O metabolismo é um dos principais influenciadores em dietas para emagrecer. Ter um metabolismo lento faz com que a queima de calorias seja menor, ou seja, o ideal é acelerar as funções metabólicas para que a perda de peso seja mais eficiente. Entretanto, tudo tem um limite. Acelerar o metabolismo precisa de acompanhamento médico, pois em excesso trás prejuízos para a saúde.
Mas existem algumas dicas para emagrecer apenas melhorando o funcionamento do metabolismo. E selecionamos seis destas dicas para apresentar a vocês leitores do Receitas Academia.
Dicas para emagrecer melhorando o metabolismo
Confira algumas das melhores dicas para perder peso com a ajuda do metabolismo:
1. Muita restrição
Dietas restritivas parecem a solução para o emagrecimento, mas é preciso muito cuidado com esta questão. Diminuir o consumo drástico de alimentos podem sim ajudar na perda de peso, mas quando feito da maneira errada, podem causa diversos problemas à saúde. O ideal é fazer várias refeições menores ao longo do dia, sempre mantendo o metabolismo em funcionamento.
A restrição alimentar também contribui para que as pessoas sintam fome o tempo todo. E em algum momento ela vai acabar esquecendo da dieta e comer muito mais para recuperar o “tempo perdido”. Em muitos casos, após uma dieta restritiva, a pessoa acaba engordando ainda mais.
Leia também: Principais alimentos para hidratar o corpo.
2. Ingestão de água
Manter o corpo bem hidratado é uma das melhores formas de manter o metabolismo em bom funcionamento. A grande vantagem de ingerir ao menos 2 litros de água diariamente é que sempre que consumir um copo, vai estar ativando o sistema para trabalhar. A água tem zero calorias então fique à vontade para tomar o dia todo. Só cuidado com os exageros.
Uma dica é encher uma garrafinha de água e manter sempre a vista, assim você não esquece e sempre mantém o metabolismo trabalhando.
Leia também: Cardápio para dias úteis da semana em dietas fitness.
3. Comer mais, porém em pequenas quantidades
Para manter o metabolismo em pleno funcionamento todos os dias, o ideal é fazer várias refeições menores ao longo do dia. Assim o emagrecimento é facilitado, já que o metabolismo está sempre trabalhando. Ficar muito tempo sem comer faz com que o seu corpo crie condições para que você sobreviva mais tempo sem energia, ou seja, diminuindo o metabolismo e dificultando o emagrecimento.
Faça um café da manhã, um lanche leve uma hora antes do almoço, o almoço, café da tarde, jantar e duas horas antes de dormir coma mais alguma coisa saudável, sendo considerado como ceia.
4. Pimenta e temperos termogênicos
A pimenta é um bom exemplo de alimento termogênico. Sua capsaicina é responsável por acelerar o metabolismo, pois aumenta a quantidade de calor que o corpo produz após sua ingestão. Mas esta é uma dica para quem não é consumidor assíduo de pimenta, pois com o passar dos dias o organismo se adapta as mudanças de temperatura interna e já não queima mais tantas calorias.
Outros temperos que ajudam a acelerar o metabolismo são a cúrcuma, açafrão, gengibre, mostarda, alho, cominho, cardamomo e outros tipos de pimenta.
Leia também: Água gelada é termogênico natural ótimo para emagrecer.
5. Massa magra
A massa muscular precisa de mais energia para se manter do que a gordura, ou seja, pessoas com boa musculatura e uma boa quantidade de massa magra, tende a queimar mais calorias. Inclusive mesmo que o corpo esteja em descanso, o músculo continua queimando calorias, conhecido como metabolismo basal.
Um músculo queima até 5 vezes mais calorias do que a gordura. Portanto faça a sua dieta com acompanhamento médico e nutricional, mas inclua também um treino de fortalecimento, voltado para o aumento de massa magra. Praticar exercícios físicos está sempre associado ao estímulo de emagrecer.
6. Beber café
Fora dos temperos termogênicos, o café também é um alimento que ajuda a estimular a termogênese. A cafeína faz o corpo aumentar o consumo de energia, acelerando o metabolismo. Portanto consumir uma xícara de café pela manhã e outra à tarde é uma boa opção para dar aquela acelerada no emagrecimento. Mas é preciso frisar novamente que beber café em excesso trás sérios prejuízos para a saúde, hoje inclusive associados a crises de ansiedade e pânico. Quando muito em excesso, pode acelerar demais o coração e levar a AVCs ou até a óbito.
Prepare seu café sem adoçante ou açúcar e obtenha o melhor dos seus efeitos e sabores.