Os benefícios do Ovo de Codorna em uma dieta FITNESS
16/10/2018 Comentarios 0 175 Visualizacoes

Os benefícios do Ovo de Codorna em uma dieta FITNESS

Você treina diariamente na academia e também faz o consumo do Ovo de Codorna em sua Dieta Fitness? Hoje estaremos dedicando este artigo para falar sobre os principais benefícios deste alimento, além de dicas, informações nutricionais e respondendo as principais dúvidas sobre os ovos de codorna.

Além disso no final deste artigo estaremos ensinando como fazer três receitas com ovos de codorna para você fugir dos tradicionais ovos cozidos ou em conserva, que são as opções mais consumidas deste alimento. É sempre interessante aprender novas formas de preparo para não enjoar e a missão do Receitas Academia é justamente esta.

O que é um ovo de codorna?

Os ovos de codorna são tradicionalmente vendidos nos mercados em bandejas como os ovos de galinha ou em versões de conserva, na mesma prateleira de palmitos, pepinos, mini cebolas e outros alimentos típicos de conserva. Quando com casca este é um ovo bem pequeno de coloração bege com manchas pretas e/ou marrons.

Sua origem é do Japão e da China onde as codornas (Codorniz), animais com pescoço e peito brancos e listras marrom e/ou pretas pelo restante do corpo, acabaram sendo criadas de forma “doméstica” como as galinhas somente no século 19, chegando ao Brasil e outros países das Américas a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, sendo transportada pelos imigrantes.

codorna ave

Codorniz.

Ovo de codorna x ovo de galinha

Por estar presente em grande quantidade nos mercados do país, uma das principais opções para comparativos é o ovo de galinha. O de codorna tem um tamanho 4 vezes menor, mais leve e com a coloração que descrevemos logo acima. Com relação aos valores nutritivos, o ovo de codorna não perde em nada para o ovo de galinha, em alguns nutrientes é até superior, mas o colesterol deste pequeno alimento chega a ser maior.

Receita de bolovo dukan!

Os ovos de codorna contam com uma boa quantidade de antioxidantes, que auxiliam o sistema imunológico a proteger o organismo contra o envelhecimento precoce das células, os conhecidos radicais livres. Mas este é apenas um dos benefícios deste alimento tão pequenino mas tão poderoso.

Informações nutricionais dos ovos de codorna

A cada 100g de ovo de codorna obtemos em média:

  • 158 calorias
  • Gorduras Totais: 11g (Sendo 3,6g de saturadas, 4,3g de monoinsaturadas e 1,3g de poli insaturadas)
  • 844mg de colesterol
  • 13g de proteínas
  • 0,4g de carboidratos
  • 141mg de sódio
  • 132mg de potássio
  • 0,4g de açúcares
  • Magnésio: 13 mg
  • Cálcio: 64 mg
  • Ferro: 3,7 mg
  • Vitamina A: 543 IU
  • Vitamina C: 0 mg
  • Vitamina D: 55 IU
  • Vitamina B6: 0,2 mg
  • Vitamina B12: 1,6 µg

ovos codorna com casca

Informações nutricionais dos ovos de galinha

Já a cada 100g de ovo de galinha (duas unidades) encontramos em média:

  • 146 calorias
  • Carboidratos: 0,6g
  • Proteínas: 13,3g
  • Gorduras Totais: 7,8g (sendo 2,9 de saturadas, 1,1g de poli insaturadas e 3,8g de monoinsaturadas)
  • Colesterol: 397mg
  • Sódio: 145,9mg
  • Cálcio: 49,2mg
  • Vitamina: A 32,4ug
  • Magnésio: 11,2mg
  • Lipídios: 9,5g
  • Fósforo: 184,2mg
  • Ferro: 1,5mg
  • Potássio: 138,9mg
  • Zinco: 1,2mg
  • Riboflavina B2: 0,3mg
  • Tiamina B1: 0,1mg

Portanto apesar de seu tamanho, o ovo de codorna não perde em nada para o ovo de galinha, mas há algumas diferenças principalmente com relação as vitaminas e ao colesterol, que é praticamente o dobro. Por isso é muito importante não exagerar no consumo, que por ser pequeno acabamos ingerindo uma quantidade superior ao indicado diariamente.

As melhores receitas fitness da internet!

Outros pontos fortes do ovo de codorna com relação ao ovo de galinha é na quantidade de ferro e cálcio. O ferro principal mineral para evitar quadros de anemia em nosso organismo, é encontrado duas vezes mais do que nos ovos de galinha. Já o cálcio, mineral fundamental para a boa saúde de nossos ossos, é encontrado em quantidades 45% maiores do que nos de galinha.

10 benefícios dos ovos de codorna para nossa saúde

Como podemos ler logo acima, o ovo de codorna é um alimento rico em nutrientes e que trás ótimos benefícios para a nossa saúde. Entre os 10 principais estão:

  1. Benefícios para a visão. O ovo de codorna contém boas quantidades de vitamina A, onde os seus antioxidantes agem na prevenção de doenças como a degeneração macular;
  2. Benefícios para a pressão. As boas quantidades de potássio deste alimento ajudam a regularizar (principalmente diminuir) a pressão arterial. O potássio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue pelo organismo.
  3. Benefícios para o sistema imunológico. Os sistemas de defesa de nosso organismo são estimulados com o consumo deste alimento, pois em seus nutrientes está a lisina, um aminoácido importante para o fortalecimento de nosso sistema imunológico.
  4. Benefícios para a limpeza do organismo. Os nutrientes do ovo de codorna também contam com a função de desintoxicar o organismo, graças a boa presença de antioxidantes em sua composição. Uma boa quantia de metais pesados é eliminado quando o alimento é processado pelo organismo.
  5. Benefícios contra a anemia. Como citamos o ovo de codorna é rico em ferro. Além disso oferece uma boa quantidade de aminoácidos que são fundamentais para a criação de hemoglobina e também glóbulos vermelhos. Após alcançar as quantidades necessárias correspondente a cada indivíduo, o transporte de oxigênio acaba fluindo melhor e amenizando ou até mesmo erradicando os efeitos da anemia.
  6. Benefícios para a produção de energia. A quantidade de ferro, proteínas e outros nutrientes do ovo de codorna, contribuem para o aumento de energia do organismo, mas é preciso lembrar que uma dieta balanceada, com as quantidades certas de carboidratos são fundamentais para que este aumento de energia seja potencializado.
  7. Benefícios para o metabolismo e peca de peso. O ovo de codorna é um alimento que possui boas quantidades de vitaminas do complexo B. Essas vitaminas ajudam nos processos metabólicos, acelerando-os, gerando mais energia em um período menor de tempo, o que contribui para a perca de peso.
  8. Benefícios na produção de massa muscular. As boas quantidades de proteínas presentes no ovo de codorna contribuem para a produção de massa magra, já que são nutrientes determinantes na recuperação das fibras musculares, juntamente com bons carboidratos como os provenientes da batata doce.
  9. Benefícios para o cérebro. Os aminoácidos do ovo de codorna são ótimos estimulantes cerebrais, sendo inclusive de grande valia para o sistema nervoso, fornecendo parte dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro.
  10. Benefícios contra doenças crônicas. Doenças degenerativas como o Alzheimer, Parkinson, cânceres e outras tem o seu desenvolvimento comprometido graças aos antioxidantes (vitamina A e C) dos ovos de codorna. Os radicais livres tendem a perder força quando há uma boa ingestão destes antioxidantes, o que acaba prevenindo estas enfermidades crônicas e o envelhecimento precoce das células.

Ovos de codorna e os benefícios no treino da academia

Como citamos acima as proteínas encontradas nos ovos de codorna são fundamentais para a recuperação dos tecidos musculares após um treino pesado. Porém é preciso combinar a ingestão destas proteínas com um bom carboidrato, só assim a sua função é direcionada corretamente para os músculos, sem trazer prejuízos para outras áreas do organismo. Mas como os ovos de codorna são ricos em colesterol, é preciso evitar o consumo demasiado.

TOP 10 melhores receitas de lasanha low carb!

Os nutrientes do ovo de codorna também contribuem para o aumento dos níveis de testosterona, tanto em homens como mulheres, o que pode trazer melhores resultados na academia. Outra substância que ajuda a melhorar o resultado dos treinos é a colina e a potencialização da vitamina D.

Melhores formas de preparar ovos de codorna

O ovo de codorna é um alimento que não tem muito segredo na hora do preparo, só é preciso cuidar com a exposição prolongada ao ar e o seu consumo sem o devido cozimento, pois assim como o ovo de galinha é propenso a salmonela, o de codorna também é.

A forma de preparo mais tradicional é através do cozimento. Assim que a água ferver, deixe-o cozinhando por mais 8 minutos. Depois de cozidos você poderá utiliza-los em salada, maionese, empana-los em farinha de rosca, incluí-los em um belo molho de tomate ou servir de recheio para um bolovo de carne.

Há quem cozinhe ovos de codorna e os deixe marinando no vinagrete. Use shoyu para temperar este vinagrete e com certeza irá ficar uma delícia.

Quantos minutos para cozinhar um ovo de codorna?

Por ser bem menor do que o ovo de galinha, o ovo de codorna leva em média 10 minutos para ficar pronto. Coloque os ovos em uma “leiteira” e então cubra com água, leve ao fogo até que comece a ferver. Assim que levantar fervura, deixe cozinhando por 8 minutos. Já é o suficiente para deixar a gema dura e o ovo devidamente cozido.

Quantas calorias tem um ovo de codorna cozido?

O ovo de codorna cozido tem em média 78 calorias. Já o ovo de codorna frito possui em média 108 calorias.

Como fazer ovo de codorna cozido no microondas?

Coloque água em uma tigela e acrescente o ovo de codorna. Coloque uma tampa sobre a tigela (tampa de plástico, própria para micro-ondas), esta tampa deve estar somente apoiada sobre a tigela, para que possa “respirar” e então ligue o micro-ondas por dois minutos.

Cuidado para não deixar a água secar, o ovo pode explodir.

O ideal de fazer no micro-ondas é quebrar o ovo de codorna em um pirex, tempera-lo e fazer um furo na gema e na clara com um palito de dentes.

Três receitas deliciosas com ovo de codorna

E nada melhor do que colocar em prática todos os benefícios do ovo de codorna em nosso corpo, aprendendo ótimas receitas. Como somos o Receitas Academia, confira três destas receitas excelentes:

Vinagrete FIT com ovo de codorna

Aprenda passo a passo como fazer uma receita de vinagrete fit com ovo de codorna, muito fácil, rápida e barata.

Refeição Acompanhamentos
Cozinha Receitas Light
Tempo de Preparo 15 minutes
Serve 10 Porções
Calorias 230 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 1 Unidade Cebola Média, picada
  • 1 Unidade Tomate Grande, picado
  • 3 Unidades Pimentão Picado, verde, vermelho e amarelo. Um de cada!
  • 10 Unidades Tomate cereja Cortados ao meio
  • 20 Unidades Azeitonas Sem caroço, picadas em rodelas
  • 10 Unidades Ovo de codorna Cozidos
  • 3 Colheres (sopa) Azeite de oliva
  • 3 Colheres (sopa) Salmora das azeitonas
  • 3 Colheres (sopa) Vinagre
  • 2 Colheres (sopa) Molho Shoyu
  • Orégano A gosto
  • Coentro Picado a gosto
  • Sal A gosto, se for o caso.

Instruções

  1. Em uma tigela grande acrescente todos os ingredientes e mexa com cuidado para não esmiuçar os ovos de codorna.

  2. Deixe a mistura marinar dentro da geladeira por pelo menos 1 hora e está pronto.

Molho FIT com ovos de codorna

Aprenda como fazer um molho FIT de ovos de codorna que fica ótimo com arroz integral e salada.

Refeição Molhos
Cozinha Receita Fitness
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cozimento 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Serve 6 Porções
Calorias 285 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 12 Unidades Ovos de codorna Cozidos
  • 1/2 Unidade Cebola Picada
  • 1 Colher (sopa) Mostarda Molho
  • 3 Colheres (sopa) Maionese
  • 3 Colheres (sopa) Catchup
  • 1 Colher (sopa) Óleo
  • 3 Colheres (sopa) Azeitona Picada
  • 2 Xícaras (chá) Brócolis Picados e cozidos
  • 1 Unidade Caldo de legumes Light
  • Pimenta do reino A gosto
  • Cheiro verde Picado, a gosto
  • 1 Xícara (chá) Água Pode ser a água do cozimento do brócolis

Instruções

  1. Em uma frigideira ou panela média antiaderente coloque o óleo e então refogue a cebola até ela dourar.

  2. Acrescente a água e o caldo de legumes e mexa até que dissolva bem.

  3. Coloque então o restante dos ingredientes, exceto o brócolis e os ovos de codorna. Mexa bem até que fiquem todos incorporados.

  4. Por fim acrescente o brócolis e os ovos e então abafe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.

  5. Está pronto.

receita ovos de codorna empanados

Ovo de codorna empanado

Aprenda como fazer ovos de codorna empanados com farinha de rosca. Uma receita muito fácil e que fica deliciosa para os seus dias de descanso da dieta.

Refeição Aperitivo
Cozinha Monstro Cozinha
Tempo de Preparo 30 minutes
Tempo de Cozimento 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Serve 15 Porções
Calorias 265 kcal
Autor Wes

Ingredientes

  • 15 Unidades Ovo de codorna Cozidos
  • 500 g Carne moída
  • 2 Unidades Ovo de galinha
  • 1 Unidade Alho Amassado
  • 1 Unidade Cebola Ralada
  • 2 Colheres (sopa) Molho Shoyu
  • Pimenta do reino A gosto
  • Sal A gosto
  • Farinha de trigo Para empanar
  • Farinha de rosca Para empanar
  • 2 Unidades Ovo de galinha Para empanar

Instruções

  1. Em uma panela antiaderente coloque a carne moída, os temperos a gosto, a cebola, o alho e 2 ovos. Mexa bem.

  2. Acrescente farinha de rosca ate que essa mistura fique firme e seja possível molda-la.

  3. Enrole o ovo de codorna nesta massa, fazendo os bolinhos.

  4. Depois passe o bolinho nos ovos batidos, na farinha de trigo, no ovo novamente e depois na farinha de rosca.

  5. Repita o processo até acabar os ovos de codorna.

  6. Pré aqueça uma panela com uma boa quantidade de óleo de girassol e então mergulhe os bolinhos para fritar. Deixe fritando até que fiquem dourados e acomode-os em um prato forrado com papel toalha.

  7. Deixe que o óleo seja bem sugado pelo papel e então está pronto.

Lembrando que estas receitas devem ter os seus ingredientes autorizados por seu nutricionista. São apenas sugestões!

Tem alguma outra receita legal com ovo de codorna? Deixe seus comentários.

Quantos ovos de codorna devo consumir diariamente?

Apesar de pequeno os ovos de codorna não devem ser consumidos de maneira exagerada. Uma recomendação considerada normal e eficaz para que o seu organismo absorva todos os nutrientes é de cinco unidades por dia. Mas essa quantia pode variar para cada pessoa.

É preciso levar em consideração a recomendação nutricional, pois o consumo diário de ovo de codorna pode influenciar positivamente e/ou negativamente na questão do colesterol. Afinal fica praticamente inviável separar a gema da clara, como ocorre por consumidores assíduos de ovos de galinha que para evitar a elevação do colesterol, acabam descartando as gemas.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários! Se gostou compartilhe 😀

Anterior Bolo doce FIT integral de Café e açúcar demerara
Proximo Brigadeiro FIT com açúcar orgânico e leite em pó desnatado

Sobre o autor

Wes
Wes 617 posts

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)

Veja todos os artigos deste autor →

Voce pode gostar tambem

Tapioca: Mitos e verdades

A tapioca vem fazendo um grande sucesso no mundo das dietas e da academia, mas não são todos que conhecem os seus principais benefícios tanto para emagrecer, como para ganhar… Leia mais

Goma xantana – Seu pão sem glúten mais saboroso

Aqui no site nós já falamos sobre a farinha de glúten e quais os principais benefícios e se realmente o glúten é responsável por engordarmos. Ensinamos também como preparar uma… Leia mais

Suco de Pepino e Abacaxi que acaba com a gordura

Procurando um suco que ajude a acabar com a gordura do corpo, principalmente com a barriga? Hoje vamos dedicar este artigo para falar um pouco sobre o suco de pepino… Leia mais

O que é Skin Lift da Nutricé?

Se você está preocupado com a sua pele durante o processo de emagrecimento, ou até mesmo sem fazer uma dieta para esta finalidade, o suplemento vitamínico Skin Lift da Nutricé… Leia mais

O que é o 100% Whey Gold Standard?

Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o suplemento 100% Whey Gold Standard da fabricante Optimum Nutrition, empresa que é subsidiária da Gamblia, uma líder mundial em ingredientes nutricionais, que… Leia mais

Gordura no fígado: Dieta, melhores alimentos e dicas

Conhecida também como esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição que merece uma atenção mais do que especial, principalmente quando são sentidos os seus sintomas, isto porque em… Leia mais

0 Comentarios

Sem comentarios!

Voce pode ser o primeiro a comentar comente esta postagem!

Escreva uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.