Bife de fígado, por que NÃO comer sempre?!
02/04/2018 Comentarios 0 191 Visualizacoes

Bife de fígado, por que NÃO comer sempre?!

O bife de fígado (bovino) é um alimento que segundo a crença popular, é muito saudável e necessário para a nossa boa saúde. Certamente os antigos não estavam errados, o alimento é rico em ferro e outros nutrientes ótimos para o nosso organismo, mas ao longo dos últimos anos ele passou a não ser mais tão saudável como antigamente.

Por este motivo, hoje estaremos dedicando este artigo para falar um pouco mais sobre o bife de fígado e porque não come-lo, pelo menos não com muita frequência, o que era mais comum antigamente.

Antes de continuarmos o assunto, a recomendação da ingestão do bife de fígado hoje é de no máximo uma porção por semana. E para que o seu consumo seja ainda mais saudável, compre o fígado de produtores orgânicos, aqueles que ainda criam as vacas e bois de corte a moda “antiga”.

Para que o processamento seja melhor, também é recomendado que na alimentação sejam inclusas boas porções de vegetais e frutas, assim seus antioxidantes ajudam o organismo a eliminar as toxinas presentes no fígado e absorver somente as coisas boas que este alimento tem a oferecer.

bife figado bovino saude

Bife de fígado, por que NÃO comer sempre!

Hoje vamos dar alguns exemplos do por que não consumir, ou pelo menos diminuir o consumo do bife de fígado, alimento que era muito comum nas mesas antigamente. O alimento é forte, ninguém pode negar, mas o seu consumo excessivo pode aumentar o colesterol, prejudicar o desenvolvimento de um feto (possui vitamina A em excesso) e piorar enfermidades como a gota e ácido úrico.

Além das desvantagens do próprio alimento, este órgão é o responsável por processar os medicamentos e outras toxinas presentes na alimentação dos animais nos grandes produtores. Atualmente este é um dos órgãos que mais sofre com as vacinas aplicadas nas vacas e bois de corte, o que pode ser transmitido para quem os consumi-los.

O bife de fígado contém excessos de toxinas e metais pesados. O órgão acumula metais pesados como o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico e outros que podem trazer sérias consequências para o nosso organismo quando consumido em excesso.

O fígado é onde se filtra as toxinas e outros elementos ingeridos através dos animais, provenientes de antibióticos, vacinas, venenos que são aplicados em locais próximo ao pasto de criação, hormônios que são aplicados, águas contaminadas, grãos processados das rações e outros. Isso tudo acaba se “fixando” no órgão e depois é consumido por nós.

Com relação ao aumento do colesterol, saiba que o fígado é o responsável pela sua produção, portanto ele conta com uma alta quantidade. Se consumido em excesso, ele acaba elevando os níveis de colesterol ruim, aumento de peso e outros problemas que podem prejudicar o sistema cardíaco.

Quais são os benefícios do bife de fígado?

Apesar de não ser a mesma coisa do que antigamente, o fígado bovino é sim rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo. A carne conta com vitamina A, vitamina B, vitamina D e uma boa quantidade de ferro. A carne conta com boas quantidades de cobre, zinco, selênio e 50% das proteínas diárias necessárias para uma boa alimentação.

Prepare-o refogado, sem muito óleo, apenas um fio já é o suficiente. Capriche nos temperos para tirar o gosto forte e novamente repetimos, faça o seu consumo apenas uma vez na semana. Assim o seu organismo tem tempo suficiente para processar o que há de bom e eliminar o que há de ruim.

E você tem alguma opinião sobre o assunto? Deixe seus comentários, queremos aprender com você!

Anterior CARNE MAGRA: Saiba quais são os cortes magros da carne vermelha
Proximo Peixe ao molho branco FIT - Dukan ataque

Sobre o autor

Wes
Wes 566 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Viver sem comer doces e açúcar é possível?

Hoje vamos falar de um assunto muito sério aqui no site, principalmente para aqueles que são realmente viciados em doces e alimentos ricos em açúcar como é o caso dos… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

10 melhores benefícios da Curcuma/Açafrão para o organismo | Saúde

O açafrão da terra, que é conhecida também como cúrcuma (curcuma longa), turmérico, raiz de sol, açafrão da índia ou como gengibre amarelo, é uma planta da família do gengibre… Leia mais

O que são Ácidos Graxos e onde são encontrados?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os ácidos graxos, importantes gorduras que são essenciais para a nossa saúde, principalmente na vida de praticantes de musculação e atividades rotineiras na… Leia mais

Artigos 1Comentario

Água Gelada – Um termogenico natural ótimo para emagrecer

Você sabia que a água gelada é um poderoso termogênico natural? Além de ajudar a emagrecer, a água é também muito importante para a nossa saúde, afinal todas as células,… Leia mais

Cranberry a fruta rica em vitamina C e ótima para emagrecer

A cranberry é uma fruta não muito conhecida aqui no Brasil, mas que será o assunto de hoje aqui no Receitas Academia, principalmente por seus ótimos benefícios a saúde e… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta