Saiba mais sobre esta receita ou artigo

O suco de soja é um alimento que faz bem ou mal para a nossa saúde? É comum ver diversas opções no mercado mas apesar de parecer mais saudável, em alguns casos ele pode ser prejudicial para a saúde.

Hoje muitos buscam formas mais saudáveis de se alimentar, mas boa parte dos produtos industrializados contam com ingredientes que se consumido em excesso pode trazer prejuízos para o nosso organismo. Se falarmos sobre a soja in natura e do preparo de um suco através do grão, esta é considerada a forma mais saudável.

Porém nem todos contam com tempo sobrando para fazer este preparo ou com as condições necessárias.

Aprenda também: Três receitas de sucos para aumentar o colesterol bom (HDL).

Proteínas vegetais

O suco de soja está entre os alimentos consumidos por aqueles que buscam uma dieta com ingestão de proteínas vegetais. Em tese, essas proteínas podem ser mais saudáveis que as versões com ingredientes de origem animal. A soja possui uma boa quantidade de aminoácidos essenciais. Ela é utilizada em muitos produtos e ganhou o mundo nos últimos anos.

Além de sucos, também é possível fazer farinhas, suplementos, leite de soja e outras bebidas, tofu (queijo vegano) e muito mais. É um alimento com muitos nutrientes e que serve de matéria prima para muitos produtos na indústria.

No Brasil boa parte do agro dedica suas terras para a produção de soja, tanto que o país é hoje o segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Leia também: Sucos Termogênicos – 11 receitas para queimar gordura.

Nutrientes da soja

O grão de soja conta com boas quantidades de ácidos graxos essenciais, como linolênico e linoleico, vitaminas do complexo B, vitamina K, fibras, cálcio, selênio, ferro, magnésio, potássio e isofavonas. A soja está associada em muitos estudos como um bom alimento para combater o envelhecimento precoce das células, prevenir doenças cardiovasculares, degenerativas e mais. Ela também é muito utilizada em dieta, já que suas fibras contribuem para dar mais saciedade e melhorar o trânsito intestinal.

Faz bem ou mal o suco de soja?

Muitas versões industrializadas possuem muito sódio e conservantes. Este é um dos problemas principais. Mas desde que seja consumido com moderação, trás benefícios para a saúde.

Porém é preciso ter cuidado com os isofavonas. Este fitoestrógeno, quando consumido em excesso, pode causar problemas em mulheres no período da menopausa e em crianças que mais tarde podem desenvolver problemas na puberdade, pois trata-se de algo semelhante à composição do hormônio estrogênio. Outros problemas também são os possíveis efeitos colaterais no controle hormonal e supressão da tireoide.

Mas estes mesmos isofavonas também trazem benefícios como redução de sintomas do período menstrual. Ele também alivia sintomas de insônia, ansiedade, dores de cabeça, mudanças repentinas de humor e diminuição de riscos de doenças como o câncer de mama. Ele também auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) do corpo.

Com relação ao sódio, isso varia de marca para marca das opções industrializadas. O consumo exagerado de sódio trás problemas como retenção de líquido, aumento da pressão arterial, problemas renais e perda de cálcio através da urina.

Leia também: Como fazer suco verde para emagrecer passo a passo.

Qual a quantidade ideal do consumo de soja diário?

Segundo estudos da FDA dos Estados Unidos, um equivalente a Anvisa no Brasil, o consumo ideal da proteína de soja por dia é de no máximo 25mg.

Consumir ou não?

O suco de soja, desde que com indicação nutricional ou médica e em quantidades adequadas, tem seus benefícios. Mas evite se estiver fora destes casos.

Autor
Receitas ADM

Receitas ADM

Apenas um apaixonado por receitas, academia, mundo fitness, dietas e escrever :)