaram a conclusão de que a baixa ingestão de carboidratos, faz com que as crises diminuam. Porém esta dieta só deverá ser feita durante o período de internação e com 100% de supervisão médica, pois pode trazer sérias consequências para a saúde da criança.

Seu médico já lhe indicou essa dieta? Conte-nos suas experiências.

Anterior Rocambole FITNESS de carne e presunto com queijo cottage Dukan
Proximo Dieta da Maçã - Emagreça comendo 3 maçãs por dia

Sobre o autor

Wes
Wes 575 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Dieta termogênica

A dieta termogênica foi criada pela inglesa Cathi Graham e divulgada no livro “The Fresh Start Thermogenic Diet” e tem por principal objetivo a ingestão restritiva de alguns carboidratos, que… Leia mais

Dieta Dukan resumida

O que é a Dieta Dukan? A Dieta Dukan, é um método criado pelo Dr Pierre Dukan, um francês que revolucionou o mundo das dietas nos últimos tempos, principalmente após… Leia mais

Dieta para ganhar massa muscular

A dieta da massa muscular que é também conhecida como a dieta das proteínas é focada principalmente para o público masculino, mas você mulher que também está com vontade de… Leia mais

Dieta Hipertireoidismo e Hipotireoidismo – Cardápio de uma semana

Você está com problemas na tireoide? Hoje estaremos apresentando neste excelente artigo tudo sobre a tireoide, dietas para hipertireoidismo e hipotireoidismo, principais sintomas causadores dos problemas, alimentos indicados para o… Leia mais

Dieta Hipocalórica – O que é e como fazer?

Toda dieta que possui uma ingestão de calorias abaixo do recomendado diariamente é considerada uma dieta hipocalórica (hipo = pouco/a). Mas ela conta com algumas restrições e é muito importante… Leia mais

Dieta da Maçã – Emagreça comendo 3 maçãs por dia

Você já ouviu falar na Dieta da Maçã? Sendo uma fruta rica em fibras solúveis e de baixas calorias, ela está entre uma das mais indicadas por nutricionistas. Com o… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta