Essa semana estamos com uma sequências de artigos e receitas sobre a berinjela aqui no Receitas Academia e hoje gostaríamos de falar um pouco mais sobre seus principais benefícios para nossa saúde.
A leguminosa é uma importante fonte de ferro e pode ser consumida nas formas crua, frita, cozida e assada. Normalmente ela agrega valor nutricional a outros pratos, sendo possível fazer diversos acompanhamentos ou utilizá-la como ingrediente principal.
A berinjela é rica em vitaminas (A, C e do complexo B), sais minerais (cálcio, potássio e ferro) e proteínas.
Outra vantagem é com relação as suas fibras, que acabam proporcionando uma boa movimentação intestinal e até mesmo contribuindo para a saciedade, diminuição do colesterol ruim e auxiliando em dietas de emagrecimento.
Sucos de berinjela – 11 receitas com berinjela para emagrecer!
Em 100G de berinjela encontramos apenas 20 calorias. Esse número sobe para 66 calorias se o alimento estiver cozido, mas o vegetal é um excelente aliado para quem está focado na dieta.
Mesmo cada corpo reagindo de maneira diferente aos benefícios da berinjela, o vegetal oferece vantagens como:
1 – Leguminosa rica em vitaminas do complexo B
Se você está buscando um alimento rico em vitaminas do complexo B, saiba que a berinjela contém boas quantidades de vitamina B1, B2 e B6.
Elas são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central, que é responsável pelo equilíbrio hormonal, produção de energia e também pela função hepática.
Aperitivo croquete de berinjela!
2 – Ótimos benefícios para o coração
A berinjela trás ótimos benefícios para o coração por conta de suas fibras solúveis e também seus antioxidantes.
A presença destes dois elementos contribuem para o equilíbrio do colesterol, melhora no fluxo sanguíneo e prevenção do estresse oxidativo, ou seja, quando há uma presença elevada de radicais livres no sangue.
3 – Alimento rico em antioxidantes
A berinjela é um alimento rico em flavonoides e ácido clorogênico e cafeíco. Esses antioxidantes atuam no combate ao envelhecimento celular por conta dos radicais livres, fornecendo a proteção necessária em relação a oxidação das gorduras em membranas celulares.
Sem antioxidantes há um envelhecimento precoce das células e isso acaba prejudicando o nosso organismo.
4 – Berinjela contribui para dietas de emagrecimento
Para quem está buscando emagrecer com saúde, saiba que a berinjela é um alimento rico em fibras dietéticas, cerca de 8% a cada 100g e de baixa calorias, 20 calorias por xícara (chá) do alimento cru.
As fibras presentes na berinjela ajudam o corpo a ficar satisfeito por mais tempo, o que auxilia na perda de peso e por consequência na redução do colesterol.
Por isso a berinjela é amada em dietas de emagrecimento.
5 – Rica fonte de nutrientes para os ossos
A berinjela é um alimento rico em minerais essenciais para os ossos. A boa presença de magnésio, cálcio e potássio, contribuem para a boa saúde dos ossos e também dos músculos.
6 – Antioxidantes que protegem contra o câncer
Os antioxidantes presentes na berinjela, ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. Entre os destaques está o Nasunin, encontrado na casca do vegetal.
Ele contribui para a formação de novos vasos, ajudando na circulação sanguínea, evitando que os radicais livres possam prejudicar a saúde das células, principais responsáveis pelo desenvolvimento de uma grande variedade de cânceres.
Salgadinho FIT chips de berinjela!
7 – A berinjela deixa sua pele mais saudável
Com uma boa quantidade de vitamina C, a berinjela também tem o “poder” de ajudar a manter a sua pele mais hidratada e saudável. Seus antioxidantes como a antocianina, ajudam a eliminar parte dos radicais livres do organismo, dificultando o envelhecimento precoce das células da pele.
Tudo isso ajuda para tardar o máximo as rugas e uma pele mais flácida em decorrência da idade.
Conhece mais algum benefício? Deixe seus comentários.