A dieta do abacaxi ou dieta de la piña é indicada para perder peso em três dias, onde eliminar gorduras do corpo está como seu principal objetivo, desde que com indicação médica e nutricional, podendo ajudar a eliminar de três a cinco quilos nestes dias.
E hoje estaremos dando maiores detalhes ela neste artigo, explicando como funciona a dieta do abacaxi, como é possível perder peso rapidamente, quais as precauções que devem ser tomadas, um cardápio para seguir durante os três dias e muito mais.
Mas antes de dar continuidade no artigo, queremos citar que você deve primeiramente consultar o seu endócrino ou médico responsável, além de apresentar as sugestões de cardápio para o seu nutricionista/profissional devidamente credenciado com a saúde.
O que é a dieta do abacaxi (Dieta de la piña)?
A dieta do abacaxi, ou dieta de la pinã, é muito famosa em países da América Latina, não sendo muito divulgada aqui no Brasil, justamente pela quantidade de conteúdo, onde é possível seguir uma dieta diferente para cada tipo de fruta, muita das vezes sendo ignoradas, pela grande gama de artigos em sites de nutrição/dietas.
Mas queremos deixar claro que ela não é uma opção milagrosa, afinal para emagrecer e manter o peso em dia, é preciso muito mais do que uma dieta de apenas três dias, é preciso toda uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos, como por exemplo ao menos uma caminhada de três dias. Da mesma maneira que o peso vai embora rápido, ele pode voltar.
Como principal objetivo destas dietas de perca de peso rápido, está a ingestão de alimentos diuréticos, como o abacaxi por exemplo, mas também existem outras com melancias, maçã, pera e frutas de valor nutricional alto e que sejam bons para o trânsito intestinal, bem como o seu poder diurético. Geralmente todas essas dietas tem um objetivo em comum, que é o de eliminar gorduras/líquidos retidos em três a cinco dias.
A dieta do abacaxi é bem natural, sem a necessidade de remédios, o que é bem interessante.
Porque é possível perder peso tão rápido com a dieta do abacaxi?
A perca de peso nesta dieta depende exclusivamente da ingestão de abacaxi, uma fruta muito diurética que ajuda a eliminar os líquidos “a mais” do seu corpo. Quando eles são eliminados através da urina, você perde peso praticamente na hora. Mas devemos lembrar de que esse efeito é apenas temporário, pois assim que a alimentação diária é feita, ocorre uma nova retenção. Por isso a dieta é indicada principalmente a curto prazo.
Em questões nutricionais, o abacaxi é rico em vitaminas e também em minerais, mas é preciso ainda ingerir proteínas animais ou vegetais e também porções de carboidrato para gerar energia para os órgãos vitais e atividades do dia a dia. Esta dieta por ser focada no consumo de abacaxi, é indicada para perder peso rápido, mas prolonga-la, pode trazer uma deficiência nutricional muito prejudicial para o organismo.
Recomendações para fazer a dieta do abacaxi
- Você deverá primeiro pedir autorização médica e nutricional para faze-la
- Irá realizar cinco refeições diárias.
- Consumir o abacaxi (suco) e também proteínas animais (frango ou atum)
- Beber muita água, seguindo recomendações diárias de ao menos dois litros.
- Realizar apenas caminhadas de 15 a 30 minutos, bem leves (ou deixar de lado caso veja que está muito fraco), pois durante estes três dias, a falta de carboidratos e nutrientes irá lhe deixar fraco.
Efeitos colaterais e contra indicações da dieta do abacaxi
- A dieta como já citamos é diurética, onde a perca de peso ocorre com a eliminação dos líquidos excessivos do corpo, mas é preciso ingerir muita água, para não ocorrer uma desidratação. Isso pode trazer sérias consequências para o organismo.
- Não se deve fazer esta dieta com frequência. É preciso repor todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, seguindo uma dieta balanceada indicada por seu nutricionista.
- Esta dieta é hipocalórica, ou seja, de baixa ingestão de calorias, por isso ela deve ser acompanhada por um médico.
- Ela está proibida para bebês, crianças, idosos e pacientes com doenças renais e cardíacas.
- É comum sentir tonturas, principalmente no primeiro dia.
- É comum se sentir cansado.
- Não faça exercícios de alta intensidade.
- Apesar do foco ser o abacaxi, ainda é necessário consumir proteínas e alguns vegetais.
- Pacientes que fazem a ingestão de medicamentos controlados, não devem também realizar esta dieta.
Sugestão de cardápio para a Dieta do Abacaxi (Dieta de la piña), de três dias
Esta é apenas uma sugestão, mas ela deve ser indicada por um nutricionista.
Café da manhã:
- Uma fatia grossa de abacaxi e um copo (200ml) de suco de abacaxi.
Lanche:
- Um pote (170g) de iogurte natural com abacaxi em tiras.
Almoço:
- Uma porção (200g) de frango cozido, apenas com sal (sem pele e sem ossos). Um copo (200ml) de suco de abacaxi. Duas colheres (sopa) de arroz integral. Uma porção de salada de folhas verdes escuro.
Café da tarde:
- Duas fatias de abacaxi e um pote (170g) de iogurte natural.
Jantar:
- Uma porção (prato fundo) de vegetais refogados ou cozidos a vapor. Duas colheres (sopa) de alcaparras. Duas colheres (sopa) de arroz integral. Uma porção de salada de tomate e alface com pedaços de abacaxi.
Ceia:
- Uma xícara (chá) de chá de abacaxi. Ferva um pedaço da fruta juntamente com erva cidreira.
Durante os outros dias, você poderá alterar o frango por tilápia ou outro filé de peixe, bem como atum. Você pode alternar também os vegetais, sempre fazendo-os sem óleo ou azeite.
Tem mais alguma dica ou dúvida? Deixe seus comentários.
Alan
Cuidado só com o estômago ao fazer essa dieta. Abacaxi é delicioso, mas igualmente ácido.
Wes
Pois é Alan, temos que cuidar mesmo.