Rico em fibras, vitaminas e minerais, o agrião é um alimento muito importante para as dietas. Este vegetal é rico em antioxidantes e outros elementos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Suas fibras ajudam em dietas de emagrecimento pois aumentam a saciedade e também melhoram o trânsito intestinal.
Outro benefício é o aumento da hidratação no intestino, contribuindo para a formação do bolo fecal. Assim problemas como a prisão de ventre, são evitados.
O agrião pode ser consumido cru, desde que bem lavado. Há uma grande variedade de receitas para o agrião, sendo utilizado em saladas, sucos, refogados, sopas, omeletes, cozidos, molhos, patês e até mesmo como chás medicinais.
Muito importante para uma dieta equilibrada, o agrião tem diversos benefícios para a saúde. Confira a seguir quais são os principais.
Principais benefícios do agrião
Para quem está pensando em consumir agrião, entre seus benefícios para a saúde estão:
1. Prevenção de rugas
A vitamina C é fundamental para a produção de colágeno, assim como a sua absorção. Os antioxidantes também contribuem para diminuir o envelhecimento precoce das células. Tudo isso trás benefícios para a pele e o combate aos sinais da idade como rugas e sinais de expressão, os famosos “pés de galinha”.
2. Saúde ocular
As luteínas, carotenoides e zeaxantinas do agrião ajudam a proteger a retina. Isso porque novamente os antioxidantes, que estão entre os principais benefícios do vegetal, ajudam a combater os radicais livres que podem afetar a saúde dos olhos, como o surgimento de cataratas ou degeneração macular.
Leia também: Receita de patê fitness de ricota com agrião.
3. Fortalecimento ósseo
A vitamina K presente no agrião ajuda no fortalecimento dos ossos, assim como na sua formação. Os benefícios ajudam a prevenir doenças como osteoporose e ossos frágeis com relação a eventuais fraturas. Mas o agrião também tem boas quantidades de cálcio, o que também trás benefícios para os ossos.
4. Prevenção de diabetes
As fibras do agrião contribuem para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Isso é fundamental para prevenir a resistência contra a insulina produzida pelo corpo. Mas para quem já desenvolveu diabetes, as fibras do agrião ajudam no controle da doença.
5. Melhora do trânsito intestinal e perda de peso
As fibras do agrião aumentam a absorção de água pelo intestino. Isso contribui para o aumento do bolo fecal e melhora no trânsito intestinal. Essas mesmas fibras dão mais saciedade para o organismo, o que ajuda no emagrecimento. Mas este vegetal tem poucas calorias, ótimo para dietas.
6. Benefícios contra cânceres
Os antioxidantes do agrião ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Esses mesmos antioxidantes, como flavonoides, glucosinolatos e isotiocianatos previnem a multiplicação de células cancerígenas.
Leia também: Dieta para ganhar massa muscular.
7. Fortalecimento do sistema imunológico
Os flavonoides, vitaminas A e C do agrião ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Esses nutrientes ajudam o organismo a combater vírus, bactérias e outros elementos que são responsáveis por gripes, tosses, alergias e outros. Mas também é muito usado em chás para resfriados.
8. Benefícios para o coração
O agrião é rico em fibras e isso ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo intestino. Com isso os níveis de triglicerídeos e colesterol ficam equilibrados, prevenindo doenças como a pressão alta, infarto, gordura no fígado e AVC.